Indústria se volta para mercado interno

Leia em 2min 30s

A velocidade de recuperação da indústria brasileira está aumentando. Pelos dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial cresceu 2,2% em outubro em relação a setembro - um aumento acima da média em comparação aos mesmos meses de anos anteriores. Foi o 10º mês seguido de crescimento.

 

A recuperação está sendo puxada pela venda de produtos de consumo, como carros e eletrodomésticos de linha branca - geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupa. Em 2009, o mercado interno evitou uma crise maior da indústria brasileira. Em 2010, dizem especialistas e empresários, a fórmula deve se repetir, mas como estratégia.

 

As empresas que puderem vão trocar o mercado externo pelo interno, apostando que a economia brasileira crescerá mais do que a de países ricos. Trata-se de uma mudança histórica no perfil da produção no Brasil.

 

Até 2005, o mercado externo respondia por 70% do crescimento da indústria brasileira. Com a ascensão das classes C e D, o mercado interno cresceu e a participação das exportações no crescimento da indústria caiu.

 

Para 2010, os especialistas projetam que 80% ou mais do crescimento das fábricas virá das vendas no mercado interno. E as projeções para o crescimento da indústria são generosas, variam de 4% a 9,5% em 2010, ante uma queda de até 8% em 2009.

 

"A contribuição das exportações será praticamente nula para o crescimento da indústria em 2010 e virá só do mercado interno", prevê o diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Roberto Giannetti da Fonseca. Ele projeta crescimento de 5% a 8% para a produção industrial em 2010 e não descarta a possibilidade de que as vendas externas contribuam negativamente para a expansão da indústria no ano que vem.

 

O sócio diretor da RC Consultores, Fabio Silveira, que projeta expansão de 4% para a produção da indústria em 2010, prevê que o mercado interno responderá por 3,3 pontos porcentuais ou mais de 80% da taxa de crescimento. "O mercado doméstico já foi importante neste ano e será mais importante em 2010." Ele fundamenta essa hipótese na forte expansão, de 14%, no crédito ao consumo no ano que vem.

 

Além desse pilar, Silveira destaca o efeito da massa salarial para turbinar o mercado doméstico em 2010. Nas suas contas, a massa salarial total deve atingir R$ 111,4 bilhões em 2010. Serão R$ 9,4 bilhões a mais na comparação com 2009.

 

O economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, que projeta alta de 9,5% para a produção da indústria em 2010, prevê que o mercado doméstico vai responder por 7,5 pontos porcentuais desse crescimento. "O investimento na construção civil vai ajudar a ampliar a fatia do mercado interno no crescimento."

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Indústria dá sinais mais fortes de recuperação

Produção industrial cresceu 2,2% em outubro, a décima taxa positiva consecutiva ante o mês an...

Veja mais
Metas de política industrial não serão cumpridas

As medidas tomadas pelo governo a partir de meados do ano para aumentar a oferta e reduzir o custo do crédito par...

Veja mais
Nível de confiança do varejo paulista recua 2%

O nível de confiança dos empresários e executivos do setor varejista paulistano caiu 2% em novembro...

Veja mais
Plano prevê ampliar volume de crédito para comércio em 20%

O setor de comércio tem conseguido maior visibilidade junto ao governo federal e deve ser beneficiado com maior v...

Veja mais
Empresas esquecem a eleição e investem

O "risco eleição", que costuma trazer incerteza à economia, foi colocado de lado no planejamento pa...

Veja mais
Crédito ao consumidor abrirá 2010 aquecido

O indicador da Serasa Experian sobre perspectiva do crédito para os consumidores registrou queda de 1,3% em outub...

Veja mais
Indústria demora mais para atender pedidos

Conjuntura: Pequenas lojas de construção ficam sem produtos e reposição demora até 40...

Veja mais
Brasil isenta produtos de 30 países

Medida será aplicada até 2010 e envolve os países mais pobres do mundo, mas é vista como a&c...

Veja mais
Inflação deve se acelerar em 2010, mas sem passar da meta

Nesta última semana de novembro, enquanto as projeções para inflação em 2009 tiveram ...

Veja mais