Backer vai lançar mais seis tipos de cerveja artesanal

Leia em 3min 10s

Como parte da política de expansão em Minas Gerais e de olho na chegada do verão, estação em que o consumo de cerveja no país salta 30% em relação ao outono e inverno, a Cervejaria Backer, fabricante de uma das primeiras marcas de cerveja artesanal de Minas Gerais, com unidade fabril no bairro Olhos D’Água, na região Sul de Belo Horizonte, prevê inaugurar mais três quiosques, sob o sistema de franquia, até o final deste ano. O valor do investimento não foi revelado.

 

Entre os municípios prováveis para abrigar as novas franquias da cervejaria estão Ipatinga, na região do Vale do Aço, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Já a terceira unidade deverá ser inaugurada fora de Minas Geras, em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro. A empresa, hoje, possui quatro quiosques, instalados nos centros de compras Del Rey (Noroeste), Uai Shopping (centro) e Itaú Power (Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte) e no Mercado Central, na região central.

 

De acordo com a diretora de Marketing da Cervejaria Backer, Ana Paula Lebbos, apesar de o consumo de cervejas artesanais não estar diretamente ligado ao clima, a partir de outubro as empresas aumentam a produção para ter estoque suficiente para atender à demanda do verão.

 

"A cerveja artesanal é própria para o consumo gourmet, onde a bebida pode ser degustada, também, nas estações de temperaturas amenas e frias. No entanto, o brasileiro ainda tem, por hábito, beber mais no verão. Por isso, a demanda tende a aumentar de acordo com a elevação da temperatura. Mas esse incremento acontece em ritmo diferente do registrado pelas fabricantes de cervejas industrializadas", explicou.

 

Ainda conforme Ana Paula Lebbos, durante o verão, a Cervejaria Backer registra um crescimento de 15% nas vendas na comparação com os meses do outono e do inverno, índice que é alavancado pelas festas do final de ano. "Datas comemorativas como o Natal e o Ano Novo também ajudam a ampliar as vendas."

 

Novidades - Também está previsto, para os próximos meses, seis lançamentos. O objetivo, segundo Ana Paula Lebbos, é agregar valor ao portfólio da Backer, hoje com cinco tipos de cerveja no mercado: Pilsen, Pale Ale, Trigo, Brown e Medieval. Dois dos novos produtos, segundo ela, estarão em exposição para serem degustados na Convenção Mineira de Supermercados (Superminas), que será realizada em outubro, no Expominas. O lançamento oficial das cervejas está previsto para janeiro de 2011.

 

"Os novos produtos fazem parte da nossa política de investimentos traçada para 2010. Até o momento, já aplicamos cerca de R$ 1 milhão, com recursos próprios, no aumento da capacidade instalada, que passou de 240 mil litros/mês para 300 mil litros/mês de cerveja artesanal. Foram adquiridos um caminhão, uma nova máquina de pasteurização e dois tanques de fermentação. Foram empregadas, ainda, novas ações de divulgação da marca."

 

Parque cervejeiro - A diretora revelou que, com a melhora do cenário econômico, a Backer poderá desengavetar um projeto que foi adiado em função da crise financeira mundial, que teve início há exatos dois anos. Segundo ela, o objetivo é construir um parque cervejeiro, com ampla área verde, extensa coleção de espécies tropicais, acervo artístico, chalés, restaurantes, lojas, além de oferecer cursos para que os visitantes possam conhecer todo o processo de fabricação da Cervejaria Backer.

 

"Esse projeto poderá sair do ‘papel’ a qualquer momento. Estamos analisando algumas áreas da RMBH. O ideal é que seja em um local mais afastado do centro da capital mineira", adiantou a diretora, sem revelar detalhes.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Schincariol projeta fechar o ano com faturamento de R$ 6 bilhões no País

O Grupo Schincariol, uma das principais companhias cervejeiras do País, pretende fechar 2010 com faturamento de R...

Veja mais
3Corações ameaça liderança da Sara Lee

Café: Empresa dobra de tamanho em cinco anos e deverá faturar R$ 1,65 bilhão; Nordeste contribui pa...

Veja mais
Bruxelas quer vetar a adição de açúcar em sucos de frutas

A União Europeia anunciou que costura um projeto para proibir a adição de açúcar na m...

Veja mais
Marca Heineken® está na lista das “Top 100 Global Brands” da Interbrand

A Heineken® foi eleita uma das cem melhores marcas do mundo, integrando a lista das Top 100 Global Brands da Interbr...

Veja mais
Café instântaneo é prioridade para Nestlé

Com o objetivo de expandir as vendas da marca Nescafé no Brasil e ampliar a sua participação de 3% ...

Veja mais
Cresce demanda por mestre cervejeiro

A expansão do consumo de cerveja no Brasil, que se reflete em investimentos de pelo menos R$ 3 bilhões em ...

Veja mais
China faz preço de vinho francês subir

No início de julho, a Hart Davis Hart Wine Co. começou a vender antecipadamente a safra 2009 do Bordeaux C...

Veja mais
PepsiCo injeta energia social no Gatorade

Sentada numa sala de reuniões adaptada na sede da Gatorade, Megan Poulelis envia pelo Twitter mensagens de incent...

Veja mais
Sara Lee disputa mercado de máquina de café

Dona das marcas Pilão, Café do Ponto e Caboclo começa a venda pela região metropolitana de S...

Veja mais