Apple cresce e supera LG no mercado de celulares

Leia em 2min 40s

Com a aposta em um único modelo, a Apple alcançou o terceiro lugar no mercado mundial de celulares no quarto trimestre de 2011. Ao vender um recorde de 37 milhões de aparelhos entre outubro e dezembro, a companhia americana desbancou a coreana LG, que há anos ocupava a posição.

Apoiada no lançamento do 4S, a versão mais recente de seu iPhone, e em promoções de modelos anteriores, a empresa fundada por Steve Jobs atingiu uma participação de mercado de 8% no último trimestre do ano passado. É o melhor desempenho já obtido pela Apple e a deixa atrás da Nokia (25,5%) e da Samsung (21,3%). Os dados fazem parte de levantamento realizado pela consultoria britânica Strategy Analytics.

"A LG saiu do top três em escala mundial", afirmou ao Valor, por e-mail, o diretor-executivo da consultoria, Neil Mawston. A Strategy Analytics ainda não divulgou dados específicos sobre a companhia coreana, mas estima que ela esteja, agora, na quarta posição do mercado global.

A LG, que tem enfrentado dificuldades para se posicionar no mercado de telefones móveis, divulga suas demonstrações financeiras no dia 1º de fevereiro.

Em contrapartida, a Apple está em crescimento vertiginoso. A companhia mais que dobrou as vendas de iPhone no quarto trimestre, enquanto o mercado como um todo cresceu 11% no período e chegou a 445 milhões de aparelhos. Os resultados da empresa americana, divulgados na semana passada, refletem essa expansão. Impulsionado pelas vendas do iPhone, o lucro líquido da companhia subiu 118% no último trimestre do ano passado, chegando a US$ 13,1 bilhões. A receita líquida aumentou 73% e atingiu US$ 46,3 bilhões.

Além do êxito no mercado de iPhones, a companhia também se destacou no segmento de tablets. As vendas de iPad mais que dobraram no período e somaram 15,4 milhões de unidades entre outubro e dezembro.

Outra notícia positiva para a Apple nos últimos dias foi a divulgação de pesquisa segundo a qual o iOS, sistema operacional usado no iPhone, ultrapassou o Android, plataforma do Google, nos Estados Unidos.

Os iPhones, equipados com iOS, atingiram participação de 44,9% nos celulares vendidos no mercado americano no quarto trimestre. Com isso, superaram ligeiramente a soma de todos aparelhos equipados com o Android, que representaram juntos uma fatia de 44,9%. O levantamento foi feito pela consultoria Kantar Worldpanel Com Tech. No Brasil, os modelos Android são dominantes entre os smartphones.

"Embora este seja apenas seu quinto ano de atuação no mercado de celulares, a Apple está no caminho para vender bem mais de 100 milhões de aparelhos em 2012", ressaltou Tom Kang, diretor da Strategy Analytics, no relatório divulgado na sexta-feira. No ano passado, a companhia colocou nas lojas 93 milhões de aparelhos, o equivalente a 6% das vendas mundiais.

Com esse volume, a Apple ainda está longe da briga pela liderança, travada entre a finlandesa Nokia e a coreana Samsung. No ano passado, a companhia europeia colocou nas prateleiras 417 milhões de celulares, que ainda lhe garantiram 26,9% do mercado. Porém, sua participação tem caído rapidamente.

A Samsung, por outro lado, comercializou 328,4 milhões de celulares em todo o ano de 2011. Com isso, viu sua participação crescer para 21,1%. No quarto trimestre, a disputa tornou-se mais acirrada, indicando que a empresa pode ameaçar a liderança da Nokia neste ano. (TM)



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Varejo mira loja conectada para aumentar as vendas

Tablet, rede social e vitrine inteligente são tática para fisgar consumidorTablets, vendas em redes sociai...

Veja mais
Mundo virtual iguala empresas

Com a internet grandes e pequenas empresas ficaram muito parecidas quando o assunto é atrair o cliente para as co...

Veja mais
Blog de moda é novo canal de venda

A repercussão dos blogs de moda e beleza tem transformado blogueiras em formadoras de opinião e suas p&aac...

Veja mais
Mexicanos assumem o controle da Net

Após aprovação prévia da Anatel, grupo de Carlos Slim será o controlador da lí...

Veja mais
UOL e Microsoft fecham acordo na 'nuvem'

O UOL Host, empresa de hospedagem e serviços do UOL, fechou acordo com a Microsoft e vai oferecer em seu site, a ...

Veja mais
Softwares ajudam companhias a monitorar acionistas

A redução no volume financeiro gerado com ofertas públicas inicias (IPOs) de ações fe...

Veja mais
Cliente fiel nas redes

Não é novidade que o Brasil é o país que mais cresce mundialmente no uso de redes sociais, c...

Veja mais
Empresas despertam para a inovação

Pesquisa do Iedi mostra que mais de 70% das grandes companhias brasileiras querem ser líderes em tecnologia nos p...

Veja mais
BB, Bradesco, Caixa e Santander passarão a competir com TecBan

Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF) e Santander estão em negociaçõe...

Veja mais