Nielsen traduz as expectativas do mercado para Black Friday e Copa do Mundo

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Estudo mostra como o Mundial influenciará os hábitos de consumo na data comercial mais esperada do ano

 

A Nielsen, líder global em medição de audiência, dados e análises, traz nesta semana, em primeira mão, dados inéditos que revelam as expectativas do mercado e as tendências dos consumidores para a Black Friday e a Copa do Mundo. As informações, apresentadas durante o webinar “O campo é a nossa casa: Como a Copa do Mundo 2022 está influenciando no consumo para a Black Friday?”, demonstram a influência do maior evento esportivo do planeta na data comercial mais esperada do ano.

 

“O último trimestre do ano – também conhecido como “super trimestre”, está cheio de eventos e para as marcas é importante entender como estas datas se relacionam e como vão impactar no comportamento do consumidor”, comenta Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.

 

O estudo, produzido em parceria com a Toluna, empresa especializada em pesquisas de mercado e insights do consumidor, tem como objetivo criar um perfil do consumidor visando estas datas, pois a realização da Copa do Mundo em novembro aquece o mercado de consumo e influencia o planejamento de compras dos brasileiros. Além disso, a iniciativa da Nielsen busca entender o ponto de vista da audiência para auxiliar as marcas a adequarem suas estratégias de negócio e antecipar decisões de negócio com o propósito de alavancar vendas durante estes eventos. O levantamento traz ainda recorte de diversidade e retrata o comportamento de diversos grupos populacionais e suas decisões de compra para esses períodos.

 

Realizado entre os dias 6 e 21 de julho deste ano, com uso de questionário online para 2 mil pessoas de todo o país, o levantamento teve como público principal a faixa etária entre 25-44, com 55% dos respondentes. A maior parte dos entrevistados é do gênero feminino (53%) e vivem na região sudeste (42%). A pesquisa analisou hábitos de consumo, quais são as 10 empresas mais lembradas para a Black Friday, aceitação da Copa do Mundo entre a população, impactos da publicidade durante os eventos, a participação das diferentes mídias para a construção de marcas e efetivação de vendas, entre outros tópicos.

 

Oportunidade de mercado e tendências: Copa do Mundo e Black Friday

 

De acordo com os dados, ao menos metade dos respondentes planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar. Uma das principais conclusões é que as marcas têm espaço para influenciar em decisões de compra e que o caminho para isto é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados.

 

Confira abaixo os destaques do levantamento inédito:

 

Brasileiros desejam bens de consumo duráveis

 

Os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares/tablets, são os preferidos dos brasileiros para a Black Friday. As categorias representam 59% e 57% das respostas do estudo respectivamente. Na sequência do Top 5 aparece vestuário (56%), notebooks (38%) e móveis em geral (26%). O estudo aponta que 62% dos respondentes costumam comprar nesta data, sendo que 58% destes têm entre 25-44 anos de idade e 53% são mulheres. O levantamento também sinaliza que 60% dos jovens entre 18-24 planejam comprar celulares e tablets.

 

Publicidades em meios tradicionais ainda possuem a maior confiança

 

Apesar do crescimento da publicidade online, os brasileiros têm mais confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais. Por exemplo, a publicidade boca a boca é tida como a mais confiável com 91% de concordância (confia / confia muito), seguida por patrocínios em eventos esportivos (87%) e anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádio (84%). Chamar a atenção dos consumidores durante a Copa será um desafio para as marcas, pois 56% daqueles que disseram não querer participar de ativações durante os jogos/eventos da Copa não se importam com publicidade, enquanto 22% não consideram os formatos atrativos. Publicidades que atrapalham a experiência (16%) e marcas que não se conectam (13%) são as razões apontadas para a falta de impacto do conteúdo publicitário em jogos.

 

Diversidade nas decisões de consumo

 

O estudo revela que 62% da população preta e parda tem intenção de comprar eletrodomésticos, enquanto 60% pretendem desembolsar em celulares, tablets e móveis. Além disso, a comunidade LGBT+ consome mais nesta ocasião do que não membros. Por exemplo, enquanto neste grupo a intenção de compra de eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos fica em 66% e 69% respectivamente, na população em geral estes números são de 61% e 60%.

 

Liderança feminina na intenção de compra nos dois eventos

 

O levantamento evidencia a força das mulheres nos dois principais eventos comerciais do segundo semestre. Elas representam metade dos respondentes que vão assistir a Copa, e mais de 40% delas afirmam serem fãs de futebol. Além disso, 2 a cada 10 brasileiras consomem esportes online. A pesquisa indica ainda que 43% das mulheres estão se preparando para comprar nos períodos de Black Friday e Copa. Entre as categorias mais desejadas estão eletrodomésticos e roupas, com 61% ambas. Para efeitos de comparação, entre os homens estes números ficam em 44% e 41% respectivamente.

 

Intenção de compra: maior parte dos consumidores gostam de futebol

 

A pesquisa identificou relação próxima entre comprar na Black Friday e assistir futebol. De acordo com os dados, 87% das pessoas que costumam adquirir produtos nesta data gostam do esporte, sendo que 65% se consideram fãs, enquanto 22% são espectadores ocasionais. O estudo revela que 54% dos respondentes que vão fazer economias para a Black Friday são fãs de futebol. Além disso, 56% destas pessoas que estão juntando dinheiro para a data têm entre 2-4 salários-mínimos de renda.

 

SOBRE A NIELSEN

 

A Nielsen retrata a mídia e o conteúdo do mundo como líder global em medição, dados e análises de audiência. Por meio da nossa compreensão das pessoas e seus comportamentos em todos os canais e plataformas, capacitamos nossos clientes com inteligência independente e acionável para que possam se conectar e se envolver com suas audiências – agora e no futuro.

 

Uma empresa S&P 500, a Nielsen (NYSE: NLSN) opera ao redor do mundo em mais de 55 países. Saiba mais e conecte-se conosco nas redes sociais.

 

Redação SuperHiper 


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