Café instântaneo é prioridade para Nestlé

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Com o objetivo de expandir as vendas da marca Nescafé no Brasil e ampliar a sua participação de 3% para 20% do faturamento da empresa, a Nestlé está lançando no mercado brasileiro as cápsulas de bebidas frias -cappuccino e chá- para a máquina Dolce Gusto. Segundo o presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, as vendas do café instantâneo produzido pela empresa geram receita de R$ 500 milhões ao ano.

 

As chegada das novas cápsulas deve impulsionar também as vendas de máquinas para prepará-las, que são produzidas na China e comercializadas no Brasil pela marca francesa Arno. "Com o lançamento das cápsulas de bebida fria para o verão, esperamos incremento de 30% da venda de máquinas", afirma Zurita. Especificamente no Brasil, o faturamento das cápsulas usadas nas máquinas Nespresso e Dolce Gusto geram faturamento de R$ 100 milhões.

 

Segundo Zurita, a fabricação das máquinas Dolce Gusto acontece na unidade de produção da empresa na China e distribuída no Brasil pela Arno. Já as cápsulas para o preparo das bebidas são importadas da fábrica da companhia localizada na Inglaterra. Zurita acredita que a fabricação das cápsulas nas unidades brasileiras deva ocorrer dentro de dois anos, com a consolidação do produto no mercado nacional.

 

Uma das marcas mais valiosas da Nestlé é o Nescafé e a ampliação de sua presença no País está entre as prioridades da empresa.Sem revelar os próximos investimentos, Zurita enfatizou que a fábrica em Araras (SP), responsável pela produção do Nescafé, está em constante ampliação. "Os investimentos na fábrica do Nescafé são brutais", afirma.

 

Região

 

A multinacional suíça aposta na regionalização do mercado de café instantâneo no País para potencializar os seus negócios. "Na comercialização do produto temos cenários diferentes no País. No nordeste, o café solúvel tem sido um dos parâmetros de nossos negócios" conta. "Antecipamos nossa expansão para o nordeste que estava prevista só para 2011", afirma a executiva da unidade de café da multinacional.Já no sudeste, o estado de São Paulo é destaque para melhorar o desempenho da Dolce Gusto no País. "Em São Paulo o café é um ritual" diz Zurita.

 

Em Minas Gerais onde, segundo Zurita, se concentra a maioria dos fornecedores das 1,5 milhão de sacas de café consumidas anualmente pela companhia na produção do Nescafé, a penetração ainda é tímida. "Em Minas Gerais temos pouca participação, isso porque o estado tem fortes raízes com o produto local" .

 

A marca, criada em 1938 sob inspiração do governo brasileiro - que sugeriu à direção da companhia que lançasse o primeiro café em pó industrializado, detém 62% do mercado. Em operação desde 2004, a fábrica da Nescafé no Brasil é a maior do mundo. A unidade, instalada em Araras (SP) tem capacidade de produção de 22 mil toneladas por ano, que são destinadas à exportação. Segundo Zurita, 55% da produção da fábrica é exportada.

 

A planta de Araras possui área de 540 mil metros quadrados, dos quais 67 mil são de área construída.

 

Crescimento

 

O presidente da multinacional disse ainda que a companhia realizará investimentos entre R$ 450 milhões e R$ 500 milhões no Brasil no ano que vem. O montante será destinado a ampliações e construções de fábricas, tecnologia, inovações e não inclui aportes em aquisições. "Nosso objetivo é sempre crescer o dobro do PIB (Produto Interno Bruto) a cada ano e queremos duplicar a companhia em cinco anos. Para 2010, pretendemos incrementar nosso faturamento em dois dígitos", afirmou o executivo. No primeiro semestre deste ano, o faturamento da Nestlé somou R$ 4,5 bilhões, alta de 12,5% ante o mesmo período de 2009. Hoje, segundo Zurita, o Brasil é o país onde a Nestlé mais cresce em sua presença no mundo.O executivo também confirmou a abertura de uma nova fábrica de bebidas no Rio de Janeiro, a segunda no Estado, com aportes entre R$ 80 milhões a R$ 100 milhões. "Ainda não decidimos o local da fábrica, que vai ser basicamente de bebidas líquidas de leite. Estamos mapeando o Estado para encontrar uma região adequada tanto em termos de captação da matéria-prima quanto em capacitação profissional. Em mais ou menos uma semana teremos reunião com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado para decidir a localização e imediatamente começar a construção", afirmou. Atualmente, a Nestlé possui 30 unidades fabris e a nova fábrica no Rio de Janeiro está em linha com a estratégia de descentralização da produção.

 

Para ampliar as vendas da marca Nescafé no Brasil e elevar a sua participação de 3% para 20% do faturamento da empresa, a Nestlé está lançando as cápsulas de bebida fria.

 

Veículo: DCI


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