Importados absorvem dois terços do aumento do consumo brasileiro, revela Fiesp

Leia em 3min

Levantamento divulgado trimestralmente pela Federação aponta viés anti-exportador e taxa de importação acelerada


A produção industrial brasileira e as vendas no varejo seguiram a tendência de alta no 1º trimestre deste ano, mas um levantamento da Fiesp revela que o consumidor está gastando mais na compra de importados. A indústria nacional aproveitou apenas um terço (35,9%) do crescimento de 4% do consumo aparente, sobre o primeiro trimestre de 2010, enquanto os produtos estrangeiros captaram 64,1% do mercado interno.

Os Coeficientes de Exportação e Importação (CEI) da Fiesp foram divulgados nesta segunda-feira (9). Os dados são calculados trimestralmente pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da entidade.

“Vemos um mercado interno robusto, mas não é a produção brasileira que está se beneficiando disso”, avaliou Roberto Giannetti da Fonseca, diretor-titular do Derex. “Para reverter esse quadro precisamos de medidas macroeconômicas, como uma política industrial competitiva, e estímulos à reação dos empresários”, observou.

Coeficientes
O coeficiente de exportação da indústria, que representa o volume total exportado sobre a produção, subiu 0,4 ponto percentual (de 17,1% para 17,5%) nos três primeiros meses do ano sobre o mesmo período de 2010, o que mantém o índice bem abaixo do patamar histórico para os primeiros trimestres – em torno de 21% em 2007. “O aumento ainda é tímido, com um viés anti-exportador”, concluiu Giannetti.

Já no coeficiente de importação da indústria, o avanço de 1,7 p.p. nesse mesmo período (de 19,9% para 21,6%) contribuiu para sustentar o índice em nível acima da média histórica, que gira em torno de 18%. Segundo Giannetti, a progressão acelerada desse coeficiente nos últimos dois anos caracteriza um processo de desindustrialização no Brasil.

“A desindustrialização ocorre quando há substituição da produção interna pela importada, e isso tem acontecido no Brasil de forma mais acelerada que em outros países”, avaliou. “A perda de competitividade da indústria é sistêmica, porque nesse processo o empresário deixa de investir e pode ficar defasado lá na frente. É preciso romper a inércia”, frisou.

Pela primeira vez o levantamento fez um recorte para a indústria de transformação, que exclui a extrativa, e o cenário para o setor é mais modesto ainda em exportação. O coeficiente do volume exportado sobre o produzido obteve o segundo pior resultado da série (14,7%), considerando primeiros trimestres. Houve alta de 0,7 p.p. em relação ao acumulado de janeiro a março de 2010, mas o índice ficou 1,2 p.p. abaixo do registrado no último trimestre do ano passado.

Já a taxa de importados sobre o consumo aparente é semelhante à da indústria geral (20,4%). Se comparada ao movimento da exportação, subiu mais em relação ao 1° trimestre de 2010 (1,8 p.p.) e caiu menos sobre os últimos três meses do ano passado (0,8 p.p.).

Setores
Em exportação, 16 dos 33 setores analisados pela pesquisa estão retomando o patamar pré-crise. Os principais são ferro-gusa e ferroligas (51,5%), máquinas para agricultura (33,3%) e siderurgia (20,5%). Já segmentos como o de aeronaves (32,8%), calçados (18,8%) e produtos de madeira (22,2%) ainda não retomaram o ritmo anterior à crise financeira de 2008.

A maioria dos setores (26) continua apresentando alta no coeficiente de importação. Os principais são máquinas, aparelhos e materiais elétricos (33,5%), produtos de couro (30,7%) e máquinas industriais 49,2%. A metalurgia de matais não-ferrosos (31,8%), a fabricação de aeronaves (38,2%) e de equipamentos médico-hospitalares (60,8%) são três dos seis setores que estabilizaram ou diminuíram o coeficiente de importação.

Fonte: Fiesp/ Redação Portal Abras


Veja também

Abras e Faap oferecem curso para supermercadistas

Inscrições já estão abertas e aulas começam em julho O setor supermercadista deve en...

Veja mais
MDS e Abras: reunião discute apoio ao plano de combate à pobreza

A Abras organizou uma reunião com lideranças do setor em todo o Brasil com a ministra de Desenvolvimento S...

Veja mais
Abras lança cartilha sobre seguros para supermercadistas

A maioria das pessoas só procura fazer seguros quando o imprevisto já aconteceu. Pensando nisso, a Abras p...

Veja mais
Sussumu Honda propõe adoção da unidade de valor nos supermercados de todo o Brasil

O presidente da Abras propôs ontem, 9 de maio, na abertura Apas 2011 que os supermercados adotem na precifica&cced...

Veja mais
Gôndola social

Em reunião ontem com dirigentes da Associação Brasileira de Supermercados, em São Paulo, a m...

Veja mais
Abras incentiva projetos de etiquetas eletrônicas

O Presidente da Abras, Sussumu Honda, defendeu na tarde de ontem (9/5), a redução de impostos para que o s...

Veja mais
Metade das famílias gasta mais do que ganha

Pela primeira vez desde 2005, os gastos básicos das famílias brasileiras superaram a renda obtida, segundo...

Veja mais
Supermercados regionais crescem mais rápido no sul

Enquanto os supermercados esperam um aumento de 4,2% nas vendas deste ano, segundo dados divulgados ontem pela Associa&c...

Veja mais
Setor supermercadista discute inovação

O tema será debatido na feira Apas 2011, realizada em São Paulo, que terá foco no pequeno varejo. ...

Veja mais