Dia dos Namorados + Festas Juninas = vendas em alta!

Leia em 2min 30s

Namorados movimentaram o varejo físico e digital enquanto as Festas Juninas impulsionam as vendas no setor de supermercados com expectativa de crescimento de até 15%


O Dia dos Namorados movimentou o varejo digital alguns dias antes da data comemorativa e também teve reflexos em lojas físicas com as conhecidas compras de última hora. Segundo dados da Linx, empresa do grupo StoneCo. e líder em tecnologia para o varejo, o primeiro final de semana do mês de junho registrou aumento de 12% nos pedidos e acréscimo de 10% no faturamento dos e-commerces em comparação com o último final de semana do mês anterior.


Em lojas omnichannel, que atuam de forma híbrida e integrada entre os meios digitais e físico, o aumento foi de 19% nos pedidos e 9% no faturamento, na mesma comparação. “O Dia dos Namorados é uma das datas comerciais mais esperadas para o varejo e, cada vez mais, os meios de venda digitais têm tido protagonismo. Tanto que os consumidores já têm se organizado para buscar produtos com antecedência e garantir a comodidade da compra virtual e entrega na data esperada”, explica Tiago Mello, CPO e CMO da Linx.


Já nas lojas físicas, o maior movimento aconteceu no próprio dia 12 de junho, com a Linx registrando aumento de 40% no volume de pedidos e de 15% no faturamento frente a uma segunda-feira comum. Considerando os meios de pagamento mais utilizados no dia dos namorados, o destaque foram as transações com cartão de crédito, que correspondem a 60% dos pedidos, seguido pelo cartão de débito, com 35%.


Arraiás nos supermercados


Já os arraiás e quermesses típicos das “festas juninas” aqueceram o setor supermercadista. Neste ano a expectativa é de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o Gerente Comercial do GoodBom Supermercados, Ricardo Cobacho Medeiros, a expectativa é de um incremento de vendas 15% superior a Junho de 2022. “As Festas Juninas são um período tradicionalmente movimentado para os supermercados, mas neste ano os números estão ainda mais animadores para o setor”, afirma Medeiros.


Durante o período das Festas Juninas, produtos como milho verde, pipoca, amendoim, canjica, pé-de-moleque, paçoca e outros alimentos típicos são muito procurados pelos consumidores. Além disso, devido ao clima mais frio em algumas regiões durante o mês de junho, bebidas e ingredientes para a produção de quentão e vinho quente têm um aumento significativo nas vendas.


Para atender a essa demanda, o setor prepara os estoques com antecedência e as lojas são ambientadas com decorações temáticas para atrair o consumidor. “Além disso, estamos entusiasmados em oferecer aos clientes uma experiência festiva única, com produtos de qualidade, barracas que reforçam o espírito junino e bandeirinhas coloridas para criar um ambiente festivo e acolhedor”, relata Medeiros.


Redação SuperHiper 


Veja também

Pesquisa aponta crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos no Brasil em 2023

A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos com destauqe para o Nordeste; Supermercado &eacu...

Veja mais
Tendências do marketing de influência e conexão com performance digital

Relatório explora a Creator Economy e como os diferentes perfis de influenciadores se encaixam com as etapas da j...

Veja mais
Amor e economia: como o cashback pode conquistar consumidores no Dia dos Namorados

A tática auxilia no aumento do ticket médio das vendas, especialmente em datas comemorativas como hoje, e ...

Veja mais
Festas juninas podem ter aumento de até 20% nas vendas de produtos sazonais

Itens mais vendidos são os usados em receitas tradicionais; supermercados se preparam com estoque, preços ...

Veja mais
“São João” aquece o setor de comércio e serviços

Sabendo do potencial da data, confira dicas de especialista para alavancar as vendas no período   As festa...

Veja mais
Rotulagem de alimentos contendo cereais já está em vigor

Regra, que entrou em vigor dia 22 de abril, identifica e classifica um alimento à base de cereais como integral; ...

Veja mais
Megamidia Group contrata Celso Ferreira como VP Comercial e Trade

Com grande conhecimento no setor, executivo fez parte de grandes empresas do varejo como GPA, Supermercados Lopes, Rold&...

Veja mais
Condições econômicas moldam o comportamento dos consumidores em 2023

Estudo avalia que os shoppers estão dispostos a negociar preços, optar por marcas próprias e gastar...

Veja mais
Empresa alimentícia reforça estratégia em produtos e serviços com inovação

Além de novos produtos, Seara apresenta programas que criam oportunidades de negócios para os clientes rev...

Veja mais