Nescau: bebidas virão sem tampa a partir deste mês

Leia em 3min

Nestlé abandona mais um item em ofensiva contra o plástico em todos os produtos vendidos em garrafinhas pet

 

Depois de se comprometer a eliminar os canudos, a Nescau, marca da multinacional de alimentos Nestlé, decidiu atacar o plástico novamente. Desta vez, o alvo são as tampas das garrafas pet. A empresa afirmou que irá eliminar as tampas plásticas de todos os produtos que vêm em garrafinhas a partir deste mês.

 

As bebidas prontas incluem todo o portfólio de Nescau, além dos produtos das linhas Nescafé, Neston e Alpino. Com a nova meta, a empresa planeja evitar o descarte de 150 toneladas de plástico, que fabricam mais de 35 milhões de tampas anualmente.

 

Sem as tampas, a solução encontrada pela empresa foi desenvolver uma tecnologia “abre fácil”, uma abertura também em material pet que encolhe ao receber ar quente, ganhando formato e substutuindo a função da tampa, vedando a entrada de ar.

 

No longo prazo, a ação deve servir de estímulo para que a empresa cumpra com a meta global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Hoje, 95% das embalagens de Nescau, por exemplo, já são recicláveis.

 

Aplicar essas mudanças em Nescau é algo significativo para a empresa suíça. Afinal, a linha de produtos já é presente em cerca de 65% dos lares brasileiros, segundo a Nestlé. “A retirada das tampinhas, além de reduzir a quantidade de plástico, é uma maneira que encontramos de facilitar a cadeia, que deixa de se preocupar com tampinhas descartadas de forma incorreta”, conta Daniele Micheski Mendonça, gerente de marketing de bebidas prontas da Nestlé.

 

As tampinhas, porém, não são a primeira ofensiva da Nescau contra o plástico. Em 2020, a empresa lançou uma bebida orgânica que dispensa o uso de tampas plásticas em sua embalagem. Pouco tempo depois, decidiu abolir os canudos.

 

A jornada de sustentabilidade da Nestlé

No caso da Nestlé, o comprometimento com a extinção do plástico começou em 2019, quando anunciou a pretensão de abolir, gradualmente, os canudos plásticos das caixinhas de Nescau. Um ano depois, a empresa se comprometeu a substituir totalmente os canudos de plástico da linha por opções de papel a partir de dezembro de 2020.

 

Fora as ações envolvendo a substituição do plástico e design de embalagens, a empresa cultiva um histórico de esforços e parcerias com instituições de impacto socioambiental. No último ano, a Nestlé se envolveu com a TerraCycle, startup de economia circular, para implementar processos de coleta inteligente para as embalagens da linha Ninho. Com a parceria, consumidores e cooperativas podem receber recompensas, que posteriormente são convertidas em doações a entidades sem fins lucrativos, ao enviar embalagens e sachês para a TerraCycle.

 

A Nestlé também mantém, em parceria com o Projeto Tamar, ações de conscientização ambiental sobre descarte de materiais. A intenção é ter um papel ativo na economia circular, pensando a sustentabilidade para além das fábricas, mas atuando na ponta, com a coleta e reuso de materiais.

 

No último ano, a empresa também deixou de aplicar filme plástico externo em caixas de bombom. Com essa mudança, a companhia deixa de usar mais de 450 toneladas por ano em plástico, mais de 600.000 tampas anualmente, segundo a empresa.

 

Fonte: Exame


Veja também

JBS vai investir U$ 1 bi em sustentabilidade

CEO da companhia afirma que é possível produzir mais e reduzir o impacto ambiental ao mesmo tempo   ...

Veja mais
Unilever vai premiar cliente que reciclar embalagem

O projeto de economia circular funciona por um sistema de acúmulo de pontos com trocas nos locais coleta   ...

Veja mais
PepsiCo lança plataforma de sustentabilidade para toda cadeia

A transformação estratégica de ponta a ponta Pep+ prevê três pilares para sua ado&ccedi...

Veja mais
Reckitt e WWF se unem com ações para sustentabilidade do planeta

Multinacional vai doar R$ 74 mi para preservar habitats de água doce na Amazônia e na Índia   ...

Veja mais
Pandemia acelera consumo de embalagem preferida dos brasileiros

O uso individual do produto disparou no primeiro semestre segundo entidade do setor   A latinha de alumíni...

Veja mais
Ser sustentável é imprescindível

Estudo da EY-Parthenon detalha como anda o cliente neste segundo ano de pandemia   Resultado de um estudo que com...

Veja mais
Tetra Pak ativa economia circular com baixo carbono

Em cinco anos, empresa dobrou taxa de reciclagem de suas embalagens no Brasil e deve zerar as emissões de g&aacut...

Veja mais
Fungo, a fibra que faltava

Produtos plant based ganham um novo capítulo com alimentos não processados e mais sustentáveis &nb...

Veja mais
Supermercados lideram uso de energia limpa no varejo brasileiro

Sete a cada dez instalações fotovoltaicas ocorrem no setor que desembolsa anualmente R$ 3 bi   O vo...

Veja mais