84% dos brasileiros confiam na inteligência artificial

Leia em 2min 10s

Apesar disso, eles expressam medo e preocupação com o avanço da ferramenta, diz KPMG

 

 

Um estudo da KPMG apontou que a maioria dos brasileiros entrevistados (84%) disse que a inteligência artificial é confiável e apenas 5% discordaram. Além disso, 56% deles estão dispostos a confiar nessa ferramenta, o que representa o terceiro maior nível de confiança em relação à média global. Por outro lado, 19% dos entrevistados disseram estar relutantes sobre o uso desse recurso. O estudo global ouviu 17 mil pessoas de 17 países, sendo mil no Brasil.

 

“A inteligência artificial se tornou onipresente na vida cotidiana e no trabalho. Em um processo de inovação rápido, está transformando a maneira como o trabalho é feito e como os serviços são prestados. Nas organizações, esses recursos permitem melhorar as previsões, otimizar produtos e serviços, aumentar a inovação, estimular a produtividade e a eficiência e reduzir custos, entre outras aplicações benéficas. Dados os muitos benefícios potenciais que essas soluções podem proporcionar, o investimento nessa ferramenta continua a crescer em todos os setores”, disse o sócio-líder de análise de dados da KPMG no Brasil, Ricardo Santana.

 

Boas expectativas, medo e riscos

 

Quase todos os brasileiros têm expectativas boas ou moderadas em relação aos benefícios que a tecnologia poderá proporcionar: esse otimismo é expresso por 93% dos entrevistados. Ademais, embora 77% deles já tenham ouvido falar em IA, o país ocupa a 12ª posição no ranking. Os brasileiros também expressam emoções positivas em relação à IA: menos da metade expressou medo (49%) ou preocupação (47%) com o avanço da IA.

 

Enquanto a maioria dos brasileiros espera que a IA produza benefícios, 82% deles se preocupam com os riscos do uso da tecnologia. Eles estão atentos, principalmente, às questões de segurança cibernética (66%), manipulação ou uso prejudicial (63%) e perda de emprego devido à automação (57%). Também nesse tópico — a percepção do risco relacionado ao uso de IA –, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global, sendo superado pela África do Sul e pela Coreia do Sul.

 

“Apesar de terem atitudes predominantemente positivas, os brasileiros não estão cegos para os riscos da IA. Tanto que ocupam o terceiro lugar nos indicadores de preocupação relacionados a uma série de riscos. A maioria também acredita que o impacto social da IA é incerto”, acrescentou o sócio-líder de tecnologia, transformação digital e inovação da KPMG no Brasil e na América do Sul, Frank Meylan.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

64% dos varejistas querem investir mais em transformação digital

Principais áreas de foco dos investimentos são vendas online (88%), omnicanalidade (80%) e experiênc...

Veja mais
7 estratégias para um supermercado omnichannel

Abraçar a omnicanalidade, tornar a loja física protagonista e se atentar às demandas das novas gera...

Veja mais
Rapidez na entrega é o principal desafio do e-commerce

O setor deve crescer 20% ao ano até 2026, aumentando a expectativa dos clientes por entregas quase imediatas &nb...

Veja mais
Metaverso: investidores estão otimistas, diz KPMG

Mais de 60% dos entrevistados pretendem aumentar os investimentos na tecnologia nos próximos cinco anos   ...

Veja mais
3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados

Da descrição de produtos ao controle de estoque, o uso de Inteligência Artificial ganha espaç...

Veja mais
Varejo digital muda padrões de fidelidade aos supermercados

Consumidores estão menos dispostos a ser fiéis às marcas, o que impulsiona corrida das marcas pela ...

Veja mais
E o tal Chat GPT?

Muito falada atualmente, a solução está chamando a atenção do varejo     ...

Veja mais
6 tendências de transformação digital para 2023

A inteligência artificial veio para ficar, assim como o trabalho híbrido; nesse cenário, o melhor us...

Veja mais
Pesquisa mostra como a IA impacta o dia a dia dos brasileiros

Presente no cotidiano, a ferramenta causa temor em 78% dos entrevistados, que acreditam a IA vai substituir humanos nos ...

Veja mais