Juntas, Vinícolas Aurora e Garibaldi faturaram cerca de 1 bilhão de reais

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Empresas com mais de 90 anos de fundação comemoram os números que incluem sucos integrais, cooler e recorde na exportação de vinhos

 

O dia 14 de fevereiro apresenta motivos mais do que suficientes para um brinde com vinho, espumante ou suco de uva da Vinícola Aurora. É na data em que celebra 91 anos que a empresa projeta atingir até 2025 o seu primeiro bilhão de faturamento anual e anuncia crescimento de 6,5% nas vendas em 2021 na comparação com o ano anterior. É o terceiro ano consecutivo em que a Aurora atinge o melhor desempenho da sua história.          

 

Entre os produtos que ajudaram a chegar aos R$ 746 milhões negociados, o grande destaque foi o espumante tipo Moscatel, com a venda de 3,7 milhões de garrafas. O volume representa um aumento de 29% em relação à 2020. 

 

Já no mercado externo mais recordes: a Aurora fechou o ano com a comercialização de mais 1,5 milhão de litros para 21 países, o que significou num inédito incremento de 88% no faturamento e de 89% em volume. O principal destino foi o mercado asiático. 

 

Para 2022, o diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, prevê uma expansão de cerca de 5%, apostando em lançamentos de novos produtos, em embalagens alternativas, no enoturismo e em plataforma de e-commerce própria, que será apresentada até o mês de março pela empresa.

 

Lançamentos marcam 91 anos da Aurora

 

Para marcar os 91 anos da empresa, a Aurora apresenta novos rótulos que deverão chegar ao mercado ainda no primeiro semestre. Entre eles, destaque para o terceiro vinho da linha Gran Reserva, o tinto Touriga Nacional safra 2020, e para o vinho branco Riesling Itálico com Indicação de Procedência (I.P.) Pinto Bandeira 2021. Também será lançado o segundo lote do exclusivo espumante Gioia I.P. Pinto Bandeira Sur Lie Nature, elaborados com vinho base da safra 2017. 

 

A Aurora também apresentará novidades para produtos como o suco de uva gaseificado e para outro item em que lidera o mercado, o clássico Keep Cooler, que completa 35 anos de circulação em 2022.

 

Safra 2022 deverá ultrapassar 65 milhões de quilos  

 

Após um período de incertezas acerca da safra 2022 em função da estiagem que acomete o estado do Rio Grande do Sul, a colheita deste ano deverá ultrapassar os 65 milhões de quilos, podendo até mesmo chegar aos 70 milhões de quilos na Vinícola Aurora. O volume é semelhante ao registrado em 2020, considerada a safra das safras no quesito qualidade, e 27,7% menor na comparação com o ano passado, que chegou ao número recorde de 90 milhões de quilos.   

 

O presidente, que assim como os demais cooperados também é viticultor, adianta que entre as variedades viníferas, a Chardonnay, a Pinot Noir, a Malvasia de Candia Aromática e a Riesling Itálico têm se apresentado num padrão de qualidade superior à média dos últimos anos.

 

Vinícola Garibaldi

 

A Cooperativa Vinícola Garibaldi gaúcha encerrou o emblemático ano estalando as taças ao contabilizar crescimento próximo da casa dos 30%. O faturamento chegou a R$ 243,5 milhões, estabelecendo um avanço de 29% em relação a 2020.

 

A Cooperativa Vinícola Garibaldi contabilizou a venda de 19,5 milhões de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva no ano passado. Em 2021, a linha de espumantes avançou e “roubou” a primeira posição na representatividade sobre o faturamento, liderança que era ocupada, até 2020, pelos sucos. Ao todo, a bebida espumante respondeu por 40% do faturamento da cooperativa, deixando os sucos com 33%.

 

“No último trimestre, as pessoas realmente puderam esquecer um pouco da pandemia, com o avanço e a segurança oferecida pelas vacinas. Foi um momento para comemorar o que não pôde ser celebrado desde 2020. O consumo voltou a crescer”, argumenta o presidente da vinícola, Oscar Ló.

 

Além dos dividendos superiores, o que também cresceu foi o número de litros engarrafados da bebida. Essa é uma tendência de mercado que a Cooperativa Vinícola Garibaldi já monitorava há tempos. O acompanhamento pela demanda fez a organização ampliar, através de planejamento, a área de plantio de uvas para espumantes. Entre 2018 e 2021, a área de terra dedicada ao cultivo das uvas Brancas viníferas cresceu de 200 hectares para 320 hectares, numa clara promoção à sustentabilidade do negócio.

 

Assim, a cooperativa chegou aos 5 milhões de garrafas de espumantes comercializadas em 2021, volume 31% maior na relação com 2020. E foram os moscatéis os responsáveis pela maior produção, com 45% do total — é dessa família, por exemplo, o multipremiado Garibaldi Moscatel, eleito novamente em 2021 o melhor espumante do Cone Sul pelo Catad’Or World Wine Awards, no Chile. Os Brut e Demi-Sec têm, cada um, 44% e 11%, respectivamente, na representatividade da produção quanto ao teor de açúcar.

 

A maioria de espumantes engarrafados na cooperativa foi de brancos, com 55%. Mas os rosés, cujo mercado está em expansão, já respondem pelos outros 45% da produção. Entre os rótulos da cooperativa, os da linha Garibaldi tem a maior representatividade nas vendas, com 55%. As linhas Garibaldi Vero e Garibaldi Primícias vieram na sequência, com 28% e 14%, respectivamente.

 

Os números de 2021 são a colheita que comprovam a aposta da cooperativa na transformação do espumante como o símbolo da Vinícola Garibaldi no século 21. E também estão levando a um futuro sustentável a passos largos para ser referência neste mercado.

 

ESG na Vinícola Aurora, de olho no social e na sucessão rural

 

Rumo ao centenário, a Vinícola Aurora trabalha, cada vez mais, no incentivo à sucessão rural e na ampliação qualificada do quadro de associados. O presidente Renê Tonello explica que programas como Menor Aprendiz do CampoConselho Júnior e Mulheres Aurora Empreendedoras (MAE) são atividades desenvolvidas com o objetivo de valorizar, preparar e formar um quadro social para que todos se sintam parte da “Família Aurora”.   

 

“O Programa Menor Aprendiz do Campo é o melhor exemplo da preocupação da Cooperativa Vinícola Aurora com a continuidade da atividade na viticultura. Atualmente, a permanência do jovem no campo está diretamente relacionada ao uso de novas tecnologias, de novas formas de executar as atividades necessárias à produção. A concomitância do ensino teórico na sala de aula com as práticas na propriedade possibilita um aprendizado completo para a adoção dessas novas tecnologias e assim estimula a continuidade ao ofício da viticultura, garantindo o futuro não só da propriedade, como também da cooperativa”, finaliza o presidente.

 

Atualmente, 1.092 famílias associadas e mais de 600 funcionários compõem o quadro cooperativo e empresarial da Vinícola Aurora. Para atingir os números de vendas registrados em 2021 e projetar metas ainda mais audaciosas para os próximos anos, a companhia tem apostado em iniciativas inovadoras e sustentáveis. As ações iniciam no campo, passam pela indústria com a elaboração de produtos com qualidade cada vez maior e chegam ao consumidor, com canais de distribuição em todos os 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e nos cinco continentes.

 

Redação SuperHiper 


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