Danone encolhe no mundo, mas cresce no mercado brasileiro

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A Danone aumentou preços e registrou queda de 0,2% no volume vendido de lácteos no segundo trimestre. No semestre, na mesma divisão, houve aumento de 1,4%. No Brasil, as vendas crescem na casa dos dois dígitos, disse, há duas semanas, o presidente da Danone Brasil, Mariano Lozano.

 


"Claramente estamos vendendo ainda acima do ano passado, mas não na velocidade quase animal que registramos em 2010", disse Lozano ao Valor. A companhia, segundo ele, fez aumentos de preços (de percentuais variados) no Brasil, por conta da alta nas commodities. Mesmo assim, diz ele, as vendas continuaram aumentando.

 


Os produtos mais vendidos, segundo Lozano, foram a linha Danoninho e Activia. "Mais que dobramos o volume de Danoninho nos últimos quatro anos e já somos o país com maior volume dessa linha dentre todos os mercados em que a Danone atua no mundo", afirmou o presidente. Acrescentou que as vendas de Activia correspondem a um quarto do faturamento da empresa no país.

 


Um dos motivos para o bom resultado de Danoninho no país, segundo Lozano, foi o lançamento da versão leite fermentado da marca em abril. Nos primeiros quatro meses do ano, conforme a Nielsen, a categoria cresceu 9,2% em volume. Nessa categoria, os líderes de mercado são Chamyto, da Nestlé e Yakult, da japonesa Yakult.

 


A companhia informou que o lucro operacional (englobando todas as categorias de produtos) cresceu 6,9% no semestre, alcançando € 1,396 bilhão (US$ 2,01 bilhões). Incluindo águas, as vendas cresceram 8,7% no semestre, chegando a € 9,728 bilhões.

 


A divisão de águas foi a que teve melhor resultado globalmente, com 18,5% de alta nos volumes no segundo trimestre, considerando-se a mesma base, graças à demanda na Europa Ocidental durante abril e maio e por conta de aumento de vendas no Japão.

 


Para 2011, a Danone manteve sua expectativa de alta de 6% a 8% nas vendas. A empresa prevê que o preço das commodities deve continuar subindo. (LC)

 


Veículo: Valor Econômico


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