Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online do que físicas, aponta pesquisa

Leia em 1min 10s

A pesquisa “Experiência do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Opinion Box, mostra que metade dos brasileiros hoje preferem realizar compras pelo e-commerce. Enquanto isso, 29% gostam mais das lojas físicas e 21% têm preferência igual por ambas.

 

Em outra pesquisa, realizada em parceria com a Social Miner | All iN, Opinion Box e Etus, “Social Commerce”, 74% dos consumidores disseram que usam as redes sociais para fazer compras. Deste total, 37% já inseriram em sua rotina mensal as compras online.

 

Boa experiência do consumidor

Outro dado relevante da pesquisa é de os clientes com melhores experiências são os que voltam a comprar e se tornam fiéis a marca.

Sendo assim, 70% afirmaram que é muito importante ter uma boa experiência ao comprar online e 65% consideram o mesmo para a loja física.

 

De acordo com a Opinion Box, para uma boa experiência do consumidor, 27% dos consumidores consideram o desconto para pagamento à vista um item primordial em lojas físicas. Já para a loja online, 52% consideram o frete grátis como importante para a experiência do consmidor.

Bom atendimento fez com 54% dos respondentes voltassem a comprar em determinada lojas e 51% se disseram fiéis depois de uma boa experiência.

 

Experiência ruim

Por outro lado, a pesquisa mostrou também que 52% dos consumidores já usaram as redes sociais para falar mal de uma experiência ruim. Além disso, 70% já tiveram que entrar com algum processo contra uma empresa por problemas com a compra ou a entrega.

 

Fonte: Newtrade 


Veja também

Vendas no comércio eletrônico batem recorde no primeiro semestre

Negócios no período somaram R$ 53,4 bilhões, alta de 31% ante o ano anterior, de acordo com Ebit/Ni...

Veja mais
Inteligência Artificial muda compra de alimentos em supermercados

De carrinhos computadorizados a chefs virtuais, tecnologia tem cada vez mais espaço nas jornadas de consumo dos c...

Veja mais
Novo supermercado online chega ao Brasil para acirrar concorrência no varejo alimentar

Grupo colombiano já tem centro de distribuição em São Paulo e foca em entregas rápida...

Veja mais
Vendas por e-commerce mais que dobram na pandemia

Levantamento da FGV aponta a participação dos supermercados nas vendas on-line As vendas feitas pela ...

Veja mais
Na América Latina, brasileiro é o que mais aderiu ao e-commerce

Na pandemia, os latinos são os mais conectados quando comparados ao resto do mundo, diz Kantar Que a pandemi...

Veja mais
Vendas pela internet crescem 13% no primeiro semestre

Faturamento do comércio eletrônico no Brasil subiu 24% no mesmo período, revela o índice MCC-...

Veja mais
Boom do e-commerce: um ano de crescimento e aprendizado

A pandemia obrigou os supermercadistas a se reinventarem e muito mais consumidores conheceram, na prática, o conc...

Veja mais
Investimentos em startups de supermercados batem recorde

Fundos levantaram mais de US$ 10 bilhões no primeiro semestre do ano, mais que todo o volume movimentado em 2020&...

Veja mais
Quatro benefícios de contar com um BI em seu e-commerce

Analisar o comportamento do seu consumidor, criar ações mais assertivas de marketing digital, melhorar a g...

Veja mais