Independência revê programa de investimentos em 2009

Leia em 2min 10s

O Independência S/A, um dos maiores grupos produtores de carne bovina e couro do país, recebeu um aumento de capital da ordem de R$ 450 milhões, por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por intermédio do BNDESPar. De acordo com o diretor financeiro do grupo Independência, Tobias Bremer, a negociação estava em curso há seis meses e a idéia era continuar ampliando os investimentos do conglomerado.

 

Mas, segundo Bremer, como as negociações começaram antes da crise financeira internacional, a empresa agora está passando por um momento de reavaliação do programa para definir os investimentos que serão realizados em 2009. "A planta mineira do frigorífico, localizada em Janaúba, conta com planos de investimento, mas ainda precisam ser reestruturados para o próximo ano", afirmou.

 

Entretanto, o diretor adiantou que pela importância da unidade do Norte de Minas - cuja maior parte da produção é destinada para o comércio internacional -, deverá sem ampliada, contando com parcela ainda não revelada do montante do BNDESPar. "A prioridade na planta será no segmento de desossa, ainda que os investimentos estejam sendo reavaliados na companhia como um todo", explicou.

 

Embarques para a UE - Apenas a planta de Janaúba responde por 10% do abate total das unidades do frigorífico e gera o mesmo percentual em receita para o grupo, explicou o diretor. "No país, esta unidade foi a primeira do Independência a retomar as exportações para a União Européia, uma vez que a maior parte do que é produzido naquele local é destinado para exportação, em função da qualidade dos animais", afirmou.

 

Das 24 instalações industriais (de terminais de logística a frigoríficos) do grupo distribuídas pelo país, a planta de Janaúba responde por mais de 50% do seu volume destinado ao mercado externo. "Atualmente, a necessidade dessa planta é investir em desossa, túneis de refrigeração e congelamento, além de ampliação de mão-de-obra. Mas ainda é difícil estimar quanto poderá ser destinado a essa planta", considerou Bremer.

 

O Independência S/A é uma das empresas líderes do Brasil no segmento de frigoríficos de carne bovina e couro, com capacidade para abater 10 mil cabeças e retirar 10 mil peles por dia. "A operação é um voto de confiança do BNDESPar no crescimento sustentável da companhia. Pretendemos continuar investindo no país e em Minas Gerais para continuar crescendo", afirmou Bremer. (RM)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Crise reduz preço da carne bovina

Prêmio pago pelos frigoríficos pelo produto rastreado em Minas Gerais apresenta forte retraçã...

Veja mais
Para sustentar preço, avicultores devem cortar 17,5% da produção

A ordem na indústria brasileira de frango é reduzir a produção para ajustar a oferta à...

Veja mais
Frango deve cair até 15% em dezembro

O preço do frango deve cair entre 10% e 15% este mês. A afirmação é do presidente da U...

Veja mais
Preço da carne sobe 4,25% em um mês

Dos alimentos básicos da mesa do paulistano, a carne foi o que mais encareceu em novembro. O preço da cest...

Veja mais
Incertezas com crise devem afetar confinamentos

As incertezas em decorrência da crise financeira internacional devem afetar o confinamento de bovinos no paí...

Veja mais
Tropeço da Pilgrim's já deixa conseqüências para Tyson e Smithfield

O pedido de proteção contra a falência impetrado pela americana Pilgrim's Pride na Justiça de...

Veja mais
Despenca prêmio do boi certificado para a UE

A menor demanda da Europa por carne bovina brasileira, já reflexo da crise financeira internacional e de fatores ...

Veja mais
Tragédia em Santa Catarina leva perdas também à pesca

O presidente da Gomes da Costa (GDC), Alberto Encinas, espanhol que está à frente das operaçõ...

Veja mais
Exportador de frango está mais preocupado

As exportações brasileiras de carne de frango sofreram um duro golpe em novembro, desferido pela combina&c...

Veja mais