A importância do merchandising numa operação de E-Commerce B2B Novo

Leia em 4min 40s

O merchandising leva a venda, empresas motivadas pelo sucesso do varejo na internet começam a desenvolver o E-Commerce B2B. Indústrias, Distribuidoras e Importadoras precisam entender as particularidades do Comércio Eletrônico B2B (venda no atacado). Eduardo Santos da empresa Vertis (www.vertisnet.com.br) expõe o tema em artigo.

O Comércio Eletrônico B2B (onde uma empresa vende produtos para outra empresa) vem ganhando adeptos impulsionado pelo aculturamento das pessoas que no varejo já estão habituadas a comprar pela internet. Hoje os e-consumidores (termo utilizado para apontar pessoas que já compraram algum produto pela internet) já passam de 50 milhões de brasileiros.

De olho nesse comportamento as Indústrias, Distribuidoras e Importadoras começam a se movimentar e a desenvolver canais de E-Commerce. A venda no atacado (B2B) apresenta inúmeras particularidades se comparado com a venda no varejo (B2C). O passo que antecede a venda e geração do pedido exige que os produtos sejam bem expostos e organizados na Loja Virtual (chamado de Merchandising), sem isso os clientes tem dificuldade de encontrar os produtos e informações relevantes para compra.

Para que uma operação de E-Commerce B2B tenha maior chance de êxito, algumas barreiras devem ser superadas e potencialidades devem ser desenvolvidas em sinergia com os outros canais de venda. Confira o artigo escrito por Eduardo Santos, especialista em Comércio Eletrônico B2B que trabalha na empresa Vertis (www.vertisnet.com.br), agencia de tecnologia e serviços de marketing de empresas como: ArcelorMittal, Fastshop, Camicado, Zelo, Corona e Cantu Importadora.

ARTIGO: B2B | A importância do merchandising numa operação de E-Commerce B2B

Nas muitas reuniões e encontros com empresários da indústria e distribuição que tive nos últimos 18 meses fica claro entender um problema comum de mercado quanto a exposição e venda de produtos. Quase que de forma unanime os empreendedores apontam a dificuldade do time comercial em trabalhar o catalogo extenso de produtos em suas inúmeras categorias, linhas e famílias, são centenas e até milhares de produtos (skus) disponíveis para venda que são negligenciados pelos representantes de vendas.

Ouço dos dirigentes e gestores comerciais: “Os vendedores vendem mais do mesmo”, ou ainda pior: “Os vendedores tem vendido menos do mesmo”. Como sanar tal fato ou ao menos mitigar essas perdas transformando em oportunidades? Desenvolvendo novas formas e canais não explorados como o Comercio Eletrônico B2B (um empresa vendendo para outra empresa), também conhecido como E-Commerce B2B.

A gestão das contas B2B são mais complexas em comparação ao mundo B2C, no mundo B2B os clientes empresariais (PJ) possuem diferentes necessidades que demandam diferentes políticas de preço e desconto, configuração de pacotes de produtos e serviços, opções de entregas etc.

O sistema de E-Commerce B2B deve permitir que a empresa exponha todo seu catálogo de produtos para o mercado e promova vendas 24 x 7. A ordem é oferecer aos clientes B2B uma experiência de classe B2C, tornando todo o processo rápido e fácil - onde os clientes são sensibilizados pelas ferramentas de marketing e comunicação de produtos dentro da loja virtual, os itens são inseridos no carrinho de compra e o pedido é concluído, simples assim.

Uma solução simples requer ações elaboradas e complexas, aqui entra em cena um conjunto de recursos e funcionalidades que um bom E-Commerce B2B necessita. Num processo de venda através do autoatendimento é necessário “sensibilizar” o cliente, ele precisa saber o que sua empresa tem a oferecer, quais são os produtos e serviços, suas características técnicas, que problemas eles resolvem, quanto custam, qual o prazo de entrega etc.

Um ambiente tecnológico como E-Commerce B2B é um ambiente frio se o compararmos com uma venda presencial, então temos que disponibilizar um loja virtual inteligente que ofereça produtos relacionados ao perfil daquele cliente, venda cruzada e horizontal de produtos funciona bem. Criação e gestão de listas de produtos ajudam na geração de novos pedidos individuais ou ainda na geração de pedidos programados.

Para o merchandising de lançamentos e promoções crie hotsites e landpages específicas, seja para trabalhar categorias, famílias, linhas, marcas ou ainda produtos individualizados. Importante também é contar com uma poderosa ferramenta de busca interna no E-Commerce B2B, seu cliente necessidade encontrar os itens por código interno, código do fabricante, nome do produtos, descritivo técnico dentre outras informações.

Hoje dispomos de tecnologia e modelos matemáticos que muito contribuem para entendermos do comportamento e ciclo dos clientes, com isso podemos ofertar produtos adequados em condições comerciais específicas para cada cliente B2B. Há que transferir ao cliente certa responsabilidade e autonomia no processo de compra e venda, vide que o mesmo disporá da ferramenta de E-Commerce B2B de autoatendimento.

Os ganhos vão além de novos pedidos gerados e elevação do ticket – com o E-Commerce B2B consegue-se reduzir o ciclo de venda, reduzir os percentuais de devolução de itens e diminuir o suporte ao cliente. Nos projetos que tenho atuado o E-Commerce B2B entra como mais um canal a ser explorado, promovendo merchandising e vendas onde a atual equipe comercial não chega ou onde não são eficientes em termos de geração de valor.

Seja através do autoatendimento ou apoiando os representantes de vendas que também podem usar o E-Commece B2B para expor e tirar pedidos on-line, o fato é que o E-Commerce B2B veio para ficar. Assim como o tradicional E-Commerce B2C de varejo o E-Commerce B2B permite as empresas chegarem mais longe - industrias e distribuidores podem agora contar com um mundo de novas possibilidades e modelos de negócio antes pouco explorados por limitações tecnológicas.


Veículo: Portal Comunique-se


Veja também

Cientistas da Nestlé estudam sintetizador de alimentos

A Nestlé ganhou bilhões de dólares servindo doses de cafeína com as cafeteiras Nespresso. Ag...

Veja mais
App inova e permite fazer supermercado dentro do metrô

Um novo sistema de compras pela internet promete facilitar a vida de todo mundo que passa horas dentro do supermercado. ...

Veja mais
Transgênicos: 20 anos de avanços

Vinte anos após a aprovação do primeiro alimento geneticamente modificado do mundo - um tomate com ...

Veja mais
BB lança pagamento por aproximação com smartphone

O Banco do Brasil, em parceria com a operadora de telefonia Oi e a bandeira de cartões Visa, anunciou nesta ...

Veja mais
Rede D’Ville Supermercados adquire flexibilidade com etiquetas eletrônicas da Seal

  Com previsão de superar 100 milhões de faturamento no ano de 2014, a rede mineira eliminou inconsi...

Veja mais
O bitcoin caminha para a economia real

Começa a operar o primeiro portal de pagamentos que converte a moeda virtual em dinheiro vivo Alan Greenspan, ex...

Veja mais
Empresa apresenta novidades para pagamentos online

A PayU quer se consolidar como a nova geração de pagamentos online da América Latina. A companhia i...

Veja mais
DMCard apresenta Programa .SOU+

A administradora de private label inova ao apresentar programa que agrega ações de CRM, recompensas e a po...

Veja mais
Loja chega ao cliente por meio dos celulares

"Para se competir na nova era do varejo, eu acredito que a Tesco tenha que ser mais que uma empresa de varejo. Nó...

Veja mais