Diante do crescimento do número de adeptos ao comércio eletrônico (e-commerce) no País, empresas estrangeiras estão de olho no mercado. É o caso da japonesa Rakuten, que chegou ao Brasil em 2011 através da aquisição da provedora Ikeda para brigar com sites como Submarino e MercadoLivre através de um novo modelo de negócios para atrair varejistas. -
A empresa lançou o e-marketplace, que funciona como um shoppingon-line, onde os clientes podem adquirir produtos de diferentes marcas em apenas uma compra. A Rakuten, no entanto, não tem estoque próprio, e com isso oferece garantia de não-competitividade com as marcas, que podem ingressar no e-commerce com assessoria da empresa e um menor investimento na comparação com lojas virtuais próprias.
A empresa possui 230 contratos assinados e contas em operação neste modelo e 136 no de lojas próprias. Segundo o diretor de Marketing Alessandro Gil, o número de clientes deve superar 1.000 ainda em 2012. "O Brasil tem o melhor rendimento no primeiro ano de negócios entre os 14 países em que a rede já atua", declara ao DCI. Entre as marcas atendidas estão a importadora Mr. Man, a LePostiche e a Depósito de Meias São Jorge, que projeta registrar no e-commerce 40% do faturamento.
Veículo: DCI