Negócios da Coca-Cola devem ter alta de 40%

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O aumento das encomendas para o final de ano deve incrementar em 40% os negócios da mexicana Femsa - engarrafadora Coca-Cola em Belo Horizonte - a partir do próximo mês, em relação ao último trimestre de 2009. A empresa, instalada na região Noroeste da Capital, está operando no limite da capacidade instalada. Conforme o diretor regional da companhia, Luiz Fernando Sardinha, um terço das vendas é concentrado em dezembro e janeiro.

 

O executivo informou que para atender à demanda crescente é preciso aperfeiçoar o sistema de produção. Por isso a Coca-Cola Femsa Minas Gerais está investindo na instalação de uma nova linha do refrigerante. No entanto, por questões estratégicas, o valor do investimento não foi informado. "Na verdade vamos priorizar a otimização da planta. Geralmente optamos por conceder férias aos funcionários nos primeiros meses do ano para contarmos com todo o efetivo no final do segundo semestre", disse.

 

Além disso, segundo ele, haverá, a partir de outubro, contratação de mão de obra temporária. Hoje a empresa gera 3 mil postos de trabalho, número que pode aumentar em até 4% até dezembro. Conforme Sardinha, é fundamental que essas contratações ocorram com certa antecedência para os funcionários serem treinados para o desempenho das funções.

 

Em 2008 a Femsa fechou a compra da Remil, considerada a segunda maior engarrafadora do mundo, por US$ 364,1 milhões, após um processo de negociação que durou aproximadamente um ano.

 

A aquisição ocorreu para reforçar a estratégia de crescimento da Coca-Cola. A operação expandiu um mais de um terço a atuação da empresa no país, além de aumentar o número de clientes atendidos.

 

Conforme informações da multinacional, o Brasil tem sido um dos principais motores de crescimento da Coca-Cola nos últimos anos. A expansão da marca no Brasil chegaria a superar o resultado no restante do mundo.

 

Os negócios da companhia estão ganhando força em função do crescimento no consumo das classes C e D. Além de engarrafar refrigerantes, a empresa atua na produção de cervejas. A Femsa em Minas Gerais é detentora das marcas Kaiser, Bavaria, Xingu, Sol e Gold. A companhia também ocupa a segunda colocação na América Latina, conforme dados da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev).

 

Maior engarrafadora da Coca-Cola na América Latina e Brasil, a Coca-Cola Femsa Brasil opera, além de Minas Gerais, em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ao todo, a empresa emprega 12 mil funcionários e atende a cerca de 40 milhões de consumidores no país. Com matriz no México, o grupo atua ainda na Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e Guatemala.

 

 
Mercado - Além da Femsa, outras indústrias de refrigerantes do Estado, como a Mate Couro, na Capital, e a Frutty, em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, já estão se preparando para a expansão da demanda do verão, estação em que há aumento significativo do consumo da bebida em relação à demais. De acordo com informações da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afebras) é natural que as empresas intensifiquem a partir deste mês a produção para ter estoques suficiente para o aumento de consumo dos últimos meses do ano.

 

Conforme a Afebras, com o aquecimento da economia brasileira e o crescimento do poder de compra das famílias, as vendas de refrigerantes aumentaram significativamente.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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