Rede da Califórnia usa Inteligência Artificial para reduzir perdas em alimentos

Leia em 1min 10s

Americana Save Mart desenvolve programa que usa tecnologia para otimizar oferta de perecíveis e reduzir perdas e quebras operacionais

A rede americana de supermercados Save Mart iniciou um projeto-piloto para utilizar Inteligência Artificial (IA) e melhorar o sortimento de hortifrutis em suas lojas na Califórnia. A partir de uma parceria com a Afresh Technologies, a varejista equipou algumas unidades das bandeiras Save Mart, Lucky California e FoodMaxx com um sistema que adota IA para analisar os dados de venda passados e tendências de comportamento e clima para otimizar a oferta de produtos.

A ideia é que o uso de Inteligência Artificial reduza o desperdício de produtos, permita colocar itens mais frescos nas lojas e assegure que itens colocados em promoção não estejam em falta. “Esse projeto deve aumentar a eficiência de nossa área de FLV e ajudar os gerentes das lojas a oferecer produtos melhores para os clientes”, disse Hal Levitt, VP sênior de operações de varejo e supply chain da Save Mart.

Segundo a Afresh Technologies, os números iniciais do projeto são bastante positivos: as lojas que adotaram o sistema reduziram em 25% o desperdício de alimentos e diminuíram a ruptura dos hortifrutis em 80%, com uma alta média de 3% nas vendas da categoria. “A Save Mart já era uma referência em FLV, mas mesmo em um varejista de ponta conseguimos encontrar oportunidades de ganho com o uso de Inteligência Artificial”, afirma Matt Schwarz, CEO da Afresh.


Veja também

Consumidor prefere compras online com produtos identificados pelo código de barras

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil revela as mudanç...

Veja mais
E-commerce brasileiro tem alta de 21,92% em outubro

O e-commerce brasileiro novamente teve alta no faturamento. Ao comparar os meses de outubro (2021 ante 2020), cresceu 21...

Veja mais
Informações sobre produtos via internet muda o hábito de compras

Quem não expõe no e-commerce e marketplaces pode perder vendas nesta Black Friday. Em pesquisa com 1,2 mil...

Veja mais
Pandemia transforma supermercado online em hábito dos clientes

Um em cada quatro consumidores quer aumentar uso do e-commerce para compras de alimentos para a casa Não foi...

Veja mais
Cliente de bom poder aquisitivo compra mais pela internet

Segmentos de alimentos e bebidas são os mais vendidos durante quase dois anos de pandemia As famílias...

Veja mais
Na Black Friday, lista de desejos prioriza chocolate à geladeira

Pesquisa por produtos de menor valor é maior revelam Google, ebit/Nielsen e GfK Smartphones e notebooks mant...

Veja mais
Maioria dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar nos supermercados

Pesquisa da SBVC mostra que 92% dos clientes fazem mercado de forma planejada As compras de supermercado estã...

Veja mais
Black Friday: supermercados serão os protagonistas deste ano

Economistas são unânimes ao afirmar que o brasileiro vai focar no essencial, por isso a procura por promo&c...

Veja mais
Black Friday 2021 tem expectativa de ser a maior em vendas on-line nos últimos 10 anos

Uma pesquisa feita pela Offerwise constatou que 70% dos entrevistados pretendem realizar compras on-line na Black Friday...

Veja mais