Os sites que ajudam o seu negócio

Leia em 2min 40s

Antes e depois de montar a empresa, endereços específicos auxiliam nos procedimentos. A atualização é sempre necessária, dizem os especialistas.
 


A internet se tornou instrumento fundamental para o empreendedor no País. Por meio da web, pode-se obter informações valiosas sobre como abrir o próprio negócio, conferir oportunidades regionais e saber o que deve ser melhorado na gestão e no marketing, ainda no primeiro ano. É possível ler até estudos exclusivos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre planos de negócios e conhecer as redes de franquias em expansão no mercado.

 

Tudo depende, porém, das fontes que o empreendedor vai consultar na internet. Para ajudá-lo nesta navegação, o Diário do Comércio colheu sugestões de especialistas do mundo dos negócios – o economista Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGVcenn), Rene José Rodrigues Fernandes e a consultora de negócios Ana Vecchi, da Vecchi & Ancona  Estratégia e Gestão.

 

"Hoje, a internet oferece ao empreendedor uma  primeira 'varrida' de informação, a busca inicial, mas é preciso depois estudar o negócio de maneira detalhada, visitar os locais comerciais e manter contato direto com as pessoas envolvidas no projeto", disse o economista Marcel Solimeo, alertando para os limites da internet. Solimeo destacou os sites do Sebrae nacional e os estaduais de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná, como bons instrumentos a favor do empreendedor.

 

O economista também recomenda o site da organização não governamental Endeavor, que traz inúmeras informações sobre o assunto e oferece até aulas por meio de vídeos. "O site da Endeavor é muito bom. Todos os anos apresenta pesquisa sobre o perfil dos empreendedores", acrescentou Solimeo.

 

Ele observou que o empresário, mesmo depois de abrir um negócio, deve continuar a fazer suas pesquisas na internet. Nesta nova fase, a atenção deve estar concentrada nas entidades representativas de seu setor. "Se o empreendedor abriu um mercadinho, deve visitar o portal da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) para ter informações importantes", disse Solimeo.

 

O coordenador de projetos do FGVcenn de São Paulo, Rene José Rodrigues Fernandes, também citou o site da Endeavor  e acrescentou o Startupi.com.br e o internacional TechCrunch. Sobre esse endereço, explicou que "é um blog para quem quer estar atualizado sobre o que acontece em empreendedorismo e venture capital no Vale do Silício, na Califórnia".

 

Fernandes incluiu em sua relação o site do Centro de Empreendedorismo. "Lá está disponível, por exemplo, um roteiro para fazer planos de negócios de autoria do professor Marcelo Aidar."

 

A consultora de negócios Ana Vecchi indicou sites que normalmente ficam de fora das grandes listas. Ela citou o do banco Santander, que aborda discussões sobre empreendedorismo e ajuda o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas micro, pequenas e médias empresas. "Tudo por meio da visão de negócios de uma instituição financeira", destacou.

 

Ela recomendou também o portal HSM e o americano entrepreneur.com, que é uma referência nos Estados Unidos. "Nesse site, o empreendedor pode avaliar o que está surgindo de diferente nos Estados Unidos e procurar saber o que pode ser adaptado no Brasil, em termos de processos e estratégias."
 

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Evento SAP discute os rumos do varejo no mundo

Por Roberto Carlessi  A SAP apresentou hoje, em São Paulo, a segunda edição do evento Des...

Veja mais
Vendas do setor acumulam alta de 5,50% nos quatro primeiros meses deste ano

A Abras – Associação Brasileira de Supermercados divulgou hoje,(25/05), em entrevista à impre...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 13,60%

Alta ocorreu no mês de abril, em comparação ao mesmo mês de 2010. Índice de Volume apre...

Veja mais
Para a Nielsen, preço ainda influencia consumo no País

O perfil do consumo de alimentos no Brasil está mudando. Pesquisa da Nielsen confirma que os hipermercados, com s...

Veja mais
Varejo otimista com Cadastro Positivo

Para líderes de entidades ligadas ao comércio, a iniciativa permitirá reduzir a inadimplência...

Veja mais
Exclusivo: Estudo da GfK revela o pequeno varejo no País

Por Marlucy Lukianocenko A GfK Brasil apresentou nesta manhã (18/05), em São Paulo, para uma plateia ...

Veja mais
Abras e Faap realizam curso

A Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Fundação Armando Álvares ...

Veja mais
Campanha em lojas irá conscientizar consumidor sobre o teor de sal dos alimentos

Menos sal. Sua saúde agradece! Esse é o tema da campanha de conscientização do consumidor pa...

Veja mais
Importados absorvem dois terços do aumento do consumo brasileiro, revela Fiesp

Levantamento divulgado trimestralmente pela Federação aponta viés anti-exportador e taxa de importa...

Veja mais