Black Friday: supermercados serão os protagonistas deste ano

Leia em 5min 30s

Economistas são unânimes ao afirmar que o brasileiro vai focar no essencial, por isso a procura por promoções deve se concentrar no setor de varejo de alimentos em todo o país

 

Saem os smartphones, entram os supermercados. Diante da crise econômica que o Brasil atravessa, economistas avaliam que a Black Friday de 2021 deverá ser marcada pela compra de itens de primeira necessidade, como alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.

 

A situação é diferente do que ocorreu em anos anteriores, quando os consumidores aproveitavam a data para comprar itens mais caros, especialmente os importados, como celulares e eletrônicos em geral.

 

A economista Cristina Helena Pinto de Mello, professora da PUC-SP, explica que a inflação -que está em 10,25% no acumulado de 12 meses- é um dos fatores que podem fazer com que a Black Friday deste ano seja menos atrativa, já que reduz o poder de compra da população.

 

A falta de perspectiva de melhora da economia e a incerteza também devem provocar uma contração nos gastos, afirma.

 

“Esse cenário atual me faz pensar que as pessoas tendem a comprar mais o essencial. Hoje vendem até detergente na Black Friday.” Na opinião dela, essa busca pelos produtos de primeira necessidade pode ajudar a fazer com que o comércio tenha resultados próximos aos registrados no ano passado.

 

“Não vai ser a Black Friday do smartphone, como já vimos em outros anos. Mesmo que os comerciantes tirem ou mesmo reduzam as margens de lucro, o custo do produto em si está muito alto”, avalia a economista Juliana Inhasz, professora do Insper.

 

A alta do dólar é outro fator que deve fazer com que a procura por eletrônicos diminua. Apesar do cenário ruim da economia brasileira neste ano, Juliana acredita que as vendas do comércio na Black Friday de 2021 sejam um pouco melhores do que as de 2020.

 

“A situação frente ao ano passado é melhor porque as pessoas estão precisando comprar mais coisas. Muita gente estava em casa e não estava comprando”, opina.

 

Por outro lado, a professora do Insper avalia que o desempenho do comércio neste ano deverá ser um pouco inferior ao de 2019, quando o país ainda não vivia a pandemia e, portanto, não havia restrições no comércio.

Já o economista Josilmar Cordenonssi, professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, avalia uma tendência de que o setor de serviços tenha resultados melhores do que os do comércio na edição deste ano.

 

“Até o ano passado, quando as pessoas estavam mais fechadas em casa, quem tinha renda canalizou os gastos mais para produtos, fazendo compras no comércio eletrônico. Agora, com a reabertura, acho que vão começar a gastar mais com serviços, eventualmente com viagens e ida a restaurantes. Então, o gasto com produtos em si pode diminuir um pouco em relação a serviços”, diz Cordenonssi.

 

PROMOÇÕES EM SUPERMERCADOS

 

As grandes redes de supermercados do país já planejam promoções para a Black Friday, que, neste ano, será realizada no dia 26 de novembro.

Assaí participará do evento pelo quinto ano consecutivo. A empresa diz ter foco em produtos alimentícios e de primeira necessidade, como limpeza e higiene pessoal.

 

“Portanto, naturalmente o maior foco nas promoções estará nesses itens. Entretanto, a companhia comercializa também alguns itens de bazar, automotivo, pet e eletroportáteis que terão produtos participando da Black Friday, bem como aqueles voltados ao cliente pessoa jurídica (como embalagens e descartáveis)”, diz a empresa.

 

No GPA, haverá promoções nas redes Pão de Açúcar, Mercado Extra, Extra Hiper, Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar, além dos e-commerce PaodeAcucar.com e ClubeExtra.com.br e apps Pão de Açúcar Mais e Clube Extra.

Segundo a empresa, ao longo de todo o mês de novembro haverá ofertas específicas.

 

“Todas as redes preparam promoções em categorias que abrangem todo o sortimento, incluindo, sim, itens alimentares, bebidas, produtos de limpeza, cuidado pessoal e higiene. No Extra Hiper, além das categorias com foco em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e todo o sortimento, também teremos ativações com foco em bazar, eletroeletrônicos e eletroportáteis. Já no Pão de Açúcar, as ofertas são em produtos de categorias-chave para a marca, como vinhos, bebidas, itens para churrasco, destilados, produtos para bebês, entre outros”, diz o GPA. Segundo a empresa, os descontos poderão chegar a 70%.

 

Carrefour informa que terá ofertas “tanto de itens não-alimentares: eletroeletrônicos, bazar, têxtil, entre outros -como também alimentos.

 

Os percentuais de descontos não foram informados. A empresa afirmou ainda que as ofertas atingirão todos os negócios de varejo do grupo, como Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Market, Carrefour Express, carrefour.com.br e app Meu Carrefour.

 

BLACK FRIDAY EM TEMPOS DE CRISE

 

– Com o cenário de instabilidade na economia do Brasil, a Black Friday deste ano deverá ter uma mudança no padrão de consumo dos clientes – Segundo economistas, a tendência é que os consumidores aproveitem as ofertas para comprar produtos necessários para o dia a dia e deixem de lado itens supérfluos

 

– Ou seja, diferentemente do que já aconteceu em anos anteriores, antes da pandemia, a Black Friday de 2021 não deverá ser marcada pela alta procura por itens importados, especialmente os eletroeletrônicos

 

26 de novembro: é a data da Black Friday em 2021;

 

O que influencia na decisão dos consumidores:

 

– Inflação

– Desemprego

– Taxa de câmbio

– Nível de endividamento

– Taxa de juros

– Incerteza em relação ao futuro

 

Evite golpes

 

Ao comprar pela internet, veja se o site é confiável e mantenha um antivírus instalado e atualizado

 

Fique atento ao frete

Para compras pela internet, veja se o valor do frete vale a pena

 

Atenção: se a compra for feita a distância (pelo telefone ou pela internet), o cliente pode desistir no prazo de sete dias úteis, a contar da data da compra ou da entrega, com a devolução de todos os valores pagos

 

Fonte: Fábio Munhoz, Folhapress


Veja também

Black Friday 2021 tem expectativa de ser a maior em vendas on-line nos últimos 10 anos

Uma pesquisa feita pela Offerwise constatou que 70% dos entrevistados pretendem realizar compras on-line na Black Friday...

Veja mais
E-commerce: uma oportunidade para marcas próprias de supermercados

Mais de 50% dos supermercadistas americanos reforçam seus investimentos online nessa linha de produtos   E...

Veja mais
Inteligência artificial ajuda supermercado a conter desperdício de alimentos frescos

Com ajuda de algoritmos, startup otimiza compra de frutas, legumes e verduras      Quem se propuser a t...

Veja mais
E-commerce gasta mais com publicidade para a Black Friday do que para o Natal

  Relatório da Kantar IBOPE Media estudou o comportamento dos players de mercado na última edi&ccedi...

Veja mais
E-commerce brasileiro deve bater os 30% em 2021

Relatórios do Banco Goldman Sachs projetam alta de números similares, à médio prazo, no terr...

Veja mais
Será que a escassez de chips afeta os pagamentos nos supermercados?

A lâmina de semicondutores enfrenta uma crise global de produção e logística na China  ...

Veja mais
Vendas online seguem em alta em 2021

Dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico reforçam a expansão do segmento em um...

Veja mais
Maioria dos clientes desistem das compras do e-commerce por um único motivo

Para evitar a frustração, varejistas online têm adotado táticas para reter o consumidor e tor...

Veja mais
Friboi lança plataforma que conecta consumidores e varejistas

Solução Compre Online Friboi foi criada para direcionar o consumidor ao varejo mais próximo com a a...

Veja mais