Heineken investirá R$ 320 milhões em sustentabilidade

Leia em 2min 30s

O valor inclui a ampliação do uso de energias renováveis e a modernização das cervejarias


O grupo Heineken anunciou que irá investir R$ 320 milhões em suas unidades de produção no Estado de São Paulo para ampliar sua agenda de sustentabilidade e expandir sua produção.


O investimento se soma a outros R$ 1,7 bilhão em aportes feitos ao longo dos últimos três anos pela empresa no Estado. O valor anunciado hoje inclui a modernização das cervejarias localizadas nas cidades de Itu, Jacareí, Araraquara e Campos do Jordão. A expectativa é de que 400 empregos sejam criados relacionados ao montante investido.


O investimento será direcionado à ampliação do uso de energias renováveis, a exemplo das caldeiras de biomassa, e ao ganho de eficiência hídrica. A unidade de Jacareí ganhará uma caldeira de biomassa. A companhia tem a meta de chegar a 100% de energia renovável em suas fábricas em 2023.


Circularidade de embalagens de vidro também está entre as prioridades da cervejaria, que apresentará novas iniciativas para contribuir com a meta de atingir 100% de circularidade de suas embalagens utilizadas em bares e restaurantes até 2025. Hoje, segundo o presidente do grupo, Mauricio Giamellaro, 30% do vidro usado pela companhia no país é importado. “Vidro hoje é um dos grandes desafios da indústria cervejeira. Ser sustentável nessa cadeia também ajuda a sermos mais eficientes na nossa produção e mais nacionalizados.”


Ainda olhando para o engajamento do mercado, a marca Heineken lançou recentemente um programa de geração distribuída de energia verde para bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras que, além de contribuir para a redução da emissão de carbono, traz o benefício direto de redução na conta de luz dos estabelecimentos, que pode chegar a 40%. O programa será disponibilizado aos consumidores finais, incluindo os do estado de São Paulo, ainda no primeiro semestre deste ano.


Essas medidas fazem parte do plano da companhia de neutralizar a emissão de carbono de toda a sua cadeia de valor até 2040. “O investimento vem para fortalecer a agenda de sustentabilidade. Estamos saindo do discurso, que são os compromissos, e indo pra prática. Esse investimento nos aproxima dessa ambição”, afirmou Mauro Homem, que assumiu à recém-criada vice-presidência de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken no Brasil.


Além das metas de sustentabilidade, o investimento do grupo visa aumentar a presença de seu portfólio de marcas premium e craft (artesanal) no mercado. Uma das iniciativas é aumentar a capacidade produtiva de Heineken 0.0. na cervejaria de Araraquara. De acordo com a empresa, o Brasil já é o maior mercado desse rótulo. Na unidade de Itu, segundo Giamellaro, o objetivo é expandir a produção de cervejas especiais. “Itu é nosso maior investimento em cervejas especiais e está se tornando, neste primeiro trimestre, a maior produtora de cervejas especiais dentro do Brasil.”


Redação SuperHiper 


Veja também

Heineken deve reajustar preços em todo o mundo

A Heineken informou na quarta-feira, 16, que reverteu o prejuízo de 204 milhões de euros registrado e...

Veja mais
Ambev fomenta cultivo do lúpulo e atrai investidores

Primeira safra cheia deve ser colhida este ano no Projeto Fazenda Santa Catarina   Depois de deixar o trabalho na...

Veja mais
Para ganhar mercado, dona do Jack Daniels terá um novo CD

Futura unidade deve concentrar a maior parte do volume comercializado no Brasil   A norte-americana Brown-Forman,...

Veja mais
Vendas de cerveja crescem 7,7% em 2021

Mesmo diante do cancelamento de grandes eventos e restrições de funcionamento de bares e restaurantes,&nbs...

Veja mais
Juntas, Vinícolas Aurora e Garibaldi faturaram cerca de 1 bilhão de reais

Empresas com mais de 90 anos de fundação comemoram os números que incluem sucos integrais, cooler e...

Veja mais
Vendas de espumantes superaram as de vinhos, revela Uvibra

Qualidade do produto nacional melhora vertiginosamente, fomentando o volume de 30 milhões de litros vendidos &nb...

Veja mais
Na guerra do vinho, vencem os supermercados

No Brasil, quatro de cada cinco garrafas importadas da bebida são vendidas por redes em todo o país  ...

Veja mais
Ambev inova e amplia portfólio, mas ritmo das vendas perde força

No processo de transformação estrutural, companhia aprendeu a ouvir mais o cliente e investiu em tecnologi...

Veja mais
Marcas inovadoras criam Better Drinks com meta de faturar R$ 1 bi em 5 anos

A Better Drinks, grupo brasileiro que agrega marcas inovadoras, anuncia o início das suas operações...

Veja mais