Consumo digital altera padrões de compra em supermercados

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Aumento do volume de vendas online provoca mudanças nas cestas de compra dos consumidores americanos

 

Por Renato Müller

 

Um estudo realizado no mercado americano pela Insider Intelligence mostra que quase 30% dos consumidores fazem compras online de supermercado mais de uma vez por mês – e esse percentual vem crescendo, afetando significativamente as vendas de alimentos online e nas lojas físicas.

 

Segundo o estudo, mesmo os clientes que compram online com mais frequência continuam usando as lojas físicas em paralelo ao digital. A grande diferença é que eles passam a deixar de comprar determinadas categorias nas lojas, o que, em larga escala, pode alterar os estoques dos PDVs, a logística e os processos de compra de produtos.

 

O que parece claro é que as lojas físicas continuarão sendo muito demandadas para a compra de produtos perecíveis. Segundo a Insider Intelligence, mais de 80% dos clientes digitais compraram leite, ovos ou queijo em lojas físicas, enquanto apenas 53,6% compraram esses itens pela internet. Já em categorias de não perecíveis, há um equilíbrio muito maior: em snacks, por exemplo, 68,3% compraram online e 67% também compraram nas lojas físicas. Segundo o levantamento, os clientes frequentes no digital têm menos propensão a comprar itens como comida congelada, padaria, snacks, limpeza e higiene pessoal nas lojas físicas.

 

Redação SuperHiper 


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