Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), realiza no dia 14 de outubro, o ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará, que acontece no La Maison, em Fortaleza, das 8 às 18 horas. ...
O maior case de share of life do varejo alimentar
Por Raquel Santos O setor de varejo vive um dos momentos mais transformadores de sua história. Se, no passado, a eficiência operacional e a expansão de lojas físicas eram suficientes para garantir crescimento, hoje essa lógica não é mais insuficiente. O consumidor, cada ...
Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
Por Renato Müller Em um mundo de transações eletrônicas e interações digitais, nada substitui o poder de uma boa experiência para criar relacionamentos com os clientes. Produtos podem ser substituídos, mas experiências se transformam em memórias que se t...
Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
Cuidar é uma tarefa intrínseca ao varejo alimentar, mas que ganha novos contornos com a recente aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), do Projeto de Lei 2158/2023, que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, seguindo as mesmas normas atualmente cumpri...
Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
Por Renato Müller O aumento da procura por uma vida mais saudável tem transformado as relações de consumo. Segundo o estudo Future Consumer Industry, da consultoria EY, 35% dos consumidores brasileiros consideram a saúde física e o bem-estar como fatores-chave na compra de alime...
ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
Celebrado na tarde desta terça-feira, 23, durante o ABRAS’25 food retail future, o Prêmio Advantage/ABRAS, oferecido pelo Advantage Group, em parceria com a ABRAS e publicado com exclusividade pela Revista SuperHiper simboliza o reconhecimento às empresas que brilharam em colaboraç...
O redesenho da oferta e da demanda
Por Raquel Santos A reforma tributária sobre o consumo, que entra em fase de implementação ainda em 2025, promete transformar de forma profunda a cadeia de abastecimento no Brasil. O tema foi debatido por especialistas nesta terça-feira, no Share of Life – ABRAS food retail´25, ...
Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
O protagonismo feminino no varejo alimentar ganhou lugar de destaque na programação da ABRAS´25 food retail future. Nesta terça-feira (23) aconteceu o Women Talks. Idealizado e conduzido pela primeira-dama da entidade, Virgínia Galassi, o evento reuniu vozes femininas do setor sup...
Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
A ABRAS´25 food retail future ganhou novos contornos na noite desta segunda-feira (22) com a realização da primeira edição do Jantar do Poder, que reuniu parlamentares, autoridades e empresários do varejo alimentar brasileiro. Uma noite marcada pela celebraç&ati...
Inteligência Artificial muda o jogo do varejo
Por Renato Müller A Inteligência Artificial não é o futuro do varejo. Para Ari Kertesz, líder da prática de varejo alimentar da Accenture nos Estados Unidos, já é o presente – e em breve, será fator de exclusão do jogo competitivo. No &uacut...
ABRAS e Ártico Capital selam parceria com a criação do portal Varejo Brasil
Por Edevaldo Figueiredo A parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a boutique de estruturação de crédito Ártico Capital resultou na criação do Portal Varejo Brasil, um sistema moderno que organiza o ciclo financeiro do...
Próxima década do varejo alimentar vai muito além do preço
Por Giseli Cabrini Ainda que o preço se mantenha relevante para grande parte dos consumidores, ainda mais no Brasil, ele tem perdido espaço para outros atributos diante desse movimento de disrupção pelo qual o varejo alimentar tem passado, desde que a atividade se consolidou a partir do sur...
O potencial da jornada do consumidor para o Share of Life
Por Raquel Santos O consumidor brasileiro enfrenta um dos momentos mais desafiadores da última década. Apesar da queda do desemprego, a inflação de alimentos voltou a dois dígitos em 2025, corroendo o poder de compra e ampliando o endividamento. Domenico Tremaroli Filho, diretor...
Mercado pet no Brasil: o potencial ainda pouco explorado pelo varejo alimentar
Por Edevaldo Figueiredo O mercado pet brasileiro desponta como uma das maiores oportunidades para o varejo alimentar, revelando um segmento em franca expansão e com potencial ainda pouco explorado. Durante sua palestra na ABRAS’25 food retail future, o consultor Rodrigo Segurado apresentou dados...
Dollar General ensina varejo brasileiro a crescer com foco no cliente
Por Renato Müller Poucas empresas no mundo podem exibir uma sequência ininterrupta de crescimento de vendas em mesmas lojas durante anos. A Dollar General, gigante americana do varejo de descontos com faturamento anual de US$ 40 bilhões, só interrompeu a série em 2020, devido à p...
ABRAS´25 começa com agenda intensa e momentos únicos
Por Giseli Cabrini A ABRAS´25 food retail future começa nesta segunda-feira (22) sua programação de palestras e debates com uma agenda intensa, bem como de momentos únicos para o varejo alimentar brasileiro. Serão dois dias de muito conteúdo, com a participaç&atil...
Mantiqueira Brasil marca presença na ABRAS´25 food retail future
A Mantiqueira Brasil participa, pelo quarto ano consecutivo, da ABRAS’25 food retail future, promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento acontece de 22 a 24 de setembro, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), reunindo 1.200 lideranças do setor, respons&aa...
ABRAS reúne Alckmin, Tarcísio e grandes lideranças políticas no 1º Jantar do Poder
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza, no próximo dia 22 de setembro, durante a ABRAS’25 Food Retail Future, a primeira edição do Jantar do Poder, encontro histórico que homenageará autoridades e parlamentares por conquistas decisi...
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,08% em agosto, aponta ABRAS
Por Amanda Leiria O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 2,08% em agosto na comparação com julho, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Frente a agosto de 2024, o avanço foi de 4,56%. No acumulado do ano, o indicador sobe ...
AbrasMercado: carnes e itens básicos sustentam a 3ª queda consecutiva nos preços da cesta
Por Amanda Leiria O AbrasMercado — indicador que mede a variação de preços de 35 produtos de largo consumo — registrou retração de 1,06% em agosto, marcando a terceira queda consecutiva, após os recuos de 0,43% em junho e 0,78% em julho. Com a variaçã...