Juventude antes que tardia

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Sete anos para conseguir colocar um produto no mercado deveriam desanimar qualquer um. Mas a dinamarquesa Ferrosan registra resultados tão positivos no país - a empresa cresce em média 30% ao ano com a marca Imedeen -, que continua insistindo. Este mês enfim chega ao varejo o Imedeen Time Perfection, cápsulas nutracêuticas, que auxiliam na produção de colágeno em mulheres acima de 40 anos. Durante cinco anos a Anvisa precisou ser convencida de que um dos componentes da fórmula - o extrato de semente de uva- era um alimento, para permitir sua comercialização. A liberação foi tão significativa que atraiu a presença do novo CEO mundial da companhia, o sueco Ola Erici. "Só acho surpreendente que se possa ter acesso a essas substâncias nas farmácias de manipulação no país, mas se criam restrições para um produto que é vendido no mundo todo."
 

 
Juventude I
 

 
Erici já havia vindo ao Brasil em 1999, mas desta vez ficou particularmente impressionado com o "tamanho atual da classe média e o quanto vocês passaram o Chile", país que ele considerava em melhor posição no continente. Com esta leitura, ele já encomendou à subsidiária brasileira um estudo da viabilidade comercial de produtos de outras divisões da companhia como vitaminas e probióticos. "Até 2009 queremos ter mais três produtos no mercado, como nosso ômega 3, por exemplo." Esse, diz ele, é o plano B, o mais conservador. "Eu gostaria mesmo era de trazer todas as nossas linhas e dobrar a rede de distribuição". O Imedeen é vendido hoje em 2,8 mil drogarias no país.
 

 
Juventude II
 

 
Uma das maiores empreitadas da empresa - que não entra na conta dos três produtos até 2009, o otimismo não chega a tanto- será a aprovação do Imedeen Prime Renewal, cápsulas indicadas para a pós-menopausa, com um super desempenho na Europa, em especial na Grã Bretanha, primeiro mercado da companhia. "São vários empecilhos, em especial por abrigar na mesma embalagem uma pílula para o dia e outra para a noite. Cada uma exige um registro diferente, e a legislação brasileira não permite que fiquem na mesma caixa", explica Maristela Fieschi, diretora da subsidiária brasileira da Ferrosan.
 

 
Juventude III
 

 
A Ferrosan foi a pioneira em 1991 em cápsulas nutracêuticas, aquelas com nutrientes que promovem a beleza de "dentro para fora". Hoje, são mais de 200 players nesta área das pílulas de beleza. O Inneov - fruto de uma parceria da L'oréal com a Nestlé - é um deles. Recém-lançado no país, ele entra numa faixa de preço de R$ 100, enquanto o Imedeen está num patamar acima, o Classic em R$ 175 e o Time Perfection R$ 210. "É isso que torna o Brasil ainda mais interessante neste momento. Todos os mercados em que temos concorrência, vendemos mais, porque a categoria como um todo cresce. E isso vai se repetir por aqui", diz o animado Erici. A Ferrosan faturou US$ 300 milhões em 2007, com crescimento de 12%. Emprega 750 funcionários, e tem duas fábricas uma na Dinamarca e outra na Romênia.
 

 

Veículo: Valor Econômico


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