Indústria de panetones aposta em aumento de 5% nas vendas

Leia em 3min

Inovação de sabores, produção em larga escala e exposição antecipada são a alavanca para os bons números

 

Os panetones, queridinhos das festas de fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) apontam que entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 o setor faturou cerca de R$ 806 milhões e foram vendidas 47,8 mil toneladas de produtos, totalizando um aumento de 3,9% em valor e 21% em volume de vendas, quando comparados com o período anterior (novembro de 2020 a janeiro de 2021) com R$775 milhões e 39,5 mil toneladas.

 

De acordo com Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI “os números são reflexos do esforço da indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto”.

 

Segundo a consultoria divisão Worldpanel, de novembro de 2021 a janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período anterior, a categoria ganhou mais compradores e a penetração passou de 52,4% para 65,3%, o que representa um aumento de 24,6%, ou seja, mais de 7 milhões de novos lares.

 

O destaque fica para o volume de panetones presenteados no último final de ano, que representou 36,4% da importância da categoria de novembro de 2021 a janeiro de 2022. A penetração de panetones para presente passou de 19,7% para 32,9% pontos, quase 8 milhões de novos lares para a categoria no período.

 

Entre as regiões que mais se destacaram em panetones presenteados foi o interior de São Paulo. Quanto aos tipos, os com gotas de chocolate representam 41%, frutas cristalizadas 33% e os recheados 25%. O perfil de consumidores que se destaca é a classe média e mais maduros com idade entre os 40 e 49 anos de idade.

 

O consumo per capita do país é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro. É metade em relação à Itália, o país de origem da receita, mas, considerando-se o tempo em que em que o alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário.

 

O estudo de Panetones da Kantar contou com a participação de mais de 10 mil lares, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.

 

A expectativa é que neste ano o consumo se inicie no final deste mês, porém com o cenário de inflação e bolso mais apertado, o consumidor deverá fazer escolhas e isso irá gerar desafios de ticket. “O cenário econômico não está favorável para o bolso do consumidor, esperamos que a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas no período sazonal (novembro de 2022 a janeiro de 2023)”, pontua Zanão.

 

A nova realidade traz a necessidade da indústria de repensar preço de acordo com o consumo per capta, variando mix de tamanhos e sortimento, além de trabalhar preço e promoção ideal, fatores chaves para otimizar margem e conquistar consumidores.

 

SOBRE A ABIMAPI: Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 140 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. www.abimapi.com.br

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Mercado plant-based aumenta devido a procura por uma alimentação saudável

60% dos brasileiros optam por consumir produtos naturais, impulsionando o aumento e variedade de produtos deste segmento...

Veja mais
Oito tendências para o setor de supermercados

Relatório da PSFK mostra como os supermercados podem aumentar seu impacto junto aos consumidores e aumentar suas ...

Veja mais
Nielsen traduz as expectativas do mercado para Black Friday e Copa do Mundo

Estudo mostra como o Mundial influenciará os hábitos de consumo na data comercial mais esperada do ano &n...

Veja mais
Procura por alimentos saudáveis mantêm crescimento em rede de supermercados

Regiões com perfil de consumo mais popular foram as que mais cresceram na categoria, e se destaca no setor de ali...

Veja mais
Pesquisa detalha perfil dos consumidores no pós-pandemia

Estudo desenvolvido no início do mês com consumidores de 14 países latinos, aponta novos padrõ...

Veja mais
Priorizar a diversidade reduz o turnover nas lojas

O sucesso de uma empresa depende da sua capacidade de inovar e desenvolver novas soluções, para isso, &eac...

Veja mais
Número de pessoas morando sozinhas dispara na última década

Onda demográfica dessas famílias abre espaço para um novo mercado consumidor, revelando um espa&cce...

Veja mais
Para reduzir desperdício de alimentos, menos é mais

Em medida polêmica, supermercados britânicos eliminam data de validade em alimentos perecíveis  ...

Veja mais
Brasileiro substitui frango por embutidos e hamburguer para driblar a inflação

Gasto do consumidor com as cestas de commodities e perecíveis aumentou mais de 50% em comparação ao...

Veja mais