Campanha em lojas irá conscientizar consumidor sobre o teor de sal dos alimentos

Leia em 3min 30s

Logosal


Menos sal. Sua saúde agradece! Esse é o tema da campanha de conscientização do consumidor para os riscos que uso do sal em excesso pode causar à saúde, que a Abras – Associação Brasileira de Supermercados lança em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha deve ter início em junho, em Brasília, no Distrito Federal, como projeto piloto e, depois, ser estendida aos demais Estados.

 


De acordo com dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal é de 12 gramas e o recomendado é de apenas 5 gramas.


“Vamos orientar o consumidor a prestar atenção na quantidade de sal dos alimentos, visando reduzir o consumo diário de sal para prevenir doenças. Nosso setor está atento à qualidade de vida do consumidor e continua apoiando ações de prevenção à saúde e promoção à qualidade de vida realizadas pelo Governo”, diz o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, responsável pela área institucional da entidade.

Fotosal2O diretor-presidente da Anvisa, dr. Dirceu Barbano, parabenizou a Abras pela criação da campanha. “A Abras é sempre protagonista. Já estamos acostumados a contar com o apoio da entidade, fundamental para que iniciativas como essa, de redução do consumo de sal, tragam resultados”, disse. “É muito importante ações como essa, que dá início à nossa comunicação de prevenção de risco de doenças”, complementou a dra. Maria Cecília Martins Brito, diretora da Anvisa.


Para a divulgação da campanha nos pontos de vendas a Abras desenvolveu diversos materiais orientativos como adesivos de chão e esteira, banners, cartazes, faixas de gôndolas, folders. Estão previstos também a criação de hotsite da campanha, utilização de meios eletrônicos como spots nas rádios internas dos estabelecimentos e display nos check-outs.


Os supermercados que aderirem à campanha receberão selo da campanha e suas ações serão divulgadas na Revista SuperHiper e no Portal Abras .


Todo o planejamento da campanha foi realizado em reuniões na sede da Abras, em São Paulo, que foram comandadas pela gerência geral de Alimentos da Anvisa, representada pelas dras. Denise de Oliveira Resende e Elisabete Gonçalves Dutra.


Também participaram do processo de construção da campanha representantes da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Grupo Pão de Açúcar, Conselho Federal de Nutrição, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA-Ital), Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), Apas (Associação Paulista de Supermercados), Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), Aberc (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas), Abaga (Associação Brasileira de Alta Gastronomia), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), Coop (Cooperativa de Consumo) e CNI/Senai.


A iniciativa de reduzir o consumo diário de sal para 5 gramas, conforme preconizados pela Organização Mundial da Saúde, contará também com ações desenvolvidas pela Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), que já está orientando a indústria alimentícia para redução do teor de sódio dos alimentos, um processo que demanda muita pesquisa, pois o sal é um importante componente dos alimentos processados, para conservação e sabor.


Outros setores, como de padarias, fast-foods, farmácias (associadas ao CAF - Comitê Abras de Farmácia) e restaurantes, também propagarão a campanha,  criada pela Abras, com as adaptações necessárias a cada público-alvo.


Fotosal1
Na foto, o vice-presidente da Abras,  Márcio Milan; a diretora da Associação Brasileira de Alimentos (Abia), Amanda Poldi; o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano; a diretora do órgão dra. Maria Cecília Martins Brito;  o presidente da Associação Brasileira de Padarias (Abip), Antero José Pereira;  e o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, na reunião realizada em 16 de maio, na sede da Abras, em São Paulo.

 

Fonte: Redação Portal Abras

 

 

 

 

 


Veja também

Importados absorvem dois terços do aumento do consumo brasileiro, revela Fiesp

Levantamento divulgado trimestralmente pela Federação aponta viés anti-exportador e taxa de importa...

Veja mais
Abras e Faap oferecem curso para supermercadistas

Inscrições já estão abertas e aulas começam em julho O setor supermercadista deve en...

Veja mais
MDS e Abras: reunião discute apoio ao plano de combate à pobreza

A Abras organizou uma reunião com lideranças do setor em todo o Brasil com a ministra de Desenvolvimento S...

Veja mais
Abras lança cartilha sobre seguros para supermercadistas

A maioria das pessoas só procura fazer seguros quando o imprevisto já aconteceu. Pensando nisso, a Abras p...

Veja mais
Sussumu Honda propõe adoção da unidade de valor nos supermercados de todo o Brasil

O presidente da Abras propôs ontem, 9 de maio, na abertura Apas 2011 que os supermercados adotem na precifica&cced...

Veja mais
Gôndola social

Em reunião ontem com dirigentes da Associação Brasileira de Supermercados, em São Paulo, a m...

Veja mais
Abras incentiva projetos de etiquetas eletrônicas

O Presidente da Abras, Sussumu Honda, defendeu na tarde de ontem (9/5), a redução de impostos para que o s...

Veja mais
Metade das famílias gasta mais do que ganha

Pela primeira vez desde 2005, os gastos básicos das famílias brasileiras superaram a renda obtida, segundo...

Veja mais
Supermercados regionais crescem mais rápido no sul

Enquanto os supermercados esperam um aumento de 4,2% nas vendas deste ano, segundo dados divulgados ontem pela Associa&c...

Veja mais