Aberta a temporada de caça a jovens talentos

Leia em 4min

O mercado está ávido por jovens talentos. E os profissionais que esperam uma oportunidade para começar a carreira em uma grande empresa podem aproveitar o momento para se inscrever nos diversos programas de trainee e estágio que estão se iniciando.

 

Para atrair o público jovem, a Whirlpool criou até uma comunidade no Orkut, a "Trainee Whirlpool 2009". Segundo a gerente de desenvolvimento organizacional da companhia, Ursula Angeli, a intenção é se aproximar do público-alvo do programa, por meio de um canal de comunicação intensamente utilizado pelos jovens. "Temos buscado a oportunidade de falar com diferente públicos, de diferentes formas", explica Ursula. "Divulgamos como é o processo, datas, inscrições, o site e algumas características do programa", diz.

 

Esta é a primeira vez que a empresa usa o Orkut para divulgar o programa de trainees. Por isso, ainda não é possível avaliar os resultados da ação. "Mas é bacana para empresa, porque você acaba falando com o público direto, sem custo e com bom retorno", completa.

 

Os interessados podem se inscrever no site da empresa até segunda-feira. São 40 vagas para trainee corporativo - 20 para a Unidade de Eletrodomésticos (responsável pelas marcas Brastemp e Consul) e outras 20 para a Embraco, que atua no mercado de compressores herméticos para refrigeração. Também há oportunidades para jovens engenheiros interessados na carreira técnica: são três vagas para trainees de tecnologia.

 

Segundo Ursula, o diferencial do programa é a existência do "pós-trainee". "Os selecionados ficam como trainee durante um ano. No segundo, realizamos um programa de coaching individual. Ou seja, continuamos acompanhando o desenvolvimento desses jovens profissionais, garantindo uma aceleração do desenvolvimento deles", menciona. Segundo ela, taxa de retenção do programa trainees da empresa é de 85%.
Mas a Whirlpool é apenas uma das empresas com inscrições abertas para trainees e estagiários. A próxima segunda-feira também é o último dia para se inscrever no programa de trainees do Grupo Votorantim. A companhia oferece mais de 100 vagas. Podem participar jovens formados entre dezembro de 2006 e dezembro de 2008. A previsão de admissão é entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

 

O calendário está repleto de opções (ver quadro). Por isso, os interessados devem correr para não perder as datas. Hoje é o último dia para se inscrever no programa de trainees e estágio da Light. A disputa promete ser acirrada: no ano passado, o programa recebeu aproximadamente 11 mil inscrições. Em 2008, o programa de trainees disponibilizará até 25 vagas para profissionais com graduação entre dezembro de 2006 e dezembro de 2008. Já o programa de estágio oferece vagas para estudantes de ensino médio e superior. Os universitários devem estar cursando até o penúltimo período.

 

E a forte concorrência pelos jovens talentos também faz com que algumas empresas flexibilizem seus prazos de inscrição. Quem achava que tinha perdido o concorrido programa de trainees da Ambev, por exemplo, ganhou uma segunda chance. A empresa prorrogou o prazo até o próximo domingo, dia 7. O treinamento, que já formou 500 profissionais, é a principal porta de entrada dos executivos da companhia. Para se ter uma idéia, 80% dos profissionais vindos do programa ocupam cargos gerenciais. Além disso, o atual presidente da companhia, Luiz Fernando Edmond, é um ex-trainee.
No próximo domingo também será o prazo final para se candidatar ao programa de trainees da Sadia. A empresa selecionará profissionais para assumirem cargos estratégicos e gerenciais em curto e médio prazo. Os candidatos devem estar cursando o último semestre da faculdade em 2008 ou serem formados em 2007.

 

No primeiro ano do programa, os trainees realizarão um job rotation, que inclui visitas a unidades no Brasil e no exterior, além de 36 meses de formação em uma área específica (de acordo com o perfil do jovem) e um aprendizado estruturado com gestores da empresa. Reformulado em 2006, o programa da Sadia é um dos mais concorridos da indústria nacional. A expectativa da empresa é receber mais de 15 mil inscrições em 2008.

 

A Romi, empresa de máquinas para processamento de plástico, está com inscrições abertas para seu programa de trainees até o fim de setembro. No total, são oferecidas 15 vagas.

 

Até o fim do ano, várias outras companhias realizarão processos seletivos para trainees e estagiários. O Grupo Santander Brasil, formado pelo Banco Real e o Banco Santander, por exemplo, encerra as inscrições para seu programa de trainees no dia 21. Já o dia 26 é o prazo final de inscrições no programa de trainees da Philip Morris. As atividades começam no dia 12 de janeiro.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Vendas do Wal-Mart sobem 3% e superam expectativas

As vendas de agosto das lojas Wal-Mart cresceram 3%, superando as estimativas de analistas. As vendas relacionadas &agra...

Veja mais
Nestlé prepara contra-ataque e reformula promoção

Com a ajuda do Rei Pelé em campanha publicitária e o apoio da tecnologia do celulares, a Nestlé lan...

Veja mais
Mais do que um personagem na capa

Para quem chega na feira Escolar, realizada no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e que...

Veja mais
Yakult na mídia

A Yakult retorna à mídia com uma campanha publicitária para reforçar a importância do ...

Veja mais
Claudia Leitte para Lacta

A Ogilvy & Mather criou a nova ação de merchandising para os chocolates Lacta (Kraft Foods). No dia 6 ...

Veja mais
Copa atrai mais patrocínio que Olimpíada

Alcino Reis Rocha, presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do E...

Veja mais
Fazenda deve avaliar novas regras para leilões de café

Um estudo apresentado pelo Conselho Deliberativo das Políticas do Café (CDPC) na quinta-feira, com sugest&...

Veja mais
Pioneira, Havaianas deve exportar 25% mais em 2008

O consumidor brasileiro que estiver viajando pela Europa e topar com um par de Havaianas não deve deixar para com...

Veja mais
Melissa, da Grendene, vira acessório "fashion" lá fora

Que ninguém chame a Melissa de sandália de plástico. O nome pelo qual ela quer ser reconhecida &eac...

Veja mais