Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), realiza no dia 14 de outubro, o ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará, que acontece no La Maison, em Fortaleza, das 8 às 18 horas. ...

Leia em 2min 50s

O maior case de share of life do varejo alimentar

Por Raquel Santos O setor de varejo vive um dos momentos mais transformadores de sua história. Se, no passado, a eficiência operacional e a expansão de lojas físicas eram suficientes para garantir crescimento, hoje essa lógica não é mais insuficiente. O consumidor, cada ...

Leia em 2min 40s

Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos

Por Renato Müller Em um mundo de transações eletrônicas e interações digitais, nada substitui o poder de uma boa experiência para criar relacionamentos com os clientes. Produtos podem ser substituídos, mas experiências se transformam em memórias que se t...

Leia em 1min 50s

Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos

Cuidar é uma tarefa intrínseca ao varejo alimentar, mas que ganha novos contornos com a recente aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), do Projeto de Lei 2158/2023, que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, seguindo as mesmas normas atualmente cumpri...

Leia em 2min 10s

Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo

Por Renato Müller O aumento da procura por uma vida mais saudável tem transformado as relações de consumo. Segundo o estudo Future Consumer Industry, da consultoria EY, 35% dos consumidores brasileiros consideram a saúde física e o bem-estar como fatores-chave na compra de alime...

Leia em 3min

ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage

Celebrado na tarde desta terça-feira, 23, durante o ABRAS’25 food retail future, o Prêmio Advantage/ABRAS, oferecido pelo Advantage Group, em parceria com a ABRAS e publicado com exclusividade pela Revista SuperHiper simboliza o reconhecimento às empresas que brilharam em colaboraç...

Leia em 1min

O redesenho da oferta e da demanda

Por Raquel Santos A reforma tributária sobre o consumo, que entra em fase de implementação ainda em 2025, promete transformar de forma profunda a cadeia de abastecimento no Brasil. O tema foi debatido por especialistas nesta terça-feira, no Share of Life – ABRAS food retail´25, ...

Leia em 1min 30s

Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

O protagonismo feminino no varejo alimentar ganhou lugar de destaque na programação da ABRAS´25 food retail future. Nesta terça-feira (23) aconteceu o Women Talks. Idealizado e conduzido pela primeira-dama da entidade, Virgínia Galassi, o evento reuniu vozes femininas do setor sup...

Leia em 2min 30s

Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

A ABRAS´25 food retail future ganhou novos contornos na noite desta segunda-feira (22) com a realização da primeira edição do Jantar do Poder, que reuniu parlamentares, autoridades e empresários do varejo alimentar brasileiro. Uma noite marcada pela celebraç&ati...

Leia em 4min 30s

Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

Por Renato Müller A Inteligência Artificial não é o futuro do varejo. Para Ari Kertesz, líder da prática de varejo alimentar da Accenture nos Estados Unidos, já é o presente – e em breve, será fator de exclusão do jogo competitivo. No &uacut...

Leia em 2min 30s

ABRAS e Ártico Capital selam parceria com a criação do portal Varejo Brasil

Por Edevaldo Figueiredo A parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a boutique de estruturação de crédito Ártico Capital resultou na criação do Portal Varejo Brasil, um sistema moderno que organiza o ciclo financeiro do...

Leia em 2min 40s

Próxima década do varejo alimentar vai muito além do preço

Por Giseli Cabrini Ainda que o preço se mantenha relevante para grande parte dos consumidores, ainda mais no Brasil, ele tem perdido espaço para outros atributos diante desse movimento de disrupção pelo qual o varejo alimentar tem passado, desde que a atividade se consolidou a partir do sur...

Leia em 3min 50s

O potencial da jornada do consumidor para o Share of Life

Por Raquel Santos O consumidor brasileiro enfrenta um dos momentos mais desafiadores da última década. Apesar da queda do desemprego, a inflação de alimentos voltou a dois dígitos em 2025, corroendo o poder de compra e ampliando o endividamento. Domenico Tremaroli Filho, diretor...

Leia em 3min 10s

Mercado pet no Brasil: o potencial ainda pouco explorado pelo varejo alimentar

Por Edevaldo Figueiredo O mercado pet brasileiro desponta como uma das maiores oportunidades para o varejo alimentar, revelando um segmento em franca expansão e com potencial ainda pouco explorado. Durante sua palestra na ABRAS’25 food retail future, o consultor Rodrigo Segurado apresentou dados...

Leia em 3min 40s

Dollar General ensina varejo brasileiro a crescer com foco no cliente

Por Renato Müller Poucas empresas no mundo podem exibir uma sequência ininterrupta de crescimento de vendas em mesmas lojas durante anos. A Dollar General, gigante americana do varejo de descontos com faturamento anual de US$ 40 bilhões, só interrompeu a série em 2020, devido à p...

Leia em 4min 30s

ABRAS´25 começa com agenda intensa e momentos únicos

Por Giseli Cabrini A ABRAS´25 food retail future começa nesta segunda-feira (22) sua programação de palestras e debates com uma agenda intensa, bem como de momentos únicos para o varejo alimentar brasileiro. Serão dois dias de muito conteúdo, com a participaç&atil...

Leia em 1min 50s

Mantiqueira Brasil marca presença na ABRAS´25 food retail future

A Mantiqueira Brasil participa, pelo quarto ano consecutivo, da ABRAS’25 food retail future, promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento acontece de 22 a 24 de setembro, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), reunindo 1.200 lideranças do setor, respons&aa...

Leia em 2min

ABRAS reúne Alckmin, Tarcísio e grandes lideranças políticas no 1º Jantar do Poder

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza, no próximo dia 22 de setembro, durante a ABRAS’25 Food Retail Future, a primeira edição do Jantar do Poder, encontro histórico que homenageará autoridades e parlamentares por conquistas decisi...

Leia em 2min

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,08% em agosto, aponta ABRAS

Por Amanda Leiria O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 2,08% em agosto na comparação com julho, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Frente a agosto de 2024, o avanço foi de 4,56%. No acumulado do ano, o indicador sobe ...

Leia em 2min 30s

AbrasMercado: carnes e itens básicos sustentam a 3ª queda consecutiva nos preços da cesta

Por Amanda Leiria O AbrasMercado — indicador que mede a variação de preços de 35 produtos de largo consumo — registrou retração de 1,06% em agosto, marcando a terceira queda consecutiva, após os recuos de 0,43% em junho e 0,78% em julho. Com a variaçã...

Leia em 4min 50s