Unilever adota IA para controlar estoques de sorvetes

Leia em 1min 20s

Iniciativa reduz ruptura nos freezers das lojas e traz aumento de vendas entre 15% e 35%

 

Por Renato Müller

 

A Unilever está utilizando recursos de captura de imagens e Inteligência Artificial em 50 mil freezers instalados nos Estados Unidos para melhorar a sua capacidade de monitoramento dos níveis de estoque, automatizar a reposição dos equipamentos e alertar as lojas sobre momentos de consumo fora da curva.

 

De acordo com a empresa, a implementação de tecnologia também trouxe benefícios para os clientes, aumentando suas vendas entre 15% e 35%, ao mesmo tempo em que trouxe dados para uso em campanhas de marketing segmentadas e em pesquisas de mercado. Embora os equipamentos com a tecnologia ainda sejam menos de 2% da base total de freezers que a empresa mantém em lojas em todo o mundo, os resultados iniciais mostram os ganhos potenciais com o uso do sistema.

 

A tecnologia funciona da seguinte forma: uma câmera instalada no freezer tira uma foto periodicamente, envia para a nuvem da Unilever e é analisada por um sistema de IA. As informações sobre o momento de reabastecer são enviadas para os lojistas, enquanto os pedidos são disparados de forma automática.

 

A Unilever já tinha desenvolvido um aplicativo de e-commerce que, em parceria com os freezers movidos a IA, permite que os varejistas façam novos pedidos de produtos, monitorem os níveis de estoque nos equipamentos e acessem descontos e promoções. Segundo a empresa, cerca de 40% de seus parceiros varejistas nos EUA utilizam o aplicativo.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Inteligência Artificial deixa comércio eletrônico mais eficiente

Algoritmos analisam compras e fazem recomendações do melhor mix de produtos para cada loja e dos melhores ...

Veja mais
E-commerces têm muito a perder com os chargebacks

Além da devolução de valores contestados, os chargebacks podem gerar má reputaç&atild...

Veja mais
Robôs de entrega invadem cidade europeia

Vilnius, na Lituânia, é primeira cidade do Velho Continente a ter uma frota de robôs autônomos ...

Veja mais
Estudo aponta WhatsApp como canal-chave para alavancar negócios

67% dos consumidores online consideram o aplicativo fácil e confiável para fazer compras   No mundo...

Veja mais
Fechamento de Amazon Go icônica mostra desafios das lojas autônomas

Custos elevados, questões culturais e aplicações em condições específicas limi...

Veja mais
Adoção de IA em supermercados deve crescer 400%

Tecnologia pode trazer redução de custos de US$ 113 bilhões para as empresas, mas existe alto poten...

Veja mais
5 dicas para potencializar o app do seu e-commerce

Um dos principais canais de vendas para o varejo no geral, apps também são boa opção para as...

Veja mais
Código 2D: interação e conectividade são atrativos para o consumidor

Empresa implementa QR Code nos produtos para levar mais informação aos seus consumidores   A utiliz...

Veja mais
Amazon domina e-commerce dos EUA, mas Walmart promete briga

Gigantes varejistas aumentam participação no varejo online americano, diminuindo oportunidades para concor...

Veja mais