Carf debate em seminário temas do contencioso tributário fiscal

Leia em 3min

 

Secretário executivo mostra que o Ministério da Economia vem reduzindo o estoque regulatório, visando incentivar o investimento no país

 

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf – realizou a 7ª edição do Seminário Carf de Direito Tributário e Aduaneiro. O principal objetivo foi debater temas do contencioso tributário fiscal. O encontro contou com a participação de professores-doutores de universidades brasileiras; magistrados federais e autoridades fazendárias. O evento, ocorrido na terça feira, 28/9, em formato virtual, teve transmissão via internet pelo canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no You Tube.

 

O painel de abertura teve a participação do secretário executivo do Ministério da Economia (ME), Marcelo Pacheco dos Guaranys; da presidente do Carf, Adriana Gomes Rêgo; da vice-presidente do Carf, Rita Eliza Reis da Costa Bacchieri; do secretário especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto; do procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano de Alencar; e da representante do Fórum das Confederações e Entidades que apoiam o evento, Dirlene Padilha, sob a intermediação do jornalista Vicente Nunes.

 

Para o secretário executivo Marcelo Guaranys, os números e os temas tratados no seminário demonstram os resultados positivos trazidos pelo Carf para toda sociedade. Ele lembrou que o Ministério da Economia vem se dedicando a revisar o estoque regulatório. O Brasil tem um estoque regulatório elevado e o trabalho que está sendo realizado tem a finalidade de simplificar e incentivar o investimento no país, para, assim melhorar a vida de todos.

 

A presidente do Conselho, Adriana Rêgo, ressaltou que quem acompanha o Carf está vendo o grande esforço que a entidade vem fazendo para julgar tudo que foi indicado e pautado até dezembro deste ano. Segundo ela, em 2022 é esperado que as turmas da Câmara Superior de Recursos Fiscais – CSRF – entrem no fluxo. Isso significa que o contribuinte terá sua decisão ao longo do mesmo ano que o recurso entrar para sorteio.

 

A presidente também destacou os avanços do órgão com o uso da tecnologia de informação, e informou que a diretriz para o próximo ano é a realização de sorteios de processos de maior valor, correspondentes a 5 mil processos, que somam R$ 750 bilhões.

 

O secretário da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, chamou a atenção para algumas ações que o órgão tem feito no sentido de diminuir o passivo tributário na primeira instância, entre elas a promoção da conformidade tributária usando o incremento do grau de compliance e o programa Confia, que tem por objetivo incentivar e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias.

Ricardo Soriano de Alencar, da Fazenda Nacional, ressaltou a diminuição do estoque do Carf e do tempo de julgamento como fruto de muito esforço de toda a equipe do órgão.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux abriu o primeiro painel do seminário, com o tema Transformação Digital do Poder Judiciário, e foi claro ao destacar que diante de tantos desafios que o mundo teve de enfrentar com essa devastadora pandemia, a maior qualidade do ser humano é o poder de melhor adaptar-se às mudanças. Lembrou que há no mundo mais pessoas com acesso à internet e que o Judiciário brasileiro, em sua gestão, prioriza o desenvolvimento da Justiça 4.0 e o acesso à Justiça digital como forma de permitir a aproximação com o cidadão.

 

Fonte: Ministério da Economia – 01/10/2021

 

 


Veja também

Empresa não precisa pagar salários de funcionária que teve auxílio-doença negado

Por não constatar irregularidades na conduta do empregador, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1...

Veja mais
DECISÃO: TRF1 decide que não há má-fé na aquisição de imóvel em cuja matrícula não consta averbação de penhora para garantir dívida

  Acompanhando o voto do relator, desembargador federal Souza Prudente, a 5ª Turma do Tribunal Regional Feder...

Veja mais
Operações do Pix à noite terão limite de R$ 1 mil a partir de hoje

  Medida vale entre as 20h e as 6h   A partir de hoje (4), as transferências e pagamentos f...

Veja mais
Presidente do STF derruba decisão contrária ao passaporte de vacinação no Rio de Janeiro

  Para o ministro Luiz Fux, a Prefeitura do Rio de Janeiro, conforme os precedentes do STF, tem poder para estabel...

Veja mais
STF prorroga resolução sobre medidas preventivas contra Covid-19

Diante da necessidade de manutenção das medidas e da eficácia de sua implementação, a...

Veja mais
Projeto cria programa de conciliação para controvérsias relativas a relações de consumo

Programa será implantado com as atuais estruturas dos órgãos envolvidos   O Projeto de Lei 1...

Veja mais
Câmara aprova projeto que regulamenta uso da inteligência artificial

Caberá à União legislar e editar normas sobre o tema   A Câmara dos Deputados aprovou ...

Veja mais
Multa aplicada pela Anvisa não está sujeita aos efeitos da recuperação judicial, decide Terceira Turma

  A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento no sentido de que as multas ad...

Veja mais
Brasil tem recorde de empresas abertas no segundo quadrimestre do ano

  Mapa de Empresas aponta que 1,4 milhão de novos negócios foram iniciados de maio a agosto de 2021;...

Veja mais