“São João” aquece o setor de comércio e serviços

Leia em 1min 50s

Sabendo do potencial da data, confira dicas de especialista para alavancar as vendas no período

 

As festas juninas, uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos brasileiros, já estão pipocando por todo o país. Comuns durante os meses de junho e julho, elas alavancam o consumo de comidas e bebidas típicas, além de incentivar a reunião de grupos. Isso resulta em vendas aquecidas tanto no atacado, que serve às quermesses e arraiás escolares, quanto no varejo alimentício, que atende às famílias e grupos menores. Uma celebração marcada por quitutes tradicionais – como pipoca, amendoim, paçocas, variedades de pratos com milhos, entre outros, e bebidas típicas, como quentão e vinho quente – é ainda mais importante quando se trata do varejo alimentício.

 

Assim, é momento de se preparar para atender aos consumidores. Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo explica que por se tratar de um longo período festivo, é importante que seja uma data fixa do calendário de datas comemorativas do varejo. “Isso porque a época comemorativa movimenta diversas categorias do setor, desde o ramo alimentício, até o de materiais decorativos”, diz.

 

Além disso, ela acrescenta que os bons resultados só são possíveis com organização e um bom planejamento. “Essa variedade de itens que envolvem as comemorações juninas permite que os supermercados que trabalham com uma boa variedade de produtos obtenham bons lucros”, completa.

 

Como aumentar as vendas de festa junina no supermercado

 

  • Prepare o estoque para não faltar nenhum produto;
  • Invista em uma decoração bem feita;
  • Divulgue o seu arraial nas redes sociais;
  • Ofereça produtos diferenciados;
  • Monte kits juninos;
  • Venda produtos juninos caseiros e frescos;
  • Realize ações promocionais que incentivem a compra;
  • Garanta uma boa experiência de compra para o cliente na loja.

 

Um outro ponto que também pode ser explorado, é a audição, até porque festa junina não é festa junina sem as músicas típicas. As canções ajudam a compor o clima de São João e também são muito animadas, o que pode melhorar o humor do cliente e facilitar as compras.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rotulagem de alimentos contendo cereais já está em vigor

Regra, que entrou em vigor dia 22 de abril, identifica e classifica um alimento à base de cereais como integral; ...

Veja mais
Megamidia Group contrata Celso Ferreira como VP Comercial e Trade

Com grande conhecimento no setor, executivo fez parte de grandes empresas do varejo como GPA, Supermercados Lopes, Rold&...

Veja mais
Condições econômicas moldam o comportamento dos consumidores em 2023

Estudo avalia que os shoppers estão dispostos a negociar preços, optar por marcas próprias e gastar...

Veja mais
Empresa alimentícia reforça estratégia em produtos e serviços com inovação

Além de novos produtos, Seara apresenta programas que criam oportunidades de negócios para os clientes rev...

Veja mais
Consumidor muda comportamento nos supermercados no primeiro trimestre

Panorama do Consumo constata que o brasileiro comprou menos itens para driblar a alta dos preços   Um leva...

Veja mais
Engajamento social de influenciadores potencializa a decisão de compra

Estudo mostra que 54% dos entrevistados consideram a preocupação de criadores de conteúdo no Linked...

Veja mais
Assistência pet é aposta de rede de varejo

Convênio médico e cartão-presente são algumas das novidades da Coop para os tutores de animai...

Veja mais
“Flexitarianos” movimentam mercado de proteína vegetal no Brasil

Expansão do portfólio com massas, empanados e pizzas acompanha boom do setor que deve movimentar US$ 162...

Veja mais
4 tendências para o 2º semestre de 2023 no varejo

Autoatendimento, inovação tecnológica e PIX surgem como pontos de atenção para o vare...

Veja mais