Iniciativa reduz ruptura nos freezers das lojas e traz aumento de vendas entre 15% e 35%
Por Renato Müller
A Unilever está utilizando recursos de captura de imagens e Inteligência Artificial em 50 mil freezers instalados nos Estados Unidos para melhorar a sua capacidade de monitoramento dos níveis de estoque, automatizar a reposição dos equipamentos e alertar as lojas sobre momentos de consumo fora da curva.
De acordo com a empresa, a implementação de tecnologia também trouxe benefícios para os clientes, aumentando suas vendas entre 15% e 35%, ao mesmo tempo em que trouxe dados para uso em campanhas de marketing segmentadas e em pesquisas de mercado. Embora os equipamentos com a tecnologia ainda sejam menos de 2% da base total de freezers que a empresa mantém em lojas em todo o mundo, os resultados iniciais mostram os ganhos potenciais com o uso do sistema.
A tecnologia funciona da seguinte forma: uma câmera instalada no freezer tira uma foto periodicamente, envia para a nuvem da Unilever e é analisada por um sistema de IA. As informações sobre o momento de reabastecer são enviadas para os lojistas, enquanto os pedidos são disparados de forma automática.
A Unilever já tinha desenvolvido um aplicativo de e-commerce que, em parceria com os freezers movidos a IA, permite que os varejistas façam novos pedidos de produtos, monitorem os níveis de estoque nos equipamentos e acessem descontos e promoções. Segundo a empresa, cerca de 40% de seus parceiros varejistas nos EUA utilizam o aplicativo.
Redação SuperHiper