Vendas omnichannel avançam 20% no primeiro semestre

Leia em 2min

Linx aponta maior integração das operações físicas e digitais que beneficiam os clientes e incrementam os negócios

 

O varejo tem criado operações mais flexíveis para atender o novo consumidor. Entre as tendências que já se tornaram realidade, a venda omnichannel se destaca. Segundo levantamento interno da Linx (que possui  45,6% de market share do setor), somente no primeiro semestre deste ano, as vendas omnichannel cresceram 20% quando comparadas ao mesmo período de 2021.

 

Para o consumidor, a integração das operações físicas e digitais do varejista representam flexibilidade e agilidade. Segundo levantamento, a modalidade de entrega “pick-up” — quando o cliente compra no e-commerce e retira o produto em unidades físicas — saltou 90% no mesmo período.

 

“Somente em operações administradas pela Linx, foram mais de 2 milhões de compras retiradas em loja. Essa integração dos dois mundos permite que o consumidor tenha autonomia na sua jornada de compra, escolhendo o formato que mais lhe convém. Ela tende a crescer conforme aumenta a maturidade dos varejistas”, explica Ricardo Gonçalves, diretor de omnichannel da vertical de Digital da Linx.

 

Vendas omnichannel e o showrrooming

 

As vendas omnichannel também foram impulsionadas pelo canal showrooming. Neste caso, trata-se da estratégia onde a loja física dispõe de dispositivos como tablets e celulares para o cliente navegar por todo o estoque disponível. Permite, inclusive, acessar dados de outras unidades, oferecendo também a possibilidade de entregar, em casa ou em outra loja, a compra realizada naquele momento. “As vendas via showrooming, ou prateleira infinita, adicionam uma alternativa ao vendedor que não possui o produto desejado na loja. Pode oferecer ao cliente o estoque de toda a rede e não só o disponível na loja naquele momento. Um dos segmentos que mais têm se beneficiado da estratégia é o de Casa e Decoração”, complementa Gonçalves.

 

Do outro lado do balcão, o omnichannel também tem permitido otimizar a logística e encantar o consumidor. A exemplo, a modalidade “ship from store”, que teve grande adesão, com aumento de 17% no período. No caso, refere-se às compras realizadas online cujo produto é enviado pela loja mais próxima do cliente. “Para o varejista, essa logística simplificada não apenas reduz o custo da operação, como converte mais vendas. Afinal, o consumidor enxerga essa inteligência das operações em forma de um frete mais barato e uma entrega mais ágil”, finaliza.

 

Fonte: ECBrasil


Veja também

Qual o impacto do 5G nos negócios da Ambev?

O grupo estuda sua aplicação na indústria 4.0 e em todo os processos das cervejarias no país...

Veja mais
Conheça as funções do Robô Shyko, uma realidade em supermercado paulista

Rede de médio porte adota a tecnologia para atrair mais clientes com a novidade e ver o faturamento crescer &nbs...

Veja mais
Preocupados, consumidores valorizam compra online de alimentos

Estudo mostra que internet é vista como forma de economizar nas compras, mas qualidade na escolha dos produtos es...

Veja mais
App dá até 30% de cashback em compras de qualquer supermercado

Grandes indústrias participam das promoções que devolvem dinheiro aos shoppers via aplicativo &nbs...

Veja mais
M-commerce só cresce no Brasil

Varejista deve direcionar o site ou aplicativo para essa ferramenta. Entenda os motivos   Estudo da FGV mostra qu...

Veja mais
Conheça detalhes do shopper nas compras online

Estudo revela que o cliente mais jovem da classe C aumentou seus gastos no e-commerce de Varejo de Alimentos   O ...

Veja mais
Pedidos de alimentos e bebidas por internet quase dobram no 1º T

Dados da Neotrust retratam o movimento do e-commerce no começo do ano com a retomada do varejo físico &nb...

Veja mais
Clientes já usam primeiro carrinho inteligente projetado no Brasil

Saiba onde é possível fazer essa experiência de compra completamente autônoma   Percorr...

Veja mais
Como o cliente do online deve agir no 2º tri?

Pesquisa NielsenIQ Ebit revela alguns dados como há anos não se via para esse período   Estu...

Veja mais