Vendas no e-commerce crescem15,76% nos sete primeiros meses do ano

Leia em 2min 30s

O e-commerce brasileiro continua em ritmo acelerado. Nos primeiros sete meses deste ano, houve alta de 24,35% no faturamento e 15,76% nas vendas. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

 

“Os índices do MCC-ENET de Julho/21 mostram que o brasileiro já se habituou a realizar parte significativa de suas compras através do comércio eletrônico. Chegamos a 11% do consumo acumulado em 12 meses, no período que se encerrou em Junho/2021, feito através da Internet, um marco importante para o segmento, que poderá ser superado nos próximos meses, dada a tendência de aceleração das compras online”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

 

Vendas online

Ao observar as vendas online, comparando os meses de julho e junho houve alta de 2,71%. A composição regional, também considerando a comparação entre julho e junho, os resultados foram: Nordeste (5,89%); Centro-Oeste (5,48%); Norte (3,00%); Sudeste (2,48%) e Sul (−0,89%).

Já no acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (34,26%); Centro-Oeste (33,66%); Norte (24,39%); Sul (18,94%) e Sudeste (9,46%).

 

Faturamento

O faturamento do setor também registrou uma ligeira variação positiva, quando os meses comparados foram julho e junho: (0,21%).
Usando a mesma base comparativa (julho e junho), por região, ficou da seguinte forma: Nordeste (2,02%); Centro-Oeste (0,22%); Sudeste (0,09%); Norte (−3,38%) e Sul (−0,95%).

No acumulado do ano, os dados foram: Nordeste (40,16%); Centro-Oeste (36,64%); Sul (30,04%); Norte (24,17%); e Sudeste (17,60%).

 

Participação do e-commerce no comércio varejista

Em junho de 2021, o e-commerce representou 12,2% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 11%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 11 de agosto.

 

Categorias

Em junho de 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,1%); móveis e eletrodomésticos (27,8%); e tecidos, vestuário e calçados (10,1%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

 

Consumidores Online

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de abril a junho de 2021, 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma alta de 1,3 p.p em relação ao trimestre anterior (17,2%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (10,1%), houve crescimento de 8,4 p.p.

 

 Fonte: Newtrade 


Veja também

Economia digital segue acelerada

Estados do Nordeste lideram os negócios com comércio eletrônico no país   O e-commerce...

Veja mais
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%

Nem mesmo a crise econômica deve afastar os brasileiros das compras nesta Black Friday. Pelo contrário. O n...

Veja mais
Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online do que físicas, aponta pesquisa

A pesquisa “Experiência do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Opinion Box, mostra que metade dos b...

Veja mais
Vendas no comércio eletrônico batem recorde no primeiro semestre

Negócios no período somaram R$ 53,4 bilhões, alta de 31% ante o ano anterior, de acordo com Ebit/Ni...

Veja mais
Inteligência Artificial muda compra de alimentos em supermercados

De carrinhos computadorizados a chefs virtuais, tecnologia tem cada vez mais espaço nas jornadas de consumo dos c...

Veja mais
Novo supermercado online chega ao Brasil para acirrar concorrência no varejo alimentar

Grupo colombiano já tem centro de distribuição em São Paulo e foca em entregas rápida...

Veja mais
Vendas por e-commerce mais que dobram na pandemia

Levantamento da FGV aponta a participação dos supermercados nas vendas on-line   As vendas feitas p...

Veja mais
Na América Latina, brasileiro é o que mais aderiu ao e-commerce

Na pandemia, os latinos são os mais conectados quando comparados ao resto do mundo, diz Kantar   Que a pan...

Veja mais
Vendas pela internet crescem 13% no primeiro semestre

Faturamento do comércio eletrônico no Brasil subiu 24% no mesmo período, revela o índice MCC-...

Veja mais