Cresce prejuízo com milho e trigo no PR

Leia em 2min 30s

As perdas provocadas por geadas em lavouras do Paraná foram maiores que as previstas no começo do mês, de acordo com levantamento divulgado ontem pelo Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado. No caso de milho safrinha, a quebra estimada passou de 35% para 37% e os prejuízos podem chegar a R$ 1,22 bilhão. Para o trigo, subiu de 9% para 12%, e o prejuízo está avaliado em R$ 147 milhões.

 

Além das geadas dos dias 27 e 28 de junho, foram registradas estiagens entre abril e junho e chuvas em julho, que também prejudicaram o resultado. Considerando apenas os grãos de inverno, a produção será de 3,15 milhões de toneladas, 24% menor que as 4,15 milhões obtidas no ano passado. A expectativa de recorde para o ano, com crescimento de 1% na produção total, foi frustrada. A colheita de grãos da safra 2010/11 está estimada em 30,77 milhões de toneladas, com redução de 6% em relação ao período anterior, quando foi de 32,82 milhões de toneladas.

 

Os agricultores do Paraná destinaram 1,72 milhão de hectares para a segunda safra de milho, área 26% maior que no ano passado, e era esperada produção de 8,19 milhões de toneladas do grão. O volume previsto atualmente é de 5,19 milhões de toneladas, 24% menor que as 6,82 milhões de toneladas colhidas na safrinha de 2010. A preocupação agora não é só com quantidade, mas também com qualidade, segundo o economista Marcelo Garrido, do Deral. Até agora a colheita de milho chega a 12% e a de trigo ainda não começou.

 

Para o trigo havia a expectativa de colheita de 2,87 milhões de toneladas, volume que baixou para 2,53 milhões de toneladas. A área destinada ao grão foi 13% menor. No ano passado, foram colhidas 3,45 milhões de toneladas de trigo no Paraná. Garrido ressalta que para o trigo há possibilidade de recuperação, com aumento na produtividade, porque o plantio foi concluído recentemente. De acordo com o Deral, com os danos causados pelas geadas às pastagens, a produção de leite caiu cerca de 20% em algumas regiões do Estado.

 

Já os agricultores gaúchos concluíram o plantio de trigo da safra 2011 no Rio Grande do Sul e a partir de agora ficam de olho no clima, já que a alta umidade do solo e a falta de luminosidade adequada prejudicaram a germinação e o desenvolvimento das lavouras semeadas nos últimos dias, informou a Emater/RS.

 

Mesmo assim, segundo a entidade, poucas áreas apresentam problemas decorrentes das condições desfavoráveis do clima registradas na última semana. Por enquanto, a Emater-RS mantém a estimativa de produção de 1,846 milhão de toneladas de trigo em 844,4 mil toneladas, ante 2,133 milhões de toneladas e 795,6 mil hectares no ano passado. A colheita do grão ocorre em outubro e novembro no Estado.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Brasileiro come muito e mal, diz IBGE

O brasileiro não abre mão do feijão com arroz e tem carne no prato, mas combina o trivial com alime...

Veja mais
Fusão de Raia e Drogasil agrada analistas

Apesar das dúvidas sobre os termos do negócio, a disparada das ações de Drogasil e Raia na b...

Veja mais
Com entressafra e geada, preço do leite sobe de novo

As cotações do leite ao produtor continuam a se valorizar no país, reflexo da queda da produç...

Veja mais
Danone encolhe no mundo, mas cresce no mercado brasileiro

A Danone aumentou preços e registrou queda de 0,2% no volume vendido de lácteos no segundo trimestre. No s...

Veja mais
Fatia de emergentes cresce no Casino

Os países emergentes já passaram a representar neste primeiro semestre 44% das vendas do grupo francê...

Veja mais
Devagar, a mexicana Elektra aumenta rede de lojas no Nordeste

A rede varejista Elektra, do empresário mexicano Ricardo Salinas, adquiriu parte das lojas da cadeia pernambucana...

Veja mais
Fracassa plano do Aché de se unir com a inglesa Glaxo para crescer

O laboratório Aché passa por um período de "inferno astral", o que poderá comprometer o proj...

Veja mais
Oferta de leite cresce, mas os preços pagos aos produtores ficam estáveis

A oferta de leite da região Sul teve forte evolução em junho, compensando a baixa captaç&ati...

Veja mais
Logística é gargalo em comércio eletrônico

Para prevenir-se de reclamações por atraso em entregas, Ricardo Lezano, diretor-executivo do portal Vestes...

Veja mais