Setor de produtos de limpeza prevê crescimento de 2% em 2022

Leia em 3min

Microempresas são maioria entre os fabricantes do segmento, segundo pesquisa

 

Com produção estável entre 2019 e 2021, o setor de produtos de limpeza viu a entrada de novas empresas no mercado – o ano de 2021 encerrou com 2.764 companhias pertencentes ao setor, alta de 6,7% em relação a 2020. Houve, ainda, evolução no número de empregos diretos – são quase 90 mil postos de trabalho (+2,6%) nas indústrias de produtos de limpeza – e no faturamento anual (R$ 32 bilhões, alta de 6,7% sobre 2020).

 

“É interessante notar a chegada de novos entrantes no setor, especialmente, no segmento de sabões e detergentes. Atualmente, as microempresas são maioria entre os fabricantes de produtos de limpeza. São, geralmente, companhias especializadas em determinadas linhas de produtos e que são importantes geradoras de empregos no País”, analisa Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA.

 

Tendências identificadas

 

Para realizar os estudos de mercado, a ABIPLA teve, como parceiras, a NielsenIQ e a Euromonitor International, que também participaram do evento de lançamento da publicação.

 

Claudio Czarnobai, head de Pequenas e Médias Empresas da NielsenIQ na América Latina, destacou a alta da participação do e-commerce na comercialização de produtos de limpeza, fruto de uma mudança de comportamento na forma de consumo massivo – dentre eles, também o setor de limpeza –, impulsionada pela CODIV-19 e a necessidade de distanciamento social. Segundo ele, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 182,7 bilhões no ano passado, alta de 27%, com 12,9 milhões de novos consumidores. Ele lembrou, também, de duas tendências de consumo que têm se destacado no setor de saneantes: a procura por embalagens maiores, mais econômicas, e o crescimento de marcas e linhas mais baratas.

 

Já Paula Ferolla, analista de pesquisa na Euromonitor International e responsável pelas Indústrias de Home Care no Brasil, lembrou que o País é, atualmente, o 5º maior mercado de saneantes do mundo e que o segmento de desinfecção segue relevante na cesta de compras do brasileiro, já que a casa se tornou o centro das rotinas das pessoas e existe uma tendência de maior adoção de home office nas empresas. Ela enfatizou que os consumidores valorizam a sustentabilidade dos produtos, lembrando que, no e-commerce, saneantes com atributos sustentáveis são 28% mais caros do que produtos de limpeza de forma geral no Brasil.

 

Crescimento

 

Sobre as expectativas de produção de saneantes, para 2022, Paulo Engler afirmou que deve ser um ano de crescimento. “Em 2019, atingimos nosso recorde histórico e mantivemos estabilidade em 2020 e 2021. Neste ano, a expectativa é que a produção cresça 2%”, afirma o Diretor Executivo da ABIPLA.

 

Segundo ele, parte dessa alta deve ser impulsionada por lançamentos da indústria e, também, pela melhoria do cenário macroeconômico nos últimos meses, em face da redução do preço da energia elétrica e dos combustíveis que impactam fortemente no custo industrial. “Temos associados com projetos em aprovação na ANVISA – Agência nacional de Vigilância Sanitária. Alguns produtos já têm chegado às prateleiras, mas há muitos ainda à espera da liberação da Agência, para comercialização”, diz Engler. “A retomada de toda a atividade econômica, volta das cadeias produtivas de abastecimento, equalização de vários custos industriais que oscilaram muito durante a pandemia, diminuição do desemprego no Brasil, a menor flutuação do dólar, enfim, vários fatores se normalizaram no transcorrer de 2022, fazendo com que a indústria planeje lançar novidades e crescer em produção”, completa.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Indústria centenária abraça mercado plant based com requeijão

Novidade vegana é disponibilizada em 3 sabores preparados à base de leite de castanha de caju   A&n...

Veja mais
Kantar: Brasileiros estão menos engajados no consumo sustentável

Novo estudo Who Cares, Who Does? mostra que 80% dos consumidores estão menos comprometidos com a causa devido ao ...

Veja mais
Panetone com avelã é a aposta da Kellogg para o Natal

Produzidos com fermentação natural, os produtos da marca Parati têm aprovação de 99% d...

Veja mais
Consumo de chocolate sobe mais de 10%

Neste primeiro semestre, indústria focou em inovações que agradaram ao público   &nbs...

Veja mais
Indústria de panetones aposta em aumento de 5% nas vendas

Inovação de sabores, produção em larga escala e exposição antecipada sã...

Veja mais
Mercado plant-based aumenta devido a procura por uma alimentação saudável

60% dos brasileiros optam por consumir produtos naturais, impulsionando o aumento e variedade de produtos deste segmento...

Veja mais
Oito tendências para o setor de supermercados

Relatório da PSFK mostra como os supermercados podem aumentar seu impacto junto aos consumidores e aumentar suas ...

Veja mais
Nielsen traduz as expectativas do mercado para Black Friday e Copa do Mundo

Estudo mostra como o Mundial influenciará os hábitos de consumo na data comercial mais esperada do ano &n...

Veja mais
Procura por alimentos saudáveis mantêm crescimento em rede de supermercados

Regiões com perfil de consumo mais popular foram as que mais cresceram na categoria, e se destaca no setor de ali...

Veja mais