Alimentos preparados podem ser chave para expansão dos supermercados

Leia em 1min 10s

Estudo mostra estagnação nas vendas em várias categorias, mas oportunidades para quem oferecer conveniência aos clientes

 

Por Renato Muller

 

A maioria dos consumidores americanos aumentou suas compras de alimentos preparados em supermercados, em um sinal de substituição das visitas a operadores de foodservice e uma oportunidade extra de expansão para quem conseguir aliar preços baixos e oferta de conveniência para os consumidores.

 

De acordo com a edição 2023 do estudo Supermarket News Fresh Food Trends Survey, as famílias têm procurado comprar mais itens prontos, respondendo à necessidade de encontrar tempo no cotidiano para todas as suas atividades. Segundo o estudo, 65% dos varejistas pretendem aumentar o sortimento de alimentos preparados nos próximos 12 meses para atender à demanda e 46% vão ampliar o espaço nas lojas destinado a esses itens.

 

“A demanda por soluções rápidas de alimentação está muito alta”, disse Jennifer Barthasus, analista sênior da Bloomberg Intelligence. “Acreditamos haver uma demanda sustentável por alimentos preparados no futuro, pois essa é uma categoria que responde à necessidade de conveniência, mas também traz uma satisfação parecida com a de preparar uma refeição do zero”, comenta.

 

Segundo o estudo, 20% dos varejistas tiveram queda nas vendas nas categorias de padaria, açougue, frutos de mar e outras que se localizam no perímetro das lojas – em 2022, esse índice era de apenas 4%. Mas 65% (um índice semelhante ao do ano passado) projetam expansão nas vendas nessas categorias nos próximos 12 meses.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Pesquisa aponta crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos no Brasil em 2023

A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos com destauqe para o Nordeste; Supermercado &eacu...

Veja mais
Dia dos Namorados + Festas Juninas = vendas em alta!

Namorados movimentaram o varejo físico e digital enquanto as Festas Juninas impulsionam as vendas no setor de sup...

Veja mais
Tendências do marketing de influência e conexão com performance digital

Relatório explora a Creator Economy e como os diferentes perfis de influenciadores se encaixam com as etapas da j...

Veja mais
Amor e economia: como o cashback pode conquistar consumidores no Dia dos Namorados

A tática auxilia no aumento do ticket médio das vendas, especialmente em datas comemorativas como hoje, e ...

Veja mais
Festas juninas podem ter aumento de até 20% nas vendas de produtos sazonais

Itens mais vendidos são os usados em receitas tradicionais; supermercados se preparam com estoque, preços ...

Veja mais
“São João” aquece o setor de comércio e serviços

Sabendo do potencial da data, confira dicas de especialista para alavancar as vendas no período   As festa...

Veja mais
Rotulagem de alimentos contendo cereais já está em vigor

Regra, que entrou em vigor dia 22 de abril, identifica e classifica um alimento à base de cereais como integral; ...

Veja mais
Megamidia Group contrata Celso Ferreira como VP Comercial e Trade

Com grande conhecimento no setor, executivo fez parte de grandes empresas do varejo como GPA, Supermercados Lopes, Rold&...

Veja mais
Condições econômicas moldam o comportamento dos consumidores em 2023

Estudo avalia que os shoppers estão dispostos a negociar preços, optar por marcas próprias e gastar...

Veja mais