Taeq, versão "chique" das marcas próprias

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Claudia Facchini

 


A marca Taeq, lançada pelo Grupo Pão de Açúcar em 2006, não consegue gerar vendas tão grandes quanto as suas irmãs - as marcas "de bandeira" da varejista, como Extra e Pão de Açúcar- , mas já ganhou status de celebridade. "A Taeq é uma das marcas mais bem-sucedidas do grupo em termos qualitativos", diz Isadora Sbrissa de Campos, que assumiu há um mês a gerência da marca no Brasil após trabalhar na França por um ano na divisão de marca própria do Casino, sócio do Pão de Açúcar. 

 

O sucesso da Taeq é uma conquista para a rede brasileira de supermercados, que já perdeu muito dinheiro no passado com outras marcas, como a Amélia, sua antiga loja virtual. Agora, o bom desempenho da Taeq encoraja até mesmo o Pão de Açúcar a reforçar sua aposta nas chamadas marcas próprias "transversais", vendidas em todas as bandeiras. A varejista deu início a um processo de enxugamento de suas marcas com o objetivo de aproveitar ao máximo os investimentos em marketing. As marcas "de bandeira", por exemplo, devem ser trocadas por Qualitá. 

 

A Taeq, porém, é uma marca própria diferente, que não tem a obrigação de ser mais barata do que a marca líder no seu segmento. A Taeq é uma marca conceitual, que espelha a imagem que o Grupo Pão de Açúcar busca para si mesmo. Seus atributos remetem a bem-estar, saúde, natureza e qualidade de vida. 

 

Nesta semana, a Taeq dá mais um importante passo: ela terá sua própria linha de beleza, com 30 itens. Será o quinto pilar da marca, ao lado das linhas de produtos orgânicos, nutrição, casa e esporte. A comparação com a Natura é inevitável. A linguagem de marketing adotada pela Taeq é visivelmente semelhante à empregada pela marca brasileira mais famosa de cosméticos. "Nos inspiramos na Natura tanto quanto a Natura se inspira na L'Occitane. Há uma tendência global que é seguida por todas as marcas", diz Isadora. 

 

Para desenvolver os produtos, a empresa investiu R$ 1,5 milhão nos últimos dois anos - até o fim de 2008 serão R$ 10 milhões investidos na Taeq. Serão lançados produtos de banho (sabonetes, xampus e condicionadores, óleos de banho, manteiga hidratante e geléia) e pós-banho. E as formulações trazem ingredientes exóticos, como extrato de bambu com ginseng, tangerina com canela-do-ceilão, hortelã-pimenta e lima-da-pérsia com sândalo e lavanda com manjericão. Os fornecedores da Taeq também são bem mais requintados. Para desenvolver as fragrâncias da linha de beleza, o grupo contratou a Firmenich, que tem entre seus clientes nomes como Chanel. 

 


Veículo: Valor Econômico


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