Coop adota Linux para modernizar sistemas de TI

Leia em 3min 10s

A Coop – Cooperativa de Consumo, instalou nas suas 26 unidades o software de frente de loja TP Linux. Fabricada pela alemã Wincor Nixdorf, a solução foi customizada e integrada com exclusividade pela Unisys, parceira da cooperativa há 14 anos.

 

Usuária fiel do software de frente de loja Calypso há mais de uma década, a Coop decidiu migrar para o TP Linux. "O TP Linux é muito mais fácil de implementar, apresenta mais vantagens e recursos de gestão", diz Francisco Ráo, gerente de Tecnologia da Informação da Coop.

 

A empresa fez um piloto com o sistema por dois e meio. Toda a parte de adaptação do software ao mercado varejista brasileiro, à legislação fiscal, implantação da NFe paulista e customizações para clientes ficou também sob a responsabilidade da Unisys.

 

O gerente de TI da Coop conta que para quem trabalha com os PDVs a principal mudança foi a rapidez na operação do equipamento, já que as interfaces com as lojas foram mantidas. Uma das grandes vantagens do TP Linux é a possibilidade de implementar um sofisticado módulo de promoções, por parametrização.

 

Francisco Ráo explica que por se tratar de uma cooperativa, a Coop não é agressiva em fazer promoções porque já tem por princípio cobrar preços justos. "Mas o mercado é agressivo e o nosso departamento comercial tem essa demanda", diz.

 

A Coop também desenvolveu em paralelo com o TP Linux um novo módulo de tesouraria, que inclui rotinas de fechamento de caixas, gestão e controle de recursos. O gerente relata que antes era necessário reprocessar os dados da frente de loja na hora de fechar o caixa e fazer a conferência das informações.

 

Agora o fechamento de caixa é mais ágil. Isso porque os dados de cada compra são transmitidos de maneira online, em tempo real, para a retaguarda. "Nossa infra-estrutura de captura de informações também está preparada para fazer o controle de estoque online conforme as aquisições são feitas", acrescenta Francisco Ráo.

 

A gestão remota é outra melhoria proporcionada pela nova ferramenta. O fechamento dos caixas no final do dia e preparo para o dia seguinte é feito em plataforma Web, de maneira mais fácil e rápida.

 

Francisco Ráo conta que os planos da cooperativa incluem a abertura de mais unidades até o final de 2008. “Nosso plano estratégico de crescimento é ambicioso. Precisamos da área de TI bem preparada para suportar nossa expansão", conclui o gerente de TI. Os valores do contrato não foram revelados.

 

Criada em 1954 por 292 funcionários da Rhodia, a Coop comemora neste ano 54 anos de fundação e possui atualmente mais de 1,4 milhão cooperados. Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop tem hoje 26 unidades de distribuição em operação sendo 24 no modelo tradicional: 17 no ABC Paulista, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, uma em Tatuí, uma em Piracicaba e uma em São Vicente, e duas Zapt Coop em Santo André, no formato loja de proximidade.

 

A Coop detém 25% de share na região do ABC, ocupa o 11º lugar no ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e fechou o ano de 2007 com fornecimento (faturamento) bruto de R$ 1.102,9 bilhão, representando em valores nominais uma variação positiva de 6,14% em relação a 2006, que teve fornecimento bruto de R$ 1.039,1 bilhão. Neste ano a previsão é fechar o faturamento com 10% de crescimento em relação a 2007.

 

Veículo: Convergência Digital


Veja também

O spead contábil é seguro?

É inegável que a adoção do sped contábil representa um grande avanço da Receit...

Veja mais
Nova regra fiscal impulsiona negócios de TI

Em pouco mais de três semanas, cerca de 15 mil empresas brasileiras começarão uma nova etapa em seu ...

Veja mais
Engenheiro exibe sistema de desidratação simples e econômico

Um grande tanque fabricado com chapas de aço inox, com um complexo sistema de engrenagens que varre toda a m&aacu...

Veja mais
Grupo Algar lança negócio de TI e agrega valor aos clientes

O grupo Algar, tradicional fornecedor de serviços de telecomunicações no interior de São Pau...

Veja mais
De olho nos custos

Em tempos de crise, a pressão pela redução de custos dentro das empresas passa por todos os departa...

Veja mais
Coop troca programa para agilizar as vendas

A Cooperativa de Consumo (Coop) trocou recentemente o seu software de frente de loja para buscar maior agilidade nos pro...

Veja mais
Lançado classificador de risco automatizado

O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) anunciou o lançamento de um serviço de classific...

Veja mais
Companhias mantêm compasso em TI

A despeito das incertezas provocadas pela crise econômica internacional, grandes compradores de tecnologia da info...

Veja mais
Varejo on-line deverá crescer 25% no Natal

O comércio eletrônico brasileiro parece ser um setor que passa quase que alheio à crise financeira i...

Veja mais