Exclusivo: Estudo da GfK revela o pequeno varejo no País

Leia em 1min 20s

Por Marlucy Lukianocenko

 

A GfK Brasil apresentou nesta manhã (18/05), em São Paulo, para uma plateia de mais de 100 fornecedores da indústria, a pesquisa “Mercado de Vizinhança”, realizada durante os meses de março e abril deste ano em lojas de 1 a 4 check-outs espalhadas pelo País. O objetivo do estudo é retratar com profundidade o universo das lojas de pequeno varejo, mostrando desde o perfil do proprietário e do comprador desse canal até a estrutura dos pontos de venda, quanto faturam, de quem compram, que preços praticam, mix, formas de pagamento, oferta de serviços, etc.

 

Dentre os principais destaques, a partir dos dados coletados verificou-se a importância que esse perfil de loja vem conquistando no País, a tendência de continuidade do crescimento por conta da economia atual e dos novos hábitos dos consumidores na busca pela conveniência. “A pesquisa também mostra a influência que o cliente tem na tomada de decisões desse canal de compras, entre outras percepções”, disse o diretor de relacionamento da GfK, Marco Aurélio de Lima.

 

Após a apresentação, houve um debate com a participação do coordenador do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), prof. Ricardo Pastore, do diretor de canal indireto da Unilever, Marcos Diniz, do gerente da Fundação Abras e coordenador do Comitê Abras de Redes e Associações de Negócios (Cran), Marcos Manéa e de Marco Aurélio, da GfK. Eles abordaram os desafios tanto para o pequeno supermercadista quanto para fornecedores, partindo da precificação, formação de mix, relacionamento entre ambos, etc.

 

Todos os dados da pesquisa serão publicados com exclusividade na edição de Junho de SuperHiper. Não perca!

 

Fonte: Redação Revista SuperHiper


Veja também

Abras e Faap realizam curso

A Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Fundação Armando Álvares ...

Veja mais
Campanha em lojas irá conscientizar consumidor sobre o teor de sal dos alimentos

Menos sal. Sua saúde agradece! Esse é o tema da campanha de conscientização do consumidor pa...

Veja mais
Importados absorvem dois terços do aumento do consumo brasileiro, revela Fiesp

Levantamento divulgado trimestralmente pela Federação aponta viés anti-exportador e taxa de importa...

Veja mais
Abras e Faap oferecem curso para supermercadistas

Inscrições já estão abertas e aulas começam em julhoO setor supermercadista deve enfr...

Veja mais
MDS e Abras: reunião discute apoio ao plano de combate à pobreza

A Abras organizou uma reunião com lideranças do setor em todo o Brasil com a ministra de Desenvolvimento S...

Veja mais
Abras lança cartilha sobre seguros para supermercadistas

A maioria das pessoas só procura fazer seguros quando o imprevisto já aconteceu. Pensando nisso, a Abras p...

Veja mais
Sussumu Honda propõe adoção da unidade de valor nos supermercados de todo o Brasil

O presidente da Abras propôs ontem, 9 de maio, na abertura Apas 2011 que os supermercados adotem na precifica&cced...

Veja mais
Gôndola social

Em reunião ontem com dirigentes da Associação Brasileira de Supermercados, em São Paulo, a m...

Veja mais
Abras incentiva projetos de etiquetas eletrônicas

O Presidente da Abras, Sussumu Honda, defendeu na tarde de ontem (9/5), a redução de impostos para que o s...

Veja mais