3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados

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Da descrição de produtos ao controle de estoque, o uso de Inteligência Artificial ganha espaço no varejo

 

Por Renato Müller

 

 

O ChatGPT vem mostrando para empresas de todo o varejo que o potencial para o uso da Inteligência Artificial é muito maior do que se imaginava antes. A expectativa é que ferramentas conversacionais como o ChatGPT transformem todo tipo de atividade baseada em processos claros e fórmulas estabelecidas. De maneira geral, quanto mais padronizada a ação, maior sua capacidade de ser otimizada pelo uso da Inteligência Artificial.

 

Para os supermercados, o uso de ChatGPT pode trazer grandes ganhos em várias áreas, mas três se destacam de forma especial, na opinião da consultoria Insider Intelligence. Confira:

 

Redação da descrição de produtos

 

O ChatGPT é uma ferramenta útil quando se trabalha com uma base de dados definida – e um bom exemplo disso é o estoque da loja. As áreas de marketing podem usar as informações dos produtos (trazidas pelos fornecedores) para alimentar o sistema de Inteligência Artificial e acelerar a criação de descrição de produtos para o e-commerce e para campanhas de marketing.

 

Essa capacidade também pode ser um grande auxílio no momento de integrar o e-commerce do supermercado a marketplaces, acelerando o tempo de upload das descrições dos produtos e diminuindo erros. Por mais que a intervenção humana continue sendo necessária para garantir que o tom de voz da marca esteja sendo seguido, a Inteligência Artificial tem uma contribuição a dar.

 

Atendimento ao cliente

 

A OpenAI, criadora do ChatGPT, já anunciou parcerias com marcas como Instacart, Klarna e OpenTable para desenvolver novos usos da tecnologia no varejo. Uma aplicação quase óbvia é o uso do ChatGPT na criação de assistentes para o atendimento aos clientes: a ferramenta pode eliminar o ar robotizado dos chatbots atuais e fazer sugestões contextualizadas de receitas e produtos complementares, de acordo com o histórico de compras e informações nutricionais ou dietas dos clientes.

 

Gestão de estoques

 

A partir de integrações com outras plataformas, o ChatGPT pode analisar os sistemas PDV, os pedidos online e as soluções logísticas para estimar a demanda futura de produtos. com isso, aumenta a capacidade de realizar uma correta gestão dos estoques e oferecer recomendações mais precisas de reposição dos produtos.

 

Redação SuperHiper 


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