Logística é gargalo em comércio eletrônico

Leia em 1min 20s

Para prevenir-se de reclamações por atraso em entregas, Ricardo Lezano, diretor-executivo do portal Vestes.br, comércio eletrônico criado este ano para lojistas do setor de vestuário, aposta em uma nova estratégia: permite que o cliente escolha a transportadora que fará a entrega das compras. Antes, ele distribuía os malotes para diferentes empresas de acordo com a região.

 

"Entregar no prazo é a maior dificuldade [do setor]. Precisamos ganhar a confiança dos clientes e, para isso, não podemos atrasar", aponta ele.
"Muitos lojistas não estão preparados [para atender ao e-consumidor]", considera Robson Tavarone, da Agência Vibe (de comunicação on-line) e do site de compras coletivas Ótima Oferta.

 

Não são apenas os atrasos, diz ele, que comprometem o relacionamento com o consumidor. "Ele quer saber onde está o produto, quer acompanhar o status da entrega on-line", considera.

 

O diretor da empresa de logística JadLog Ronan Hudson concorda. Segundo ele, independentemente do valor da compra, o cliente deseja dados sobre a localização do pedido. "Tão importante quanto a entrega é a informação."
"Comprar pela internet ainda é tabu, em que o cliente tem que colocar CPF e número do cartão de crédito para comprar", justifica Tavarone, sobre a necessidade de informar o status do pedido.

 

PREÇO

 

Tavarone ainda recomenda não economizar na escolha da transportadora. Segundo ele, o diferencial das pequenas lojas virtuais para as grandes está no atendimento.

 

Mesmo no preço, diz ele, o impacto não será tão intenso. "As grandes empresas têm estrutura grande e mais custos para mantê-la", considera o especialista.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Oferta de leite cresce, mas os preços pagos aos produtores ficam estáveis

A oferta de leite da região Sul teve forte evolução em junho, compensando a baixa captaç&ati...

Veja mais
Coleta de leite aumenta 3,2% puxada pelo Sul

A coleta de leite aumentou 3,2% no País em junho, na comparação com maio, puxada pelo crescimento d...

Veja mais
Cafezinho ficará até 15% mais caro no Brasil ainda este ano

Após o começo das colheitas de café no País, produtores seguram vendas do grão na bus...

Veja mais
Novo visual atrai linha da Vono

A ideia é aproveitar a temporada de vendas aquecidas neste inverno, com novas embalagens da linha de sopa individ...

Veja mais
Casino cancela reunião e registra queda de 22%

O grupo francês Casino, dono do Grupo Pão de Açúcar, junto do sócio Abílio Dini...

Veja mais
Laticínio afeta ritmo da Danone

As vendas da Danone no segundo trimestre do ano recuaram em volume, na unidade de laticínios. A empresa atribui e...

Veja mais
Indústria de calçados sofre com importação de matéria-prima

A concorrência com os importados, que tanto incomoda o setor de calçados, agora também atinge os fab...

Veja mais
Dia dos Pais movimenta lojistas no Rio Grande do Sul

Tíquete médio dos presentes neste ano deve ficar em R$ 130,00, segundo a FCDL-RS   O Dia dos Pais, ...

Veja mais
Coleta de leite teve alta de 3,2% em junho

A coleta de leite aumentou 3,2% no país em junho, na comparação com maio, puxada pelo crescimento d...

Veja mais