Quase 40% dos britânicos já furtaram em self-checkout

Leia em 1min 10s

Tecnologia tem a preferência dos consumidores, mas modernidade não vem sem riscos, revela estudo

Um estudo realizado pela Toluna Harris para o portal britânico de varejo The Grocer mostra que, dos mais de mil consumidores entrevistados, 37% afirmaram já ter levado para casa um produto que não escanearam no self-checkout dos supermercados.

Nem sempre a ação foi propositalmente criminosa: 38% dos consumidores disseram que deixaram de escanear algum item por engano, enquanto 32,5% afirmaram ter pesado produtos de forma equivocada (enganando a balança ou digitando um código de outro produto).

“Fomos surpreendidos pelos resultados”, admite Lucia Juliano, head de pesquisas da Harris Interactive no Reino Unido. “Entre erros do usuário, do sistema, problemas com código de barras ou simples pressa, as perdas são significativas”, acrescenta.

O estudo também mostra que os consumidores preferem usar terminais de autoatendimento do que caixas tradicionais (54,2% a 29,8%). “Em pouco tempo, a opção pelo self-checkout foi do zero para o padrão aceito pelos clientes, e hoje é a preferência de muitos deles”, diz Lucia.

Evidentemente, nem toda jornada de compras funciona bem no autoatendimento, o que se reflete no fato de que quase 80% dos consumidores usam o sistema em compras pontuais de supermercado, contra pouco mais de 30% que usam em compras de reposição.

A velocidade e autonomia trazidas pelo self -heckout são as características preferidas pelos clientes (citadas por 56,2% e 52% dos entrevistados, respectivamente). A preferência pela tecnologia, sem surpresas, está concentrada na população abaixo de 35 anos: quase 70% dos entrevistados usam self-checkout.


Veja também

Para combater furtos, Asda adota reconhecimento facial

A rede britânica de supermercados Asda está testando uma tecnologia de reconhecimento facial em cinco lojas na regi...

Veja mais
Walmart estreia robô movido a IA em restaurante

A ideia de atender clientes a partir de um robô faz parte do imaginário do varejo há um bom tempo – e o Walmart a...

Veja mais
Páscoa: Bistek Supermercados aumenta a eficiência operacional e a venda de chocolates

A indústria do chocolate e o varejo brasileiro estão muito otimistas com as vendas na Páscoa deste ano, que ocorre no...

Veja mais
Pesquisa de Eficiência Operacional ABRAS chega à edição de 25 anos

A Pesquisa de Eficiência Operacional ABRAS, que já é referência no tema para o varejo alimentar, alcança outro mar...

Veja mais
Walmart equipa colaboradores com câmeras para evitar crimes

Por Renato MüllerA criminalidade no varejo é um dos grandes pontos de preocupação dos gestores do setor. Segundo um ...

Veja mais
IA é aliada contra ruptura e em prol de eficiência operacional

A inteligência artificial (IA) já faz parte do dia a dia do varejo alimentar e tem se tornado uma aliada em vários ...

Veja mais
Mão de obra: iniciativas e parcerias

Pela frente, temos perspectivas de aumentar a eficiência operacional relacionada à mão de obra no setor. No ABRAS...

Veja mais
ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Cearense de Supermercados (ACESU), ...

Veja mais
Redução de imposto para doação de alimentos por supermercados é aprovada pela CCJ no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado acaba de aprovar o projeto de lei que cria a Política Nacion...

Veja mais