Investir em tecnologia é lucrar à médio prazo

Leia em 2min 30s

Varejo é um dos segmentos da economia que trabalha melhor esses recursos que aproximam clientes das marcas

 

Uma pesquisa realizada pela Cortex, empresa líder em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, revelou que os setores de Varejo e Serviços são os que mais investem em tecnologia para auxiliar o crescimento do negócio. Em seguida estão Financeiro, Indústria e Logística. No setor de varejo, líder em adoção tecnológica, o comércio de vestuário e acessórios, produtos alimentícios e produtos farmacêuticos são os que mais se destacam.

 

O estudo analisou 1,1 milhões de empresas, entre matrizes e filiais. Dessas, 24,9% foram identificadas com alto nível de tecnologia, 65% com médio e 25% com baixo nível de tecnologia.

 

Ao todo, foram monitoradas 9.585 ferramentas tecnológicas. Entre as categorias analisadas, estão Cloud Providers, Business Email Hosting, CRM, Marketing Automation, AI Services, Blog, E-commerce, Security entre outros.

 

Patricia Romancini, Diretora de Ofertas da Cortex, explica que o varejo é um dos setores que mais dependem da tecnologia para sobreviver. “Para acompanhar as mudanças do mercado é preciso investir em meios de pagamento mais modernos, ferramentas para gestão de estoque, logística, atendimento ao cliente omnichannel e em melhores experiências de compra. A pandemia fez com que a adoção de tecnologias nesse setor fosse acelerada e, por isso, muitas marcas tiveram que se adequar rapidamente às necessidades dos seus stakeholders”, explica.

 

Nas empresas avaliadas com alto índice tecnológico, as que têm faturamento superior a R$ 500 milhões lideram, em contrapartida, temos as empresas com faturamento de R$81 mil a R$360 mil em segundo lugar, e em terceiro, as empresas que faturam de R$ 0 a R$ 81 mil.

 

SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA MAIS UTILIZADAS PELAS EMPRESAS

 

Neste novo cenário que estamos vivendo, com muitas empresas adotando de vez o home office, há uma maior necessidade da adição de tecnologias que suprem as necessidades básicas para que a empresa possa funcionar e prestar os melhores serviços para seus clientes.

 

O estudo mapeou as principais soluções de tecnologias utilizadas pelas empresas no Brasil. Para e-commerce, por exemplo, temos Shopify, Loja Integrada e Wix. Já para comunicação, as mais usadas são Microsoft Teams, Slack e Zoom. Mas quando o assunto é produtividade e colaboração, o top 3 fica com GSuite, Office 365 e Zoho. Para provedor Cloud, temos Amazon AWS, Locaweb e Google Cloud. Para segurança, o ranking fica com Symantec, Mcafee e TrendMicro.

 

Patrícia acrescenta que empresas que investem em tecnologia costumam apresentar um desempenho superior às demais, porém, não adianta implementar tecnologias na empresa e continuar com o pensamento analógico. “As soluções digitais estão disponíveis para serem usadas com inteligência, a fim de, estrategicamente, mitigar riscos, diminuir custos, aumentar a produtividade, entre outros. Hoje, as empresas precisam apresentar respostas rápidas e eficazes para as constantes mudanças de um mercado cada vez mais dinâmico”, conclui.

 

Redação SuperHiper


Veja também

SBVC mostra clientes satisfeitos com os supermercados online

Estudo coordenado pelo especialista Eduardo Terra; dados apontam que ainda há espaço para crescer O h&a...

Veja mais
Amazon avança em pagamentos pela palma da mão

Sistema de pagamentos biométricos será expandido para mais de 65 supermercados Whole Foods na Califó...

Veja mais
87% dos brasileiros com acesso à Internet realizam transações financeiras apenas pelo celular

Estudo da Kantar IBOPE Media analisa a relação das pessoas com o mundo das finanças   A rela...

Veja mais
Cresce o número de brasileiros que fazem compras com celular

O smartphone foi um canal utilizado por mais de 30 milhões de clientes nas suas últimas aquisiç&oti...

Veja mais
Conheça as tecnologias que garantem entregas rápidas e lojas sem ruptura

A Zebra Technologies oferece ferramentas para todo o processo de logística em lojas físicas e virtuais &n...

Veja mais
Biometria facial é passaporte que agiliza pagamento no checkout

Atrelado ao app da rede, tecnologia inédita será aplicada às quatro lojas de uma rede supermercadis...

Veja mais
Brasil em Código promove inovação e tecnologia

Evento realizado em 10 de agosto, foi organizado pela GS1 Brasil e reuniu executivos das principais associaç&otil...

Veja mais
Novo canal de WhatsApp gera cerca de mil vendas por dia

Ferramenta com inteligência artificial dá conta do recado em parte das lojas de grupo nacional de Varejo de...

Veja mais
Vendas omnichannel avançam 20% no primeiro semestre

Linx aponta maior integração das operações físicas e digitais que beneficiam os clien...

Veja mais