Metaverso: investidores estão otimistas, diz KPMG

Leia em 2min 10s

Mais de 60% dos entrevistados pretendem aumentar os investimentos na tecnologia nos próximos cinco anos

 

O estudo “KPMG metaverse investor perspectives” revelou que as perspectivas dos investidores em relação ao metaverso são positivas, com a maioria deles (63%) dispostos a aumentar os investimentos nessa tecnologia nos próximos cinco anos. Além disso, mais de 90% deles preveem que o metaverso será a próxima fase da internet e vislumbram um futuro em que esse recurso será cada vez mais utilizado para reuniões de trabalho, treinamentos e experiências de aprendizado.

 

O conteúdo destacou ainda que metade (53%) deles estão dispostos a direcionar mais investimentos para o metaverso do que para qualquer outra tecnologia, como criptoativos (44%), Nuvem (43%), Inteligência Artificial (42%), mídias sociais (41%), e Internet das Coisas (40%). Os respondentes também se mantêm muito bem informados sobre o tema, com 69% acessando regularmente notícias, estudos e outras fontes de informações sobre o metaverso.

 

O estudo da KPMG tratou ainda do metaverso como oportunidade de negócio e investimento, com 22% dos respondentes indicando que o assunto muitas vezes aparece relacionado a tópicos como Realidade Virtual (VR) e Inteligência Artificial (IA). Para metade deles, um único investimento no metaverso vai de US$ 1 milhão a US$ 9,9 milhões. Eles acreditam que esses montantes vão crescer ainda mais e quase um terço deles têm investimentos médios de US$ 10 milhões a US$ 50 milhões. Outro dado é que 36% temem perder oportunidades caso não invistam ou façam investimentos modestos demais em tecnologias de metaverso. Ainda assim, a maioria (70%) deles se preocupam com fatores como a regulamentação do setor, políticas de privacidade e ampla adoção desse recurso.

 

“É interessante que esse otimismo se mantenha independentemente do cenário macroeconômico e do lento engajamento do consumidor, que ainda não frequenta o metaverso de uma forma abrangente. Os investidores avaliam que isso tende a mudar, por isso se antecipam e apostam nessa tecnologia”, afirma Thammy Marcato, sócia-diretora de Inovação e Transformação da KPMG no Brasil e cofundadora da KPMG e Distrito Leap.

 

Em relação às regulamentações mais rígidas e seus potenciais impactos sobre a confiança dos investidores, apenas um quinto dos respondentes afirmou que a existência de regulamentações mais rígidas não influencia sua confiança. Ainda, os investidores estão atentos à necessidade de haver melhor interoperabilidade entre as plataformas do metaverso, à importância de uma adoção mais ampla para fins profissionais, e à disponibilização de hardwares mais acessíveis.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rapidez na entrega é o principal desafio do e-commerce

O setor deve crescer 20% ao ano até 2026, aumentando a expectativa dos clientes por entregas quase imediatas &nb...

Veja mais
3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados

Da descrição de produtos ao controle de estoque, o uso de Inteligência Artificial ganha espaç...

Veja mais
Varejo digital muda padrões de fidelidade aos supermercados

Consumidores estão menos dispostos a ser fiéis às marcas, o que impulsiona corrida das marcas pela ...

Veja mais
E o tal Chat GPT?

Muito falada atualmente, a solução está chamando a atenção do varejo     ...

Veja mais
6 tendências de transformação digital para 2023

A inteligência artificial veio para ficar, assim como o trabalho híbrido; nesse cenário, o melhor us...

Veja mais
Pesquisa mostra como a IA impacta o dia a dia dos brasileiros

Presente no cotidiano, a ferramenta causa temor em 78% dos entrevistados, que acreditam a IA vai substituir humanos nos ...

Veja mais
Varejo hiperfísico: saiba o que é esta tendência que vai nortear o setor

Após o fim da pandemia chegou a vez das lojas físicas se tornarem verdadeiros hubs de conexão entre...

Veja mais
Supermercados ampliam opções de meios de pagamento

Carteiras digitais e pagamentos sem contato ganham espaço entre as alternativas usadas pelos consumidores america...

Veja mais
Supermercado figital: deixe o app mais atrativo para os clientes

Além dos descontos e cupons do primeiro acesso, é necessário ter ações direcionadas p...

Veja mais