A rede de varejo Magazine Luiza conseguiu não só atingir a meta de 10 mil lojas nas redes sociais como dobrar o número menos de um mês depois da estreia da iniciativa. De acordo com a empresa, em apenas uma semana do lançamento do Magazine Você para o público em geral, a meta de 10 mil lojas projetada para o final do ano foi alcançada em dois dias e duplicada em uma semana. -
"O projeto foi recebido com muita empolgação, por seu pioneirismo e por ser visto como uma oportunidade de renda extra para as famílias, usando apenas redes sociais e indicações de amigos. A aderência à plataforma foi muito acima das nossas expectativas", afirmou o diretor de Vendas e Marketing do Magazine Luiza, Frederico Trajano.
O Magazine Você foi criado em 22 de agosto de 2011 e permite ao usuário de redes sociais ter uma loja da varejista no Orkut e/ou Facebook com até 60 itens do comércio eletrônico do Magazine Luiza. Os "donos" das lojas podem ganhar comissões de 2,5% a 4,5%, dependendo da categoria de produtos. Inicialmente, apenas familiares de funcionários da rede poderiam se tornar divulgadores e, nesta primeira fase, foram abertas mil lojas. No último dia 26, a rede ampliou o projeto para o público em geral. Toda a operação fica por conta do Magazine Luiza, que garante a segurança máxima dos dados de pagamento, sigilo das informações e entrega.
A iniciativa da varejista vai ao encontro da tendência mundial de atrair e fidelizar clientes por meio do uso de ferramentas on-line. Os empresários que querem manter as vendas aquecidas devem estar atentos a essa maior necessidade que o consumidor tem em usar os ambientes virtuais para procurar produtos e serviços. Isso não faz com que as lojas físicas sejam esquecidas, há a necessidade de se preocupar sempre com capital humano e no bom atendimento, como explicou Maurício Morgado, especialista em varejo da Fundação Getulio Vargas, em encontro sobre o setor em São Paulo.
"As mídias sociais são fundamentais para incrementar as vendas, pois só no ano passado, o e-commerce faturou R$ 20 bilhões e mais de 37% da população já realizaram ao menos uma compra pela Internet. Mas o capital humano também é responsável pela fidelização do cliente e, por consequência, pelo incremento de vendas das redes", diz. Ainda segundo Morgado, que apurou todos esses dados em feira ocorrida em Nova York, a previsão é que essas iniciativas tornem-se fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Veículo: DCI