Checkout continua sendo principal incômodo para consumidores

Leia em 1min 40s

Estudo da Grocery Doppio indica que satisfação dos consumidores com os processos de pagamento é baixa

 

Por Renato Muller

 

Por melhor que seja a experiência de compra em um supermercado, a hora do pagamento é motivo de incômodo, insatisfação ou irritação para os consumidores. Com a velocidade instantânea do mundo digital, a tolerância para longas filas diminui ainda mais, fazendo com que o checkout continue a ser o grande “ponto de dor” na ida dos clientes às lojas.

 

De acordo com um estudo da Grocery Doppio que analisou 1,8 milhão de pedidos e entrevistou mais de 30 mil clientes e 3.000 executivos de varejo nos Estados Unidos, 84% dos consumidores não estão satisfeitos com a velocidade do checkout nos supermercados e 77% afirmam que essa fase é o pior momento da experiência de compra nas lojas.

 

Dois terços dos consumidores disseram estar dispostos a testar novas tecnologias que simplifiquem e deem mais agilidade ao checkout, enquanto 71% disseram estar dispostos a compartilhar seus dados pessoais para obter uma experiência mais satisfatórias. Por outro lado, 94% dos entrevistados dizem ter preocupações sobre a capacidade das empresas de proteger seus dados pessoais, especialmente as informações biométricas.

 

Do lado dos supermercadistas, 71% disseram que vão aumentar o número de tecnologias que usam dados dos consumidores nos próximos dois anos. Em 2024, especialmente, os recursos que mais serão testados são self-checkout (83%), personalização baseada em IA (63%) e sistemas de visão computacional (47%).

 

Outro dado relevante é que, com o aumento da digitalização dos varejistas, os aplicativos de delivery têm perdido participação rapidamente. Entre agosto de 2022 e julho de 2023, o faturamento dessas empresas recuou de US% 2,5 bilhões para US$ 1,6 bilhão, levando a Grocery Doppio a projetar uma queda de 40% na receita dessas empresas em um ano. “Será cada vez mais difícil para aplicativos de terceiros agregar valor para os clientes, uma vez que as plataformas dos supermercadistas se tornam mais completas”, afirma Gaurav Pant, Chief Insights Officer da Grocery Doppio.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Inteligência Artificial terá papel importante no varejo alimentar

Tecnologia pode auxiliar na identificação de demandas dos clientes até diminuir o desperdíci...

Veja mais
Consumo digital altera padrões de compra em supermercados

Aumento do volume de vendas online provoca mudanças nas cestas de compra dos consumidores americanos   Por...

Veja mais
O que fez o e-commerce brasileiro ter alta de 500% em julho

Buscas por “cor rosa” e pela tendência “Barbiecore” movimentou o varejo digital   O...

Veja mais
Varejo digital e omnichannel tiveram crescimento no primeiro semestre

O e-commerce teve alta de mais de 20% no período; estabelecimentos que aderem à ominicanalidade venderam 1...

Veja mais
Unilever adota IA para controlar estoques de sorvetes

Iniciativa reduz ruptura nos freezers das lojas e traz aumento de vendas entre 15% e 35%   Por Renato Müller...

Veja mais
Inteligência Artificial deixa comércio eletrônico mais eficiente

Algoritmos analisam compras e fazem recomendações do melhor mix de produtos para cada loja e dos melhores ...

Veja mais
E-commerces têm muito a perder com os chargebacks

Além da devolução de valores contestados, os chargebacks podem gerar má reputaç&atild...

Veja mais
Robôs de entrega invadem cidade europeia

Vilnius, na Lituânia, é primeira cidade do Velho Continente a ter uma frota de robôs autônomos ...

Veja mais
Estudo aponta WhatsApp como canal-chave para alavancar negócios

67% dos consumidores online consideram o aplicativo fácil e confiável para fazer compras   No mundo...

Veja mais