Algumas tecnologias continuam em destaque no mercado, afetam a rotina das empresas e o foco de seus investimentos
O avanço da tecnologia continua cada vez mais crescente e a cada dia impacta mais no dia a dia das empresas e também dos consumidores. O ano de 2023 chegou e estabeleceu algumas tecnologias como a Inteligência Artificial e Big Data, que permanecem sob os holofotes e atenção, sendo explorado de novas formas por parte de diversas companhias.
De acordo com a estimativa do IDC Brasil, o investimento em tecnologia no ano passado superou os R$75 bilhões, fator que evidencia o tamanho da importância que o setor tem ganhado ao longo dos anos para o país.
Todo este avanço obriga as empresas a investirem alto em ferramentas tecnológicas para crescer e destacar no mercado, mas muitas vezes não é o caminho mais correto querer investir em tudo, sem antes conhecer a real necessidade do seu negócio.
Além disso, um assunto que deve ser sempre levado em conta são os desafios que estas novas tecnologias impõem à segurança cibernética, pois os números de ataques virtuais aumentam a cada dia e se diversificam, e o objetivo destes ataques é invadir os sistemas das empresas e vazar os dados, expondo esta fragilidade, o que faz com que muitas companhias invistam cada vez mais em segurança.
Por isso, separamos algumas perspectivas de mercado que continuaram impactar até o final deste ano.
1 – Big Data, Cloud e IA
Mesmo com diversas possibilidades existentes no uso de tecnologias do Big Data, Cloud Computing e Inteligência Artificial, o campo a ser explorado ainda se mostra muito promissor para o restante de 2023.
A partir deste conjunto, a criação de novos softwares e hardwares tem sido impulsionada nos últimos anos e fazem com que estas tecnologias permaneçam como protagonistas do setor.
2 – Desenvolvimento de software
A aceleração digital transformou o modo como as empresas enxergam a tecnologia. Com a necessidade de ter programas responsivos que atendam o usuário final, as marcas passaram a focar na procura por profissionais especializados na questão.
Com a preocupação na usabilidade para os usuários se tornando evidente, o desenvolvimento mobile também passou a ser ponto chave desta equação para as empresas, já que o país possui hoje mais celulares que habitantes, segundo o IBGE. Diante desta perspectiva, profissionais da área de desenvolvimento de software continuam muito requisitados pelo mercado.
3 – Segurança cibernética
A preocupação com a segurança cibernética promete continuar a ser um dos pontos focais de diversas empresas. Segundo o relatório “Cybersecurity – Thematic Research” da GlobalData, empresa de análise e consultoria de dados, os gastos globais com segurança cibernética devem alcançar US$198 bilhões até 2025.
A segurança digital é um item essencial tanto para a rotina do usuário comum, quanto para as empresas de pequeno, médio e grande porte que estão constantemente recebendo dados de clientes.