Ambev muda perfil e foca na diversidade de bebidas

Leia em 3min

Profissionais de inovação trabalham a fim de atender todos os clientes, dos mais jovens aos idosos que apresentam paladares distintos

 

Desde 1999, os consumidores brasileiros conhecem e reconhecem a Ambev como uma cervejaria que está presente no cotidiano de milhões de pessoas. A empresa é considerada, inclusive, a maior do setor na América Latina. Nos últimos anos, no entanto, o modelo de negócios da companhia tem se transformado e uma série de novas marcas têm surgido. São bebidas para pessoas mais velhas, opções para jovens em baladas, experiências para quem não gosta de álcool e uma infinidade de outros rótulos.

 

Na visão dos profissionais de inovação da empresa, isso acontece porque a Ambev busca se tornar uma organização focada no consumidor. Ou seja: os produtos que ela cria precisam estar alinhados com as motivações e com as necessidades das pessoas, como explica Gabriela Gallo, líder de marketing de produtos Beyond Beer (Além da Cerveja).

 

“O processo (de criação) começa com a gente mapeando todas as motivações que fazem o consumidor comprar o nosso produto ou o do concorrente. E aí, entendendo essas motivações e o perfil dos consumidores, conseguimos criar um portfólio mais complementar e amplo que abraça diferentes perfis”, diz a líder.

 

O que Gabriela e outros profissionais assumem, no fim, é que o foco na criação vira a chave das contratações na Ambev e em outras empresas. Profissionais de inovação, nesse novo universo, são fundamentais e precisam atender a uma série de demandas técnicas.

No segundo capítulo da série Desvendando Marketing com a Ambev, a Bússola conversou com o Head de Inovações e Líder de Marketing de produtos Beyond Beer para saber mais.

 

Bússola: Como é o setor de inovação na Ambev?

Felipe Cerchiari: A Ambev possui um setor dedicado exclusivamente para a inovação, que tem como função desenvolver novos rótulos de bebidas em processos que podem durar meses de estudos e implementação. Nossa missão é entender para onde o consumidor está indo, para que a gente possa construir o portfólio do futuro.

Com esse foco, a organização desenvolveu um setor de inovações que engloba três passos: ciência, disciplina e arte.

 

Ciência

Entender bem tendências, trajetos e velocidade de mudanças nos consumidores

 

Disciplina

Fazer das pesquisas e dos projetos um processo de experimentação que pode apontar ajustes e melhorias.

 

Arte

Momento de ideação, protótipos, desenho dos argumentos e da criação dos produtos

 

Bússola: O que é preciso para se destacar como profissional de inovação?

Felipe Cerchiari: Para trabalhar com inovação é preciso estar conectado com as pessoas, para compreendê-las e atender às suas demandas. Nesse sentido, os interessados nessa área devem entender a diversidade dos consumidores em todos os aspectos. Uma formação cultural, humana e empática coloca os profissionais à frente e eles se tornam destaques. Isso ajuda, na visão do gestor, porque pessoas com essas características têm “ouvidos abertos” e reconhecem mais facilmente as necessidades e as dificuldades das pessoas.

 

Gabriela Gallo: Outra característica importante desses profissionais é a orientação com base em dados. As estratégias criativas precisam andar lado a lado com uma sólida definição de métricas que ajudem a analisar resultados. A gente mede o sucesso percebendo se novos consumidores estão entrando e consumindo produtos. Assim, é possível medir se a linha Beats, por exemplo, deu certo.

 

Fonte: Na Prática, Fundação Estudar, Bússola Exame


Veja também

Aposte nas bolhas para acelerar seus negócios

União Brasileira de Vitivinicultura contabiliza movimento substancial da bebida que combina tanto com o nosso cli...

Veja mais
Heineken incrementa logística no varejo

Operação de distribuição das próprias marcas, antes feita pela Coca-Cola Femsa, foi a...

Veja mais
Ambev lança produto inspirado em Munique

Companhia amplia portfólio no mercado de puro malte às vésperas da tradicional festa mundial da cer...

Veja mais
Consumo de vinhos segue aquecendo as vendas

O cenário de vinhos no Brasil não só permanece em constante crescimento nesta pandemia como tamb&ea...

Veja mais
Ambev traz nova marca de cerveja regional

A primeira cerveja produzida com ingredientes 100% catarinenses já está no mercado. Trata-se de uma parcer...

Veja mais
Cerveja Therezópolis é comprada por Coca-Cola FEMSA e Andina

Negócio faz parte da estratégia da Coca-Cola para completar o portfólio no Brasil. Anúncio a...

Veja mais
Ambev lança divisão para diversificar atuação em alcoólicos

A Future Beverages chega ao mercado com um portfólio de oito marcas, entre elas, a Hard Seltzer com água g...

Veja mais
Pepsi vende marcas de sucos

Procura por bebidas saudáveis e sem açúcar, tem levado a companhia a realizar uma grande revis&atil...

Veja mais
Venda de vinhos bate mais um recorde

Vinícolas brasileiras comemoram o salto expressivo nas comercializações dos rótulos nacionai...

Veja mais