Oi investe R$ 30 milhões nos grandes clientes

Leia em 2min 20s

A Oi, operadora de telefonia móvel, decidiu investir maciçamente na oferta de serviços de tecnologia de informação a seus clientes. Dentro dessa estratégia, lançou ontem em São Paulo, o Oi Smart Cloud, tecnologia de computação em nuvem, especialmente criado para o mercado corporativo e  direcionado a cerca de 15 mil empreendimentos brasileiros de grande porte que desejam investir em mecanismos para aumentar sua receita e racionalizar custos.
 
A empresa, que é a primeira no ramo de telefonia a oferecer o produto, investiu R$ 30 milhões na tecnologia de armazenamento de informações de acordo com as necessidades de cada empreendimento. Sem fixar metas de ganhos, ela pretende, com isso,  dobrar a receita com esse produto em três anos. Para atingir esse objetivo, a Oi construiu oito data centers, sendo dois em Brasília e os restantes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. 
 
Durante a entrevista coletiva de lançamento, em São Paulo, Maurício Vergani, diretor da Unidade de Negócios do Corporativo da Oi, lembrou que o mercado brasileiro de computação em nuvem deve movimentar R$ 1 bilhão até 2014, o que aponta crescimento anual próximo a 70% no período, de acordo com a consultoria IDC.  Ela prevê que a nuvem atingirá o nível de 35% entre todas as tecnologias das corporações de grande porte até 2013.
 
Assim, a meta é oferecer ao mercado serviços gerenciados, soluções de outsourcing, comunicações unificadas e aplicativos como o M2M, conhecido como Machine to Machine (Máquina a Máquina).
 
Com base nessas expectativas, o executivo da empresa acredita que a tecnologia será essencial para os grandes clientes, pois com o seu uso, as corporações terão acesso à infraestrutura de data centers de última geração. Segundo Vergani, a iniciativa é importante porque ocorre no momento em que o País vive um período de crescimento econômico sustentado, o que impulsionará a procura por esse tipo de tecnologia.
 
Reestruturação – A Oi reorganizou sua estrutura de negócios para esse segmento, com investimentos, não divulgados, na especialização de seu departamento de vendas, nas ações de pós-vendas e no treinamento de suas equipes em cada região do País.
 
Entre os serviços já oferecidos pela Oi que utilizarão o Smart Cloud, destacam-se os de contratos de comodato de máquinas de café com chips que medem o uso do pó e ajudam o empreendedor a escolher os pontos mais lucrativos de instalação dos equipamentos, sistema de localização de chamadas para o serviço 190 para detectar trotes e chips instalados em bilhetes de embarque de bagagem que auxiliam na redução de extravio, entre outros. A tecnologia também será empregada em  produtos como redes de backup e mecanismos de segurança de perímetro.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

IG Expansión reforça investimentos em companhias novatas

A companhia de investimentos espanhola IG Expansión decidiu tornar o Brasil o principal destino para seus recurso...

Veja mais
Velocidade da inovação traz desafio para grupos de TI

O mercado de tecnologia da informação (TI) vive um dos melhores momentos de sua história. A despeit...

Veja mais
Crescem queixas contra lojas virtuais

Procon registrou 43.978 reclamações de clientes por problemas com compras online em 2011, um aumento de 86...

Veja mais
TI lidera ranking de fusões e aquisições no Brasil pelo 4° ano consecutivo

  Tecnologia da Informação foi o setor que mais realizou fusões e aquisições no...

Veja mais
Apple cresce e supera LG no mercado de celulares

Com a aposta em um único modelo, a Apple alcançou o terceiro lugar no mercado mundial de celulares no quar...

Veja mais
Varejo mira loja conectada para aumentar as vendas

Tablet, rede social e vitrine inteligente são tática para fisgar consumidorTablets, vendas em redes sociai...

Veja mais
Mundo virtual iguala empresas

Com a internet grandes e pequenas empresas ficaram muito parecidas quando o assunto é atrair o cliente para as co...

Veja mais
Blog de moda é novo canal de venda

A repercussão dos blogs de moda e beleza tem transformado blogueiras em formadoras de opinião e suas p&aac...

Veja mais
Mexicanos assumem o controle da Net

Após aprovação prévia da Anatel, grupo de Carlos Slim será o controlador da lí...

Veja mais