Já estão em vigor as novas regras para rótulos dos alimentos

Leia em 1min 10s

A maior novidade é a adoção de alertas na parte frontal da embalagem para determinados nutrientes

 

Uma das mudanças é que a tabela de informação nutricional passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo é afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem na legibilidade.

 

Outra alteração será nas informações disponibilizadas na tabela. Passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 gramas ou 100 mililitros, para ajudar na comparação de produtos. O número de porções por embalagem também passa a ser obrigatório.


A tabela deve estar localizada próximo à lista de ingredientes e em superfície contínua, sem divisão. Ela não pode ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização, exceto
em produtos de embalagem pequena (área de rotulagem inferior a 100 centímetros quadrados).


Considerada a maior inovação das novas regras, a rotulagem nutricional frontal passa a ser considerada um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia, de acordo com a agência, é esclarecer, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde.


“Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar”, destacou a Anvisa (ABr).

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Indústrias diversificam sabores dos panetones

De olho na criançada, cresce o número de empresas que agregam licenciamento de personagens aos seus produt...

Veja mais
Setor de produtos de limpeza prevê crescimento de 2% em 2022

Microempresas são maioria entre os fabricantes do segmento, segundo pesquisa   Com produção ...

Veja mais
Indústria centenária abraça mercado plant based com requeijão

Novidade vegana é disponibilizada em 3 sabores preparados à base de leite de castanha de caju   A&n...

Veja mais
Kantar: Brasileiros estão menos engajados no consumo sustentável

Novo estudo Who Cares, Who Does? mostra que 80% dos consumidores estão menos comprometidos com a causa devido ao ...

Veja mais
Panetone com avelã é a aposta da Kellogg para o Natal

Produzidos com fermentação natural, os produtos da marca Parati têm aprovação de 99% d...

Veja mais
Consumo de chocolate sobe mais de 10%

Neste primeiro semestre, indústria focou em inovações que agradaram ao público   &nbs...

Veja mais
Indústria de panetones aposta em aumento de 5% nas vendas

Inovação de sabores, produção em larga escala e exposição antecipada sã...

Veja mais
Mercado plant-based aumenta devido a procura por uma alimentação saudável

60% dos brasileiros optam por consumir produtos naturais, impulsionando o aumento e variedade de produtos deste segmento...

Veja mais
Oito tendências para o setor de supermercados

Relatório da PSFK mostra como os supermercados podem aumentar seu impacto junto aos consumidores e aumentar suas ...

Veja mais