Redução de imposto para doação de alimentos por supermercados é aprovada pela CCJ no Senado

Leia em 2min

Projeto prevê aumento de 2% para 5% na dedução da base de cálculo da CSLL

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado acaba de aprovar o projeto de lei que cria a Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos. O texto prevê o aumento de 2% para 5% na dedução da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos supermercados ou estabelecimentos similares que doarem alimentos, o que precisará ser comprovado.

O texto foi aprovado em segundo turno na CCJ. Caso não haja recurso para levar a votação ao Plenário do Senado, o projeto de lei 2.874 de 2019 segue direto para análise da Câmara dos Deputados. A matéria foi aprovada no Dia Mundial da Alimentação, celebrado todo 16 de outubro.

Além de empresas e instituições sem fins lucrativos, públicas ou privadas, a proposta também prevê a doação por pessoa física e por agricultores familiares.

O relator da matéria, senador Alan Rick (União-AC), justificou que a medida busca reduzir o desperdício e incentivar a doação de alimentos no Brasil. “Os estabelecimentos preferiam jogar fora alimentos dentro do prazo de validade. Alimentos em absoluta conformidade com a nutrição, aptos para o consumo eram jogados fora, porque o incentivo para a doação de alimentos e a própria criminalização do doador impediam ou não incentivavam essa doação”, argumentou o parlamentar.

O relator citou que o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. “Números mostram que mais de R$ 1,3 bilhão em frutas, legumes e verduras vão para o lixo anualmente nos supermercados brasileiros”, escreveu o senador Alan Rick em seu parecer.

O texto substitutivo apresentado pelo relator retirou a obrigatoriedade da doação prevista na proposta original. Além disso, ele excluiu a previsão de multa nos casos de descarte, sem justo motivo, de alimentos dentro do prazo de validade e próprios para o consumo.

O projeto estabelece que podem ser doados alimentos “in natura” ou preparados, sejam mercadorias perecíveis ou não perecíveis embaladas e dentro do prazo de validade, “desde que mantidas as propriedades nutricionais e a segurança para consumo humano, respeitadas as normas sanitárias vigentes”.

Os produtos podem ser oferecidos a instituições, bancos de alimentos e beneficiários finais. Aqueles que realizam doações diretas à pessoas físicas deverão contar com profissional habilitado que ateste a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos.

Além disso, o projeto prevê que o doador só responde civilmente por danos ocasionados pelos alimentos quando houver dolo, ou seja, somente quando for comprovada a intenção de provocar algum dano.

Fonte: Agência Brasil


Veja também

Walmart equipa colaboradores com câmeras para evitar crimes

Por Renato MüllerA criminalidade no varejo é um dos grandes pontos de preocupação dos gestores do setor. Segundo um ...

Veja mais
Mão de obra: iniciativas e parcerias

Pela frente, temos perspectivas de aumentar a eficiência operacional relacionada à mão de obra no setor. No ABRAS...

Veja mais
ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Cearense de Supermercados (ACESU), ...

Veja mais
Mudanças climáticas pedem mobilização urgente para combater o desperdício de alimentos

Por Marcio Milan*Este 29 de setembro – Dia Mundial de Combate ao Desperdício de Alimentos – coloca tod...

Veja mais
IA no combate a furtos em lojas

Oferecido por VeesionA Veesion, tecnologia desenvolvida na França, utiliza Inteligência Artificial para detectar gest...

Veja mais
Códigos de barras invisíveis são nova arma contra roubos nos EUA

Por Renato MüllerSem fazer alarde, o Walmart colocou em suas lojas uma forma inusitada de combater furtos nos terminais...

Veja mais
Reciclagem de embalagens é novo foco de eficiência operacional no Walmart

Nos supermercados, todo lugar pode ser uma fonte potencial de ganho de eficiência operacional. Até mesmo o lixo. O Wa...

Veja mais
Comitê Eficiência Operacional

O Comitê Eficiência Operacional da ABRAS traz uma nova estrutura de alavancas para dar continuidade aos diversos temas...

Veja mais
Homenagem aos coordenadores da eficiência operacional no Encontro RAMA

Durante o 2º Encontro Técnico RAMA 2024, tivemos o privilégio de prestar uma merecida homenagem aos coordenadores do ...

Veja mais