De olho nos custos

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Em tempos de crise, a pressão pela redução de custos dentro das empresas passa por todos os departamentos, e a TI não é exceção. Gilberto Caparica, diretor de Marketing da Cimcorp, fornecedora e integradora de produtos e serviços de TI com 20 anos de atuação no mercado, diz que "atualmente existe uma pressão clara para que a estrutura seja mais bem aproveitada, sem necessidade de grandes investimentos".

 

Opinião que é compartilhada por João Stankevicius, vice presidente de Tecnologia. "Nessa crise, muitas empresas estão segurando os investimentos, já que não podem diluir os custos. O grande desafio é a gestão da demanda dos negócios, e nós precisamos, além de identificar as necessidades de nossos clientes, também enxergar os seus clientes, para que o primeiro possa prover melhores serviços".

 

E como então ter uma TI de ponta, capaz de atender as necessidades dos usuários, seja uma meta financeiramente viável para as empresas? A estratégia da Cimcorp para auxiliar companhias de médio e grande porte é a ampliação do modelo Infra-estrutura como Serviço (IaaS), com a implantação de um centro de operações, também conhecido como NOC (Network Operation Center).

 

A Cimcorp investiu R$ 3,2 milhões na inauguração do centro de operações durante o primeiro semestre deste ano, e o modelo permite às grandes e, principalmente, médias empresas o acesso a ambientes completos e atualizados de TI, sem a necessidade de investimentos iniciais pesados.

 

No modelo IaaS todos os recursos tecnológicos são encapsulados como um serviço de TI e transformados em um investimento com pagamentos mensais. "Com IaaS é possível para as empresas pensarem em termos de serviços finais de TI necessários para a operação dos processos de negócios e não mais em recursos de infra-estrutura. O modelo também permite a preservação e a previsibilidade dos investimentos realizados em TI", diz Tadeu Fucci, presidente da Cimcorp.

 

"Sem falar que o modelo IaaS funciona totalmente alinhado com as melhores práticas de governança, propostas por ITIL e COBIT", segundo Stankevicius.

 

Serviços. O NOC amplia a atuação deste modelo de negócio, prestando três serviços específicos: monitoramento completo do ambiente de TI, estudo da capacidade do ambiente de TI e organização das informações sobre infra-estrutura de TI.

 

"O NOC permite monitorar remotamente a rede, o seu tráfego e sua capacidade, otimizando todos os processos de forma mais eficiente e com um custo menor", diz Caparica.

 

O monitoramento do ambiente de TI envolve a disponibilidade dos serviços e das redes, controle de todos os aplicativos e tráfego, além do suporte local e remoto. "Os custos de monitoramento são compartilhados, com a garantia de soluções de back up, conectividade e segurança de primeira linha, através de especialistas", diz Stankevicius.

 

O segundo serviço oferecido pelo NOC é o estudo da capacidade do ambiente de TI, também chamado de Capacity Planning, com o acompanhamento constante do consumo de recursos e desempenho dos aplicativos. Stankevicius ressalta que "este serviço em geral é usado por empresas que têm um grande parque de TI. Simulações permitem dimensionar o equipamento e software necessários para o negócio naquele momento e também prevendo o crescimento nos próximos anos, para que não haja uma compra superdimensionada ou até mesmo o contrário".

 


Integração. A partir da experiência da Cimcorp em projetos de integração de ambientes e práticas de consolidação e virtualização de servidores e storage, no centro de operações são feitas simulações que apontam um plano de capacidade para suportar o processamento dos dados, levando em consideração o aproveitamento da infra-estrutura já existente.

 

O terceiro serviço será baseado em CMDB (Configuration Management Database - Base de Dados para Gestão da Configuração), voltado para a organização das informações sobre infra-estrutura de TI, envolvendo plantas, layouts, configurações de sistemas, processos de negócio e usuários, entre outros.

 

"Podemos dizer que é um modelo de gerenciamento que consolida os dados provenientes de várias fontes e os transforma em informações confiáveis dentro do ambiente de TI, que servirão para apoiar as atividades diárias da companhia, como tarefas de planejamento. Além disso, com o CMDB Federado é possível associar a camada de infra-estrutura a cada processo de negócio suportado por ela", diz Stankevicius.

 

Outro serviço que contribui para a redução de custos oferecido pela empresa é o Ponto Informatizado, onde a Cimcorp disponibiliza estações de trabalho customizadas para o cliente, conforme a sua demanda.

 

"Nós entregamos tudo pronto, personalizado para cada funcionário", diz Caparica. "É realmente plug and play, com todos os processos monitorados pela Cimcorp, atualização de softwares, segurança, back up, suporte... As iniciativas de se comprar hardware isolado são cada vez mais raras e a procura por este tipo de solução tem sido grande. As empresas precisam atualizar seu parque de estações de trabalho sem imobilizar recursos".

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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